Planeamento

Aulas

Apresentação da unidade curricular

Objectivos. Conteúdos programáticos. Modelo de aulas. Sistema de avaliação. Apresentação da bibliografia. 


Introdução: Questões epistemológicas prévias para a aquisição dos conceitos centrais da terminologia sociológica.

Os principais obstáculos a ultrapassar para a aprendizagem da sociologia: a proximidade entre objecto e sujeito da observação científica. O senso comum. A ideologia. O etnocentrismo. Exemplos de discursos não científicos sobre a realidade social. A ideia de "imaginação sociológica" da autoria de C.W. Mills. 


Introdução: Definições possíveis de sociologia.

O que é a sociologia. Discussão em torno das múltiplas definições possíveis de sociologia. A questão da visibilidade social e da familiaridade social das várias ciências. O surgimento da sociologia em Portugal. As definições em função do objecto, do método e da perspectiva teórica.


Introdução: As condições históricas do surgimento da sociologia: a transição das sociedades tradicionais para as sociedades modernas.

A centralidade do conhecimento científico e da tecnologia nos processos de modernização. A abordagem das sociedades modernas por oposição às sociedades tradicionais nos clássicos da sociologia: Tönnies, Durkheim e Weber. Modernização, industrialização e urbanização das sociedades. O que caracteriza os ideal-tipo de tradição e modernidade.


Introdução: Exercício prático sobre tradição e modernidade.

Importância da cultura nos processos de modernização. Características contrastantes e ideal-típicas da cultura rural e da cultura urbana, de tradição e modernidade e problematização dessas dicotomias no contexto das sociedades contemporâneas.


Cultura e Sociedade: Definição do conceito sociológico de cultura.

Definição do conceito sociológico de cultura. A sua aplicação à análise do processo de evolução do Homem e do processo de socialização dos indivíduos, como aprendizagem e transmissão cultural. A cultura de uma sociedade e a pluralidade de culturas que a integram. Cultura, sub-culturas e contra-cultura. A centralidade da cultura nos processos de modernização das sociedades. Cultura, liberdade individual, tradição e modernidade. Os choques culturais e civilizacionais na radicalização da modernidade na actual fase da globalização. Relativismo cultural e universalismo de direitos humanos. O conceito de cultura na formação da noção de etnocentrismo como obstáculo cultural à análise sociológica.


Cultura e Sociedade: Definição do conceito sociológico de cultura

Exercício prático sobre o conceito sociológico de cultura.


Cultura e Sociedade: Definição do conceito sociológico de cultura

Conclusão do exercício prático sobre o conceito sociológico de cultura.


A Socialização: Processo de transmissão cultural e estruturação da personalidade social do indivíduo. Exercício prático.

Os dois tipos de socialização: a socialização primária e a socialização secundária. As diversas fases da socialização e da estruturação da personalidade social do individuo. Factores e agentes da socialização. A crítica do conceito de socialização: da perspectiva funcionalista ao argumento interacionista da socialização como processo bidireccional. Novos agentes de socialização. Questionamento dos agentes tradicionais da socialização e da ideia de ciclo de vida, à luz das mudanças sociais em curso.


A Socialização: Conclusão do exercício prático.

Conclusão do exercício sobre os processos de socialização e as mudanças sociais em curso com influência nesses processos.


A Interacção Social

Exercício prático sobre o conceito de interacção social.


A interacção social

Conclusão do exercício prático sobre interacção social.



O desvio social

Normas, usos, costumes e desvio social. A socialização, o controlo social e o desvio. A explicação biológica, a explicação psicológica e as diversas teorias sociológicas do desvio. O desvio em Durkheim e em Merton. A Escola de Chicago e os estudos das subculturas desviantes. As teorias interaccionistas da rotulagem e do estigma. Os casos mais estudados de desvio: a delinquência juvenil, a doença mental e as instituições totalitárias. Exercício prático.


O desvio social

Conclusão do exercício prático sobre o conceito de desvio social.



Ficha de leitura analítica

Elaboração da ficha de leitura analítica para avaliação.


Ficha de leitura

Conclusão da elaboração da ficha de leitura analítica para avaliação.


Estrutura e acção: formas de estruturação das sociedades

Formas de estruturação das sociedades. Agregados, categorias sociais, classes, estratos, grupos e organizações. A conceptualização dos grupos sociais. Exercício prático.



Estrutura e acção: formas de estruturação das sociedades (continuação)

Conclusão do exercício prático sobre gupos sociais.



Estrutura e acção: A centralidade dos conceitos de estrutura e acção na sociologia

A centralidade dos conceitos de estrutura e acção na sociologia. As várias acepções do conceito de estrutura social. Teorias e conceitos de mediação entre estrutura e acção. Exercício prático.



Estrutura e acção: A centralidade dos conceitos de estrutura e acção na sociologia

Conclusão do exercício prático sobre o conceito de estrutura social e teorias de mediação entre estrutura e acção.



Revisão das matérias leccionadas

Revisão das matérias leccionadas ao longo do semestre.


Revisão das matérias leccionadas (conclusão)

Revisão das matérias leccionadas ao longo do semestre (conclusão).


Preparação para o exercício escrito final

Preparação do exercício escrito final de avaliação.



Preparação para o exercício escrito final

Conclusão da preparação do exercício escrito final de avaliação.