Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular Objeto e Método da Sociologia tem como objetivo principal fornecer aos/às estudantes os fundamentos e os procedimentos da sociologia como disciplina científica familiarizando-os com a linguagem e a perspectiva sociológica. Pretende-se que os/as estudantes se familiarizem com a sociologia através de um conjunto de aulas teórico-práticas, enfatizando a reflexão com base em exemplos e ilustrações e a participação dos/as estudantes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Visa-se que os/as estudantes: OA1. Conheçam e compreendam os modos de construir o conhecimento científico, bem como as suas estratégias e metodologias. OA2. Conheçam e compreendam as especificidades das ciências sociais, e em particular da sociologia, nos seus modos próprios de conhecer a realidade social. OA3. Compreendam de forma genérica e introdutória as principais estratégias metodológicas e instrumentos técnicos da sociologia. OA4. Conheçam investigações sobre os mais variados aspetos da realidade social, refletindo sobre formas concretas de usar a metodologia científica e respetivos resultados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
0. Introdução: programa e bibliografia, ensino-aprendizagem e avaliação I. Objecto da Sociologia 01. Definição preliminar do objecto da sociologia 02. Determinação social do senso-comum 03. Ciência e ruptura epistemológica 04. Obstáculos epistemológicos 05. Estrutura e acção 06. Problemas sociais e problemas sociológicos 07. Especificidade da sociologia II. Método da Sociologia 08. Objecto de investigação 09. Estratégias de conhecimento 10. Perspectivas metodológicas 11. Etapas de investigação 12. Métodos e técnicas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As duas principais partes do programa (pontos 1 e 2, após o ponto zero de introdução geral) tratam, respetivamente, do objeto e do método da sociologia. Na primeira parte familiariza-se os/as estudantes com a especificidade do objeto da sociologia, numa perspetiva comparada com outras ciências sociais (OA2), e apresentam-se as principais dificuldades epistemológicas da explicação sociológica. Na segunda parte expõe-se as estratégias metodológicas e as técnicas que permitem a investigação e explicação sociológica dos fenómenos sociais (OA3). Os OA1 e 4 são transversais aos conteúdos programáticos.
Avaliação / Assessment
Os alunos e alunas podem obter aproveitamento em Época Normal de Avaliação (1ª Época) através de uma de duas modalidades: Avaliação durante o período lectivo ou Exame Final. A opção pela modalidade de avaliação final por Exame Final (1ª Época) implica que os alunos e alunas avisem o respectivo docente, como também que não cheguem a realizar qualquer momento de avaliação durante o período lectivo. Tendo o aluno ou aluna feito qualquer exercício de avaliação durante o período lectivo, independentemente da nota (positiva ou negativa), considera-se que está em processo de avaliação durante o período lectivo em 1ª Época. Os alunos e alunas que optem por exame final podem assistir e participar nas aulas. A Avaliação durante o período lectivo implica as seguintes modalidades de trabalho e respetivas ponderações na classificação final: 1. Assiduidade (5%): cada estudante deve assistir obrigatoriamente, pelo menos, a 16 aulas. Uma dessas aulas deve necessariamente ser a última aula calendarizada. 2. Participação (5%): a. Apresentação individual (opcional): Cinco minutos de sociologia quotidiana Apresentação individual em aula pelo estudante de um elemento (notícia, vídeo, etc.) suscitador de indagação e perplexidade sociológica. Será proposta aos alunos uma calendarização para inscrição. b. Intervenção nas aulas (opcional). 3. Exercício obrigatório em aula 1 (25%). 4. Exercício obrigatório em aula 2 (30%). 5. Exercício obrigatório em aula 3 (35%). A natureza dos exercícios obrigatórios será oportunamente indicada pelos docentes e poderá variar entre turmas. A não realização de qualquer elemento de avaliação obrigatório implica imediatamente a reprovação em avaliação durante o período lectivo e em 1ª Época (impedindo assim a realização do Exame Final de 1ª Época). Aconselha-se vivamente os alunos e alunas a optarem por avaliação durante o período lectivo. O Exame Final de 1ª Época (bem como nas restantes épocas de avaliação), sem consulta, abarca todo o programa da unidade curricular e terá um grau de dificuldade equivalente a todo o processo de avaliação durante o período lectivo. Em caso de insucesso na 1ª Época, existe ainda a possibilidade de recorrer ao exame em Época de Recurso (vulgo 2ª Época). Igualmente, os alunos e alunas que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à Época Especial de Avaliação. Os estudantes devem consultar assiduamente o documento geral de Calendarização das suas respectivas turmas, facultado pelo respectivo docente. De notar que as datas de realização dos momentos de avaliação, bem como os elementos na sua base (enunciados, textos, etc.) poderão variar entre turmas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para concretizar os objetivos desta unidade curricular, desenvolvem-se processos de ensino-aprendizagem com recurso a aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho dos/as estudantes, individual e em grupo. Nas aulas teórico-práticas o/a docente expõe a matéria, interpela os/as estudantes e esclarece dúvidas. As orientações tutoriais destinam-se a apoiar e esclarecer os/as estudantes em relação aos trabalhos individuais e de grupo. Com esta estrutura do processo de ensino-aprendizagem visa-se alcançar quatro objetivos pedagógicos: 1. expor aos/às estudantes o objeto e método da sociologia; 2. treinar as competências analíticas dos/as estudantes; 3. desenvolver competências de análise e interpretação de textos, do ponto de vista do(s)/a(s) autor(es)/as) e das problemáticas científicas e sociológicas tratadas; 4. incentivar o trabalho em grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino adotadas articulam-se, de forma dinâmica e inter-relacionada, com os quatro OA.
Observações / Observations
O apoio tutorial deve ser previamente agendado com o/a docente. O Fénix deve ser entendida pelos alunos APENAS como uma plataforma administrativa. As informações substantivas sobre a unidade curricular (programa detalhado, calendarização das aulas e momentos de avaliação, instruções de avaliação, bibliografia de trabalhos, etc.) serão transmitidas a cada turma pelo respectivo docente através de outras plataformas, nomeadamente as de ensino electrónico.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
ALMEIDA, João Ferreira de (coord.) et al., Introdução à Sociologia, 1995, S.112 Int, COSTA, António Firmino da, Sociologia, 2001, S.111 COS*Soc, QUIVY, Raymond & LucVan CHAMPENHOUD, Manual de Investigação em Ciências Sociais, 2003, S.112 QUI*Man,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
TEXTO 1: COSTA, António Firmino da (2001), “Sociologia: Perguntas e Respostas”, Sociologia, Lisboa: Difusão Cultural (3ª ed.), 13-28. TEXTO 2: ALMEIDA, João Ferreira de (coord.) et al. (1995), “Ciências Sociais e Sociologia”, Introdução à Sociologia, Lisboa: Univ. Aberta, 13-33. TEXTO 3: JAVEAU, Claude (1998), “Génese e Objecto da Sociologia”, Lições de Sociologia, Oeiras: Celta, 1-13. TEXTO 4: ELIAS, Norbert (2005), “Introdução”, Introdução à Sociologia, Lisboa: Edições 70, 13-34. TEXTO 5: PINTO, José Madureira (1994), “A produção de conhecimentos científicos: uma perspectiva global”, Proposta para o Ensino das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento, 59-76. TEXTO 6: SILVA, Augusto Santos & José Madureira PINTO (1986), “Uma visão global sobre as Ciências Sociais”, in A.S. Silva & J.M. Pinto (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento, 9-27. TEXTO 7: SILVA, Augusto Santos (1986), “A ruptura com o senso comum nas ciências sociais”, in A.S. Silva & J.M. Pinto (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento, 29-53. TEXTO 8: COSTA, António Firmino da (1998), “Classificações Sociais”, Leituras: Revista da Biblioteca Nacional, 3 (2): 65-75. TEXTO 9: LENOIR, Rémi (1996), “Objeto sociológico e problema social”, in Patrick Champagne et al., Iniciação à Prática Sociológica, Petrópolis: Vozes, 59-106. TEXTO 10: QUIVY, Raymond & LucVan CHAMPENHOUD (2003), “Objectivos e Procedimento”, Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva, 15-28. TEXTO 11: ALMEIDA, João Ferreira de (coord.) et al. (1995), “O Trabalho da Sociologia”, Introdução à Sociologia, Lisboa: Univ. Aberta, 193-222. TEXTO 12: PINTO, José Madureira (1994), “Da teoria à observação empírica em ciências sociais: principais problemas”, Proposta para o Ensino das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento, 77-104.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-11