Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5410
Acrónimo :
L5410
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Objeto e Método da Sociologia tem como objetivo principal fornecer aos/às estudantes os fundamentos e os procedimentos da sociologia como disciplina científica familiarizando-os com a linguagem e a perspectiva sociológica. Pretende-se que os/as estudantes se familiarizem com a sociologia através de um conjunto de aulas teórico-práticas, enfatizando a reflexão com base em exemplos e ilustrações e a participação dos/as estudantes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Visa-se que os/as estudantes: OA1. Conheçam e compreendam os modos de construir o conhecimento científico, bem como as suas estratégias e metodologias. OA2. Conheçam e compreendam as especificidades das ciências sociais, e em particular da sociologia, nos seus modos próprios de conhecer a realidade social. OA3. Compreendam de forma genérica e introdutória as principais estratégias metodológicas e instrumentos técnicos da sociologia. OA4. Conheçam investigações sobre os mais variados aspetos da realidade social, refletindo sobre formas concretas de usar a metodologia científica e respetivos resultados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


0. Introdução: programa e bibliografia, ensino-aprendizagem e avaliação I. Objecto da Sociologia 01. Definição preliminar do objecto da sociologia 02. Determinação social do senso-comum 03. Ciência e ruptura epistemológica 04. Obstáculos epistemológicos 05. Estrutura e acção 06. Problemas sociais e problemas sociológicos 07. Especificidade da sociologia II. Método da Sociologia 08. Objecto de investigação 09. Estratégias de conhecimento 10. Perspectivas metodológicas 11. Etapas de investigação 12. Métodos e técnicas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As duas principais partes do programa (pontos 1 e 2, após o ponto zero de introdução geral) tratam, respetivamente, do objeto e do método da sociologia. Na primeira parte familiariza-se os/as estudantes com a especificidade do objeto da sociologia, numa perspetiva comparada com outras ciências sociais (OA2), e apresentam-se as principais dificuldades epistemológicas da explicação sociológica. Na segunda parte expõe-se as estratégias metodológicas e as técnicas que permitem a investigação e explicação sociológica dos fenómenos sociais (OA3). Os OA1 e 4 são transversais aos conteúdos programáticos.

Avaliação / Assessment


Os alunos e alunas podem obter aproveitamento em Época Normal de Avaliação (vulgo 1ª Época) através de uma de duas modalidades: Avaliação Contínua ou Exame Final. A opção pela modalidade de avaliação final por exame escrito (1ª época) implica que os alunos e alunas avisem o respectivo docente, como também que não cheguem a realizar qualquer momento de avaliação durante o período lectivo. Tendo o aluno ou aluna feito qualquer exercício de avaliação durante o período lectivo, independentemente da nota (positiva ou negativa), considera-se que está em processo de avaliação contínua em 1ª época. Os alunos e alunas que optem por exame final podem assistir e participar nas aulas. A avaliação contínua implica as seguintes modalidades de trabalho e respetivas ponderações na classificação final: 1. Assiduidade (5%): cada estudante deve assistir obrigatoriamente, pelo menos, a 16 aulas. 2. Participação (5%): a. Apresentação individual (opcional). b. Intervenção nas aulas (opcional). 3. Trabalho de grupo e apresentação na aula (30%) - obrigatório. 4. Exercício obrigatório em aula 1 (25%). 5. Exercício obrigatório em aula 2 (35%). A não realização de qualquer elemento de avaliação obrigatório implica imediatamente a reprovação em avaliação contínua e em 1ª Época. Aconselha-se vivamente os alunos e alunas a optarem por avaliação contínua. O exame final de 1ª época, sem consulta, abarca todo o programa da unidade curricular e terá um grau de dificuldade equivalente a todo o processo de avaliação contínua. Em caso de insucesso na 1ª época, existe ainda a possibilidade de recorrer ao exame em Época de Recurso (vulgo 2ª Época). Igualmente, os alunos e alunas que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à Época Especial de Avaliação. Os estudantes devem consultar o documento Instruções da Avaliação, facultado pela equipa docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para concretizar os objetivos desta unidade curricular, desenvolvem-se processos de ensino-aprendizagem com recurso a aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho dos/as estudantes, individual e em grupo. Nas aulas teórico-práticas o/a docente expõe a matéria, interpela os/as estudantes e esclarece dúvidas. As orientações tutoriais destinam-se a apoiar e esclarecer os/as estudantes em relação aos trabalhos individuais e de grupo. Com esta estrutura do processo de ensino-aprendizagem visa-se alcançar quatro objetivos pedagógicos: 1. expor aos/às estudantes o objeto e método da sociologia; 2. treinar as competências analíticas dos/as estudantes; 3. desenvolver competências de análise e interpretação de textos, do ponto de vista do(s)/a(s) autor(es)/as) e das problemáticas científicas e sociológicas tratadas; 4. incentivar o trabalho em grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adotadas articulam-se, de forma dinâmica e inter-relacionada, com os quatro OA.

Observações / Observations


O apoio tutorial deve ser previamente agendado com o/a docente. O Fénix deve ser entendida pelos alunos APENAS como uma plataforma administrativa. As informações substantivas sobre a unidade curricular (programa detalhado, calendarização das aulas e momentos de avaliação, instruções de avaliação, bibliografia de trabalhos, etc.) serão transmitidas a cada turma pelo respectivo docente através de outras plataformas, nomeadamente as de ensino electrónico.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ALMEIDA, João Ferreira de (coord.) et al., Introdução à Sociologia, 1995, S.112 Int, COSTA, António Firmino da, Sociologia, 2001, S.111 COS*Soc, QUIVY, Raymond & LucVan CHAMPENHOUD, Manual de Investigação em Ciências Sociais, 2003, S.112 QUI*Man,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16