Métodos de Ensino e Avaliações
Para concretizar os objetivos desta unidade curricular, desenvolvem-se processos de ensino-aprendizagem com recurso a aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho dos/as estudantes, individual e em grupo. Nas aulas teórico-práticas o/a docente expõe a matéria, interpela os/as estudantes e esclarece dúvidas. As orientações tutoriais destinam-se a apoiar e esclarecer os/as estudantes em relação aos trabalhos individuais e de grupo. Com esta estrutura do processo de ensino-aprendizagem visa-se alcançar quatro objetivos pedagógicos: 1. expor aos/às estudantes o objeto e método da sociologia; 2. treinar as competências analíticas dos/as estudantes; 3. desenvolver competências de análise e interpretação de textos, do ponto de vista do(s)/a(s) autor(es)/as) e das problemáticas científicas e sociológicas tratadas; 4. incentivar o trabalho em grupo. | A avaliação contínua implica por parte dos/as estudantes as seguintes modalidades de trabalho e respetivas ponderações na classificação final: ? a assiduidade (cada estudante deve assistir a, pelo menos, 2/3 das aulas, o que corresponde a 16 aulas) e participação nas aulas (10%); ? a realização de duas fichas de leitura individuais durante o período letivo, fora do horário das aulas (15% cada ficha); ? a realização de um trabalho de grupo sobre, pelo menos, 3 conceitos (20%); ? a realização de um trabalho escrito final individual (40%). A não realização de qualquer elemento de avaliação implica imediatamente a reprovação do/a estudante em avaliação contínua, o/a qual poderá realizar o exame da Época de Recurso (vulgo, 2ª Época) ou da Época Especial (para os alunos a tal habilitados).