Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5411
Acrónimo :
L5411
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem aplicação

Objetivos Gerais / Objectives


Introdução ao estudo das principais teorias sociológicas clássicas organizado em torno de quatro questões fundamentais: o que é a sociologia; o que é a sociedade; como a sociologia estuda a sociedade; o que é a modernidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais teorias, correntes e autores da sociologia clássica. (b) Aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito daquelas teorias.(c) Aquisição de competências básicas de discussão comparada daqueles conceitos e enunciados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: 1.1. A emergência do pensamento sociológico 1.2. Os fundadores: Comte e Spencer 2. Émile Durkheim 2.1 As regras do método sociológico 2.2 Divisão do trabalho e formas de solidariedade 2.3 O estudo sobre o suicídio 3. Karl Marx e Friedrich Engels 3.1 O materialismo dialético 3.2 O materialismo histórico 3. 3 Classes, estado e ideologia 3.4 Origens e desenvolvimento do capitalismo 4. Max Weber 4.1 A sociologia compreensiva 4.2 A sociedade como sistemas de poder:dominação estratificação 4.3 Ética protestante e capitalismo 5. Georg Simmel 5.1 O estudo das formas sociais 5.2 Individualização, conflito e troca como formas sociais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As duas partes principais do programa cobrem as principais teorias, correntes e autores da sociologia clássica. Em cada parte, os conteúdos programáticos incidem sobre os conceitos e enunciados explicativos constitutivos daquelas teorias e correntes, não sobre o conjunto da obra de cada autor.

Avaliação / Assessment


O estudo individual da bibliografia de trabalho especificada para cada tópico é orientado e apoiado pela frequência das aulas. Os/As estudantes podem obter aproveitamento em época normal/1ª época de avaliação através de uma de duas modalidades: avaliação periódica ou avaliação final. Avaliação periódica, constituída pelos seguintes elementos: 1. Trabalho de grupo (40%) 4 apresentações orais sobre cada um dos autores com base na bibliografia, 2. Dois testes escritos com consulta dos textos da bibliografia principal, cada um sobre dois dos autores constantes do programa (60%). Os testes serão realizados em datas a definir no Conselho de Ano. A não realização de qualquer um dos elementos da avaliação periódica traduz-se imediatamente em reprovação em avaliação periódica e em avaliação por exame final na época normal/1ª época. Avaliação final O não cumprimento de um dos elementos da avaliação periódica, ou o insucesso nesta avaliação, remete o/a estudante para avaliação por exame final (época de recurso/2ª época) sobre a totalidade da matéria. O exame final é efetuado sem consulta de textos.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino são de cariz teórico-prático, articulando as perspetivas sociológicas entre si e promovendo a reflexão sobre as leituras contemporâneas à luz dos autores clássicas. São constituídas por sessões de exposição e debate e de apresentação e debate de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. As aulas apresentam os modos de articulação dos conceitos e enunciados explicativos estudados. As sessões de revisão e discussão permitem treinar a utilização analítica dos conhecimentos adquiridos.

Observações / Observations


O apoio tutorial deve ser previamente agendado com a/o docente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Weber, M. ([1904 e 1917] 1979). Sobre a Teoria das Ciências Sociais. Lisboa: Presença.** * Para a abordagem das temáticas do autor contempladas nesta obra, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23). **Para a abordagem das temáticas do autor, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23) da obra Cruz, Manuel B. da (org.) (1989). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., * Para a abordagem das temáticas do autor contempladas nesta obra, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23). **Para a abordagem das temáticas do autor, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23) da obra Cruz, Manuel B. da (org.) (1989). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2023, * Para a abordagem das temáticas do autor contempladas nesta obra, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23). **Para a abordagem das temáticas do autor, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23) da obra Cruz, Manuel B. da (org.) (1989). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., Textos retirados de: Durkheim, E. ([1893] 1977). A Divisão do Trabalho Social. 2 vols. Lisboa: Presença. Durkheim, E. ([1895] 1980). As Regras do Método Sociológico. Lisboa: Presença. Durkheim, E. ([1897] 1977). O Suicídio. Lisboa: Presença. Giddens, A. ([1971] 1994). Capitalismo e Moderna Teoria Social. Uma Análise das Obras de Marx, Durkheim e Max Weber. Lisboa: Presença. Marx, K., e Friedrich E. (1980-1985). Obras Escolhidas. 3 vols. Lisboa: Edições Avante [https://www.marxists.org/portugues/marx/escolhidas/] Simmel, G. ([1908] 2021). Sociologia. Estudo sobre as formas de sociação. Porto Alegre: Editora Fundação Fenix.* Weber, M. ([1905] 1982). A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Lisboa: Presença.** Weber, M. ([1922] 1984). Economia y Sociedad. México: Fondo de Cultura Económica.**

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Manuais, antologias e obras de referência Aron, R. ([1967] 2010). As Etapas do Pensamento Sociológico. 9.ª ed. Lisboa: Dom Quixote. Craib, I. (1997). Classical Social Theory. An Introduction to the Thought of Marx, Weber, Durkheim and Simmel. Oxford: Oxford University Press. Cruz, Manuel B. da (org.) (1989). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Nisbet, R. ([1966] 1969). "Las Dos Revoluciones" in Nisbet, R. La Formación del Pensamento Sociológico. Buenos Aires: Ed. Amorrurtu. Turner, Jonathan H. (2013). Theoretical Sociology. 1830 to the Present. Londres: Sage. De e sobre Emile Durkheim (1858-1917) Durkheim, E. ([1912], 2012). As Formas Elementares da Vida Religiosa. Oeiras: Celta. Duvignaud, J. (1984). Durkheim. Lisboa: Edições 70. Silva, A. Santos (1988). Entre a Razão e o Sentido. Durkheim, Weber e a Teoria das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento. Thompson, K. (2002). Emile Durkheim. 2.ª ed. Londres: Routledge. De e sobre Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) Marx, K. ([1867] 1991-1996). O Capital, Livro I. Lisboa: Edições Avante, 3 vols. Engels, F. ([1845] 1975). A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. Lisboa: Presença. Elster, J. (1985). Making Sense of Marx. Cambridge: Cambridge University Press. McLellan, D. ([1972] 1974). O Pensamento de Karl Marx. Uma Introdução. Coimbra: Coimbra Editora. De e sobre Max Weber (1864-1920) Weber, M. ([1917 e 1919] 1979). O Político e o Cientista. Lisboa: Presença. Gerth, H. e Wright Mills, C. (1946, 1982). (orgs). Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar. Swedberg, R. (org.) (2005). The Max Weber Dictionary. Stanford: Stanford University Press. De e sobre Georg Simmel (1858-1918) Simmel, G. (1964). Conflict and the Web of Group Affiliations. Londres: The Free Press. Simmel, G. ([1900] 2011). The Philosophy of Money. Londres: Routledge. Frisby, D. (1984). Georg Simmel. Chichester: Ellis Horwood.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-07