Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5411
Acrónimo :
L5411
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem aplicação

Objetivos Gerais / Objectives


(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais teorias, correntes e autores da sociologia clássica. (b) Aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito daquelas teorias.(c) Aquisição de competências básicas de discussão comparada daqueles conceitos e enunciados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Introdução ao estudo das principais teorias sociológicas clássicas organizado em torno de quatro questões fundamentais: o que é a sociologia; o que é a sociedade; como a sociologia estuda a sociedade; o que é a modernidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: 1.1. A emergência do pensamento sociológico 1.2. Os fundadores: Comte e Spencer 2. Émile Durkheim 2.1 As regras do método sociológico 2.2 Divisão do trabalho e formas de solidariedade 2.3 O estudo sobre o suicídio 3. Karl Marx e Friedrich Engels 3.1 O materialismo dialético 3.2 O materialismo histórico 3. 3 Classes, estado e ideologia 3.4 Origens e desenvolvimento do capitalismo 4. Max Weber 4.1 A sociologia compreensiva 4.2 A sociedade como sistemas de poder:dominação estratificação 4.3 Ética protestante e capitalismo 5. Georg Simmel 5.1 O estudo das formas sociais 5.2 Individualização, conflito e troca como formas sociais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As duas partes principais do programa cobrem as principais teorias, correntes e autores da sociologia clássica. Em cada parte, os conteúdos programáticos incidem sobre os conceitos e enunciados explicativos constitutivos daquelas teorias e correntes, não sobre o conjunto da obra de cada autor.

Avaliação / Assessment


O estudo individual da bibliografia de trabalho especificada para cada tópico é orientado e apoiado pela frequência das aulas. Os/As estudantes podem obter aproveitamento em época normal/1ª época de avaliação através de uma de duas modalidades: avaliação periódica ou avaliação final. Avaliação periódica, constituída pelos seguintes elementos: 1. Trabalho de grupo (50%) 4 apresentações orais sobre cada um dos autores com base na bibliografia, 2. Um teste escrito com consulta dos textos da bibliografia principal (50%). O teste será realizado na data de primeira época do exame final, em data a definir no Conselho de Ano. A não realização de qualquer um dos elementos da avaliação periódica traduz-se imediatamente em reprovação em avaliação periódica e em avaliação por exame final na época normal/1ª época. Avaliação final O não cumprimento de um dos elementos da avaliação periódica, ou o insucesso nesta avaliação, remete o/a estudante para avaliação por exame final (época de recurso/2ª época) sobre a totalidade da matéria. O exame final é efetuado sem consulta de textos.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino são de cariz teórico-prático, articulando as perspetivas sociológicas entre si e promovendo a reflexão sobre as leituras contemporâneas à luz dos autores clássicas. São constituídas por sessões de exposição e debate e de apresentação e debate de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. As aulas apresentam os modos de articulação dos conceitos e enunciados explicativos estudados. As sessões de revisão e discussão permitem treinar a utilização analítica dos conhecimentos adquiridos.

Observações / Observations


O apoio tutorial deve ser previamente agendado com a/o docente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Weber, M. ([1904 e 1917] 1979). Sobre a Teoria das Ciências Sociais. Lisboa: Presença.** * Para a abordagem das temáticas do autor contempladas nesta obra, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23). **Para a abordagem das temáticas do autor, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23) da obra Cruz, Manuel B. da (org.) (1989). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., * Para a abordagem das temáticas do autor contempladas nesta obra, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23). **Para a abordagem das temáticas do autor, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23) da obra Cruz, Manuel B. da (org.) (1989). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2023, * Para a abordagem das temáticas do autor contempladas nesta obra, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23). **Para a abordagem das temáticas do autor, trabalhar sobre os textos selecionados e colocados na plataforma e-learning (moodle23) da obra Cruz, Manuel B. da (org.) (1989). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., Textos retirados de: Durkheim, E. ([1893] 1977). A Divisão do Trabalho Social. 2 vols. Lisboa: Presença. Durkheim, E. ([1895] 1980). As Regras do Método Sociológico. Lisboa: Presença. Durkheim, E. ([1897] 1977). O Suicídio. Lisboa: Presença. Giddens, A. ([1971] 1994). Capitalismo e Moderna Teoria Social. Uma Análise das Obras de Marx, Durkheim e Max Weber. Lisboa: Presença. Marx, K., e Friedrich E. (1980-1985). Obras Escolhidas. 3 vols. Lisboa: Edições Avante [https://www.marxists.org/portugues/marx/escolhidas/] Simmel, G. ([1908] 2021). Sociologia. Estudo sobre as formas de sociação. Porto Alegre: Editora Fundação Fenix.* Weber, M. ([1905] 1982). A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Lisboa: Presença.** Weber, M. ([1922] 1984). Economia y Sociedad. México: Fondo de Cultura Económica.**

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Manuais, antologias e obras de referência Aron, R. ([1967] 2010). As Etapas do Pensamento Sociológico. 9.ª ed. Lisboa: Dom Quixote. Craib, I. (1997). Classical Social Theory. An Introduction to the Thought of Marx, Weber, Durkheim and Simmel. Oxford: Oxford University Press. Cruz, Manuel B. da (org.) (1989). Teorias Sociológicas. Os Fundadores e os Clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Nisbet, R. ([1966] 1969). "Las Dos Revoluciones" in Nisbet, R. La Formación del Pensamento Sociológico. Buenos Aires: Ed. Amorrurtu. Turner, Jonathan H. (2013). Theoretical Sociology. 1830 to the Present. Londres: Sage. De e sobre Emile Durkheim (1858-1917) Durkheim, E. ([1912], 2012). As Formas Elementares da Vida Religiosa. Oeiras: Celta. Duvignaud, J. (1984). Durkheim. Lisboa: Edições 70. Silva, A. Santos (1988). Entre a Razão e o Sentido. Durkheim, Weber e a Teoria das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento. Thompson, K. (2002). Emile Durkheim. 2.ª ed. Londres: Routledge. De e sobre Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) Marx, K. ([1867] 1991-1996). O Capital, Livro I. Lisboa: Edições Avante, 3 vols. Engels, F. ([1845] 1975). A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. Lisboa: Presença. Elster, J. (1985). Making Sense of Marx. Cambridge: Cambridge University Press. McLellan, D. ([1972] 1974). O Pensamento de Karl Marx. Uma Introdução. Coimbra: Coimbra Editora. De e sobre Max Weber (1864-1920) Weber, M. ([1917 e 1919] 1979). O Político e o Cientista. Lisboa: Presença. Gerth, H. e Wright Mills, C. (1946, 1982). (orgs). Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar. Swedberg, R. (org.) (2005). The Max Weber Dictionary. Stanford: Stanford University Press. De e sobre Georg Simmel (1858-1918) Simmel, G. (1964). Conflict and the Web of Group Affiliations. Londres: The Free Press. Simmel, G. ([1900] 2011). The Philosophy of Money. Londres: Routledge. Frisby, D. (1984). Georg Simmel. Chichester: Ellis Horwood.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16