Métodos de Ensino e Avaliações
A UC encontra-se organizada em dois tipos de aulas: aulas de pendor mais teórico e aulas de discussão temática. As primeiras, em número de 19, destinam-se à exposição da matéria constante do programa da UC, fornecendo o docente, em cada uma, o tema a ser desenvolvido e a respectiva bibliografia, podendo ainda haver lugar a tempos de discussão ou de esclarecimento de dúvidas. As aulas de discussão temática, em número de 5, destinam-se à discussão organizada de temas específicos, fornecidos antecipadamente pelo docente e com questões concretas a serem discutidas. Estas aulas envolvem a totalidade dos alunos que, mediante a leitura da bibliografia aconselhada, preparam os conteúdos das questões a serem discutidas. Em cada uma destas aulas, será sorteado um conjunto de alunos que terá a seu cargo a animação da aula, sob acompanhamento e supervisão do docente. Este tipo de aulas serve essencialmente quatro objectivos: 1) envolver a totalidade dos alunos no acompanhamento regular da matéria; 2) treinar competências de organização e exposição oral; 3) estimular a capacidade crítica e reflexiva; 4) dar ao docente indicações sobre o modo como os alunos estão a apreender a matéria exposta nas aulas teóricas. | A avaliação está dividida em Avaliação Periódica e Avaliação não Periódica Avaliação periódica Considera-se que os alunos frequentam a UC em avaliação periódica os alunos que assistam a pelo menos 85% das aulas (20 em 24 aulas) e indiquem, no inicio do semestre, ser esta a modalidade de avaliação pretendida. A avaliação periódica consiste na realização dos seguintes momentos de avaliação: - um teste sobre o ponto 1 do Programa com um peso de 35% na classificação final; - um teste sobre o ponto 2 do Programa com um peso de 45% na classificação final; - participação e prestação nas aulas de discussão temática com um peso de 20% * A classificação final resultará da média ponderada dos três momentos de avaliação, tendo o aluno, para obter aproveitamento na UC, de obter uma classificação de 10 ou mais valores e não ter falhado nenhum dos momentos de avaliação. * As aulas de discussão temática são obrigatórias, tendo os alunos que a elas faltarem 0 valores na classificação deste momento de avaliação. Avaliação não periódica A avaliação não periódica realiza-se através de um exame final sobre a totalidade da matéria. Poderão realizar a UC em regime de avaliação não periódica os alunos que: - se tenham inscrito no inicio do semestre nesta modalidade de avaliação; - não tenham obtido pelo menos 10 valores na avaliação periódica; - ficarem excluídos da avaliação periódica ou por ultrapassarem o nº de faltas permitidas ou por falharem um dos momentos de avaliação ou por faltarem às aulas de discussão temática. Ficam aprovados, nesta modalidade de avaliação, os alunos que tiverem 10 ou mais valores no exame escrito. Os alunos que obtiverem 9 valores nesta prova poderão realizar uma prova oral, ficando aprovados se obtiverem uma média final de 10 valores. Com 8 valores ou menos no exame os alunos ficam reprovados.