Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
A UC de Instituições e Mudança Social tem os objetivos gerais de introduzir a análise sociológica das instituições da modernidade e dar conta das características da era da globalização e de mudanças sociais associadas. Trata-se de uma introdução às principais instituições com as quais a sociologia se preocupa, começando com a reprodução social, nomeadamente a família, a escola, a economia, seguindo com a ordem social e o estado. Destaca-se na análise das instituições as pertenças de classe e as respetivas diferenciações sociais de género, raça e etnia. Aborda também a religião. Pretende-se finalmente examinar como a globalização e a emergência de uma "sociedade em rede" induzem processos de mudança social influenciando as instituições estudadas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem da UC de Instituições e Mudança Social prendem-se com os conteúdos sociológicos substantivos de cada uma das duas partes centrais do programa: Instituições (1ª parte) e Modernidade, Mudança Social e Globalização (2ª parte). Em relação à primeira, trata-se de: OA1: uma introdução às principais instituições com as quais a sociologia se preocupa, No respeitante à segunda parte do programa, trata-se de OA2: definir os processos da globalização na modernidade, em aspectos tão relevantes como risco, desigualdades sociais, população, tecnologia, ambiente e economia.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Introdução 1. Modernidade, instituições e mudança social 2. As diferenciações sociais que atravessam as instituições: Classe, género e origem étnico-racial Parte I- Instituições 1. Família e género 2. Educação e escola e espaços de aprendizagem 3. Economia, trabalho e organizações 4. Estado e o poder político 5. Religião Parte II - Mudança social no mundo contemporâneo 1. A globalização 2. A sociedade em rede 3. Internet, Redes Sociais e Capitalismo de Vigilância
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objectivo geral da UC desdobra-se programaticamente em duas diferentes partes: a primeira tratando das Instituições e Vida Quotidiana, e a segunda da Modernidade, Mudança Social e Globalização. A Introdução incide sobre a definição conceptual do processo de institucionalização. A primeira parte incide substantivamente sobre as diferentes áreas institucionais a analisar. OA1 = I.1, I.2, I.3, I.4, I.5 do programa. Na segunda parte do programa, além da definição mais geral dos processos da globalização, os diferentes pontos permitem tratar de objectivos mais substantivos (risco, desigualdades sociais, economia e tecnologia, crise ambiental). OA2 = II.1, II.2, II.3 do programa.
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua compreende quatro componentes: 1. Uma ficha de leitura analítica, realizada individualmente em sala de aula sobre textos indicados na bibliografia do programa, versando sobre a parte I do programa (25%); 2. Uma apresentação oral, preparada em grupo, sobre um (ou mais) dos tópicos do programa, cuja versão em Powerpoint é revista e entregue a seguir a sua discussão (25%); 3. Um teste escrito individual consistindo de uma parte compreensiva sobre o programa da UC (40%); 4. Assiduidade e participação nas aulas (10%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino baseiam-se em aulas expositivas com ampla participação dos alunos, sobretudo através da promoção do debate. Os alunos são direcionados para a leitura de referências bibliográficas que apoiem a sua aprendizagem. De entre os vários textos escolhidos terão de realizar fichas de leitura. O trabalho em grupo permite um aprofundamento coletivo e autónomo de temas estudados. Os alunos serão examinados sobre as matérias lecionadas através de um teste escrito individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação permitem transmitir os objetivos da UC através da exposição pelos docentes das principais linhas definidoras em relação quer aos processos de institucionalização e às principais instituições das sociedades modernas (com ênfase na situação portuguesa), quer em relação à caracterização da modernidade e das lógicas da globalização. A participação dos alunos (para tirar dúvidas, bem como fomentar o debate a partir das leituras recomendadas) é fortemente incentivada. A realização das fichas de leitura permite um trabalho analítico mais detalhado sobre textos selecionados. O trabalho em grupo permite aos alunos formular novas perguntas através de trabalho autónomo em grupo. O exercício escrito permite a aferição da aprendizagem quer em aula, quer em leituras.
Observações / Observations
Nota: Os alunos que não conseguem obter pelo menos 7 valores numa das formas de avaliação ou que não realizam uma delas transitarão para exame final. A assiduidade é controlada através de folhas de presença.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Giddens, Anthony (2004), Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian (4ª ed.). Giddens, Anthony (2009), Sociology, Cambridge, Polity (6th Edition). Textos selecionados e colocados na plataforma de e-learning
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Almeida, João Ferreira da (org) (1994) Introdução à Sociologia. Lisboa: Universidade Aberta. Almeida, João Ferreira da (2013) Desigualdades Sociais e Perspetivas dos Cidadãos. Portugal e a Europa. Lisboa: Editora Mundos Sociais. Berger, Peter L. e Luckmann, Thomas (2004) A construção social da realidade. Lisboa: Dinalivro. Cardoso, Gustavo et al. (2015) A Sociedade em Rede em Portugal. Uma Década de Transição, Lisboa, Almedina. Carmo, Renato et al. (2018) Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Mundos Sociais. Castells, Manuel (2007) A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Volume I: A Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Costa, António Firmino da (1992) Sociologia. Lisboa: Difusão Cultural. Costa, António Firmino da (2012) Desigualdades Sociais Contemporâneas. Lisboa: Mundos Sociais. Elias, Norbert (2008) Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70. Giddens, Anthony (2000) O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Editorial Presença. Pinto, José Madureira e Virgílio Borges Pereira (orgs.) (2008) Desigualdades e Desregulação e Riscos nas Sociedades Contemporâneas. Porto: Edições Afrontamento. Santos, Boaventura de Sousa (2001) Globalização: fatalidade ou utopia? Porto, Edições Afrontamento. Silva, Pedro Adão e Mariana Trigo Pereira (2015) Cuidar do Futuro: os Mitos do Estado Social Português. Lisboa: Clube do Autor. Torres, Anália (coord.) (2018) Igualdade de Género ao Longo da Vida. Portugal no contexto europeu. Lisboa, FFMS. Turner, Jonathan (1999) Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo, Makron Boooks. Viegas, José Manuel Leite e Costa, António Firmino da (orgs) (1998) Portugal que Modernidade? Oeiras: Celta Editora. Wieviorka, Michel (2010) Nove Lições de Sociologia: como abordar um mundo em mudança. Lisboa: Teorema.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16