Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5413
Acrónimo :
L5413
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O período de consolidação da sociologia que se segue à II Guerra Mundial é marcado pela diferenciação dos objectos, linguagens conceptuais e metodologias. É valorizada, neste contexto, a articulação da diversidade das teorias com a unidade do campo disciplinar. A abordagem dos conteúdos e as metodologias utilizadas pretendem atingir cinco objectivos principais: conhecer linguagens estruturantes do campo teórico da sociologia; compreender a coerência de cada uma das teorias e identificar problemáticas transversais que permitam relacioná-las; reconhecer a multiplicidade das significações atribuídas ao mesmo léxico; problematizar as relações entre a diversidade dos referentes teóricos e a construção de objectos de pesquisa; reflectir sobre as ligações entre as experiências históricas dos autores abordados e a orientação do seu trabalho teórico em sociologia. (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(1) Contribuir para a assimilação de um conjunto de elementos teóricos (conceitos, modelos, teorias) susceptíveis de dinamizar o raciocínio pessoal nas situações de investigação, redacção e discussão crítica. (2) Contribuir para a elevação do nível de capacidade de (2.1.) orientação na literatura sociológica e afim; (2.2.) leitura metódica de textos científicos, aplicada a textos originais de autores clássicos; (2.3.) aproveitamento de textos redigidos noutras línguas, em particular o inglês; (2.4.) raciocínio sobre / pelo meio de conceitos; (2.5.) redacção de textos científicos. (3) Todos estes objectivos estão ligados a um objectivo didáctico central: levar os estudantes a efectivamente ler e utilizar textos científicos. (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução: Autores, escolas, teorias, conceitos 2. Os "clássicos" nas teorias contemporâneas I. O estrutural-funcionalismo 1. A "grande teoria" (Talcott Parsons) 2. As "teorias de alcance intermédio" (Robert K. Merton) II: As teorias do conflito 1. Funções do conflito (Lewis Coser) 2. Superar o funcionalismo? (Ralf Dahrendorf) III. O interaccionismo simbólico - Erving Goffman 1. Da identidade reflexiva à sociedade (George H. Mead, Herbert Blumer) 2. Da dramaturgia da vida quotidiana à teoria da interacção (Erving Goffman) IV. As teorias críticas 1. A crítica da racionalidade técnica e científica (Max Horkheimer, Herbert Marcuse) 2. A teoria da actividade comunicacional (Jürgen Habermas) (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objectivos gerais orientam a selecção da matéria discutida nas aulas: será dada uma introdução reflexiva aos contextos sociais, económicos e políticos nos quais as obras analisadas foram produzidas; e dar-se-á relevo às terminologias dos autores, à lógica interna de cada teoria apresentada e aos possíveis relacionamentos entre estas, à multiplicidade das significações de palavras utilizadas por vários autores, assim como às diferentes maneiras de problematizar uma mesma realidade social.

Avaliação / Assessment


Avaliação dos estudantes das licenciaturas em Sociologia e Sociologia Pós-laboral. Avaliação ao longo do semestre: A avaliação inclui dois testes escritos, com consulta dos cadernos da UC . (50% cada) Estudantes interessados podem entregar um 3º trabalho: um breve ensaio incidindo sobre uma recente conferência ou publicação. Este trabalho merecerá uma nota que será tida em conta em modo de melhoria da nota final (cada um dos testes passará a valer 33%). Avaliação por exame: O estudante pode optar por realizar uma prova de exame final, sem consulta. (100%). Avaliação dos estudantes da licenciatura em Serviço Social - Ver campo Observações da FUC

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias utilizadas assentam essencialmente no trabalho de leitura requerido por parte dos estudantes: (a) leitura em casa, depois de aulas fornecendo elementos de orientação (aulas mais teóricas), e na perspectiva de aulas de discussão dos textos (aulas mais práticas); (b) leitura na sala de aula em situação de teste. (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teorico-práticas incluem um amplo tempo de intervenção dos estudantes, baseada em leituras preparatórias entre as aulas, leituras realizadas de acordo com orientações que exigem dos estudantes um trabalho específico de "situação" dos textos na obra dos autores, nos debates da época, no desenvolvimento da sociologia (competência de orientação), e um trabalho de análise sistemática (competência de leitura metódica), que inclui em particular um componente de reconstituição do aparelho conceptual (competência de raciocínio com conceitos). Os debates nas aulas apoiam-se nos próprios textos originais, para favorecer uma reflexão sobre a escrita dos autores e sobre os problemas de tradução (na perspectiva do reforço da competência de aproveitamento de textos redigidos noutras línguas, e da aquisição da competência de escrita), e consistirão, nomeadamente, em aplicar os conceitos retirados dos textos, a título exploratório, a objectos de investigação concretos, derivados de projectos de investigação nos quais os docentes estão actualmente envolvidos, ou da actualidade (competência de mobilização dos elementos de teoria para o raciocínio pessoal). - Os testes são realizados com consulta dos textos previamente analisados nas aulas; consistem em perguntas exigindo a capacidade de encontrar fragmentos pertinentes no texto (competência de orientação), de os comentar de forma precisa (competências de leitura metódica), e de aplicar os resultados da leitura, em particular da análise conceptual, a questões de investigação ou de actualidade concretas (competência de mobilização dos elementos de teoria para o raciocínio pessoal). Incluirão uma pergunta de formulação "definitiva" de uma breve definição de um conceito ou da breve discussão de um elemento de teoria (competência de escrita). Os resultados dos testes, assim como os progressos realizados entre os dois primeiros testes, serão discutidos com os estudantes.

Observações / Observations


IMPORTANTE - Informação para os e as estudantes da licenciatura em Serviços Social. Avaliação ao longo do semestre: A avaliação dos conhecimentos adquiridos baseia-se na apreciação da participação e intervenção nas diferentes sessões (10%); na avaliação de um teste individual (50%), Na apresentação de grupo sobre um dos tópicos tratados nas aulas e do consequente trabalho a entregar no fim do semestre (40%) Avaliação por exame Em alternativa os estudantes podem optar pela avaliação por exame final, a nota obtida no exame corresponderá a 100% da nota da UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Blumer, H. (1981), "G. H. Mead", in: Rhea (ed.), The Future of Sociological Classics. Coser, L. A. (1956), The Functions of Social Conflict. Dahrendorf, R. (1958) "Out of Utopia", AJS. Goffman, E. (1959 / 1993), A apresentação do eu (...). -(1983), «The Interaction Order», ASR, 48. Habermas, J. (1981, 1987), "Tendências da juridicização", SPP 2: 185-204. Habermas, J. (1985 / 1990), "O conteúdo normativo da modernidade", in: O Discurso Filosófico da Modernidade. Horkheimer, M. (1937 / 2003), "Teoría tradicional y teoría crítica" in: Id., Teoría crítica. Marcuse, H. (1941), «Some Social Implications of Modern Technology», StPhSS. Mead, G. H. (1930), "Cooley's Contribution (...)", AJS. Merton, R. K. (1948), "Discussion", ASR. - (1968), Social Theory and Social Structure. Parsons, T. (1948), "The Position of Sociological Theory", ASR. - (1961), "An Outline of the Social System", in Parsons et al. (eds.), Theories of Society.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Introduções gerais; literatura de apoio * Referências básicas de enquadramento Alexander, Jeffrey C. ([1987] 1996), "The Centrality of the Classics", in: Stephen Turner (ed.), Social Theory and Sociology - The Classics and Beyond, Oxford, Blackwell, 1996, pp. 21-38 (+ bibl. : pp. 274-294) (republicação; versão original, mais desenvolvida, em Anthony Giddens e Jonathan Turner (eds.), Social Theory Today, Cambridge, Polity Press, 1987: pp. 11-57). Baert, P., e F.C. da Silva ([2010] 2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais. Coser, Lewis A., (1971), Masters of Sociological Thought. Ideas in Historical and Social Context, San Diego et al., Harcourt Brace Jovanovich. Cuin, Charles-Henry, e François Gresle (1992, 1995), História da Sociologia, Lisboa, Dom Quixote [ed. original francesa: Histoire de la Sociologie, Paris, La Découverte, 1992]. Ferreira, J. M. Carvalho, João Peixoto, Anabela Soriano Carvalho, Rita Raposo, João Carlos Graça, Rafael Marques (1995), Sociologia, Amadora, Editora McGraw-Hill de Portugal. Giddens, Anthony, e Jonathan H. Turner (orgs.) (1987), Social Theory Today, Cambridge, Polity. Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell. Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Comtemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell. Ritzer, George, e Douglas J. Goodman (2003), Sociological Theory, 6.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill. Scott, John (2012), Sociological Theory. Contemporary Debates, 2.ª edição, Cheltenham, Edward Elgar. Oxford, Blackwell. Turner, Bryan S. (org.) ([2000] 2006), Teoria Social, Lisboa, Difel, 2006 [ed. original inglesa: The Blackwell Companion to Social Theory, 2.ª ed., Oxford, Blackwell, 2000]. Turner, J.H. (2003), The Structure of Sociological Theory, 7.ª ed., Belmont, Call., Wadsworth. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Londres, Sage. Waters, Malcolm (1994), Modern Sociological Theory, Londres, Sage. * Referências para aprofundamento das aulas de enquadramento * O estrutural-funcionalismo ** Textos originais Merton, Robert K. (1949, 1968), Social Theory and Social Structure, Nova Iorque, The Free Press (3.ª ed. revista e aumentada, 1968), nomeadamente pp. 73-138, de 1949, "Manifest and latent functions". Merton, Robert K. (1976), Sociological Ambivalence and Other Essays, Nova Iorque, The Free Press. Merton, Robert K., Elinor Barber (2004), The Travels and Adventures of Serendipity: A study in sociological semantics and the sociology of science, Princeton, Princeton University Press. Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action. A Study in Social Theory with Special Reference to a Group of Recent European Writers, Nova Iorque, The Free Press. Parsons, Talcott (1951, 1991), The Social System (prefácio de Bryan S. Turner), Londres, Routledge [trad. espanhola: El Sistema Social, Madrid, Revista de Occidente, 1976]. Parsons, Talcott (1966), Societies. Evolutionary and Comparative Perspectives, Englewood Cliffs, NJ, Prentice Hall. Parsons, Talcott (1967), Sociological Theory and Modern Society, Nova Iorque, The Free Press. Parsons, Talcott (1971), The System of Modern Societies, Englewood Cliffs, NJ, Prentice Hall. - (1971), "Social Interaction", in: AA. VV., International Encyclopedia of the Social Sciences, London et al., MacMillan et al., vol. 7, pp. 429-441. - (1982), On Institutions and Social Evolution: Selected Writings, Leon H. Mayhew (ed.), Chicago, The University of Chicago Press, 1982 ** Introduções, comentários, debates Alexander, Jeffrey C. (1983), Theoretical Logic in Sociology, vol. 4, The Modern Reconstruction of Classical Thought. Talcott Parsons, Berkeley, CA, University of California Press. Chazel, François (2011), La Sociologie Analytique de Talcott Parsons, Paris, Presses de l'Université Paris-Sorbonne. Crothers, Charles (1987, 1994), Robert K. Merton, Oeiras, Celta, 1994 [orig. ingl.: Robert K. Merton, Routledge, 1987]. Elias, Norbert (1939, 1969, 1989), O Processo Civilizacional. Investigações Sociogenéticas e Psicogenéticas, Lisboa, Dom Quixote, 1989, pp. 11-47 ("Introdução" à edição em inglês de 1969) [ed. original em alemão: 1939; trad. em inglês: 1969]. Hamilton, Peter (1983), Talcott Parsons, Londres, Routledge. Robertson, Roland, e Bryan S. Turner (1991), Talcott Parsons: Theorist of Modernity, Londres, Sage. Sztompka, Piotr (1986), Robert K. Merton. An Intellectual Profile, Londres, Macmillan. Rocher, Guy (1972), Talcott Parsons et la sociologie américaine, Paris, Presses universitaires de France. Wright Mills, Charles (1[959] 1982), A imaginação sociológica, Rio de Janeiro, Zahar, 1982 (publ. orig. em inglês: 1959), cáp. 2: "Grand Theory". * As teorias do conflito ** Textos originais Coser, Lewis A. (1956), The Functions of Social Conflict, Nova Iorque, The Free Press. Coser, Lewis A. (1957), "Social conflict and the theory of social change", The British Journal of Sociology, 8 (3), pp. 197-207. Coser, Lewis A., (1971), Masters of Sociological Thought. Ideas in Historical and Social Context, San Diego et al., Harcourt Brace Jovanovich. Dahrendorf, Ralf ([1958] 2012), Homo sociologicus, Lisboa, Quetzal [ed. orig. em alemão do artigo principal: 1958]. Dahrendorf, Ralf (1958), "Toward a theory of social conflict", The Journal of Conflict Resolution, 2 (2), pp. 170-183. Dahrendorf, Ralf (1959), Class and Class Conflict in Industrial Society, Stanford, Stanford University Press. Dahrendorf, Ralf (1968), Essays in the Theory of Society, Stanford, Stanford University Press. ** Introduções, comentários, debates Turner, Jonathan H. (1991), Marx and Simmel Revisited. Reassessing the Foundations of Conflict Theory, Aldershot, Edward Elgar Publishing. * O interaccionismo simbólico e Erving Goffman ** Textos originais Blumer, Herbert (1969), Symbolic Interactionism. Perspective and Method, Berkeley, University of California Press, em particular: pp. 1-60: "The methodological position of symbolic interaccionism". Blumer, Herbert, 2004, George Herbert Mead and Human Conduct, edited, with an Introduction, by Thomas J. Morrione, Walnut Creek, CA, AltaMira Press. Goffman, Erving (1959, 1993), A Apresentação do Eu Na Vida de Todos os Dias, Lisboa, Relógio d'Agua [ed. original inglesa: The Presentation of Self in Everyday Life, Nova Iorque, Anchor Books, 1959). Goffman, Erving (1961), Asylums: Essays on the Social Situation of Mental Patients and Other Inmates, Nova Iorque, Doubleday. Goffman, Erving (1961), Encounters: Two Studies in the Sociology of Interaction, Indianapolis, Bobbs-Merrill. Goffman, Erving (1963), Behavior in Public Places: Notes on the Social Organization of Gatherings, Nova Iorque, The Free Press. Goffman, Erving (1963), Stigma: Notes on the Management of Spoiled Identity, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall. Goffman, Erving (1967), Interaction Ritual: Essays on Face-to-Face Behavior, Nova Iorque, Anchor Books. Goffman, Erving (1971), Relations in Public: Microstudies of the Public Order, Nova Iorque, Basic Books. Goffman, Erving (1974), Frame Analysis. Essays on the Organization of Experience, Nova Iorque, Harper. Goffman, Erving (1981), Forms of Talk, Philadelphia, University of Pennsylvania Press. Goffman, Erving (1988 / 1999), Os momentos e os seus homens (Yves Winkin org.), Lisboa, Relógio d'Água, 1999 (publ. orig. em Francês: 1988).Mead, George Herbert Mead, George H. (1925), "The genesis of the self and social control", International Journal of Ethics, 35 (3), pp. 251-277. Mead, George H. (1932, 1980), The Philosophy of the Present, edited, with an Introduction, by Arthur E. Murphy, preface by John Dewey, Chicago, The Chicago University Press. Mead, George H. (1934), Mind, Self, and Society from the Standpoint of a Social Behaviorist, edited, with an Introduction, by Charles W. Morris, Chicago, The University of Chicago Press. Mead, George H. (1938), The Philosophy of the Act, edited, with an Introduction, by Charles W. Morris, Chicago, University of Chicago Press. Mead, George H. (1964), Selected Writings, edited, with an Introduction, by Andrew J. Reck, Chicago, The University of Chicago Press. - (1982), The Individual and the Social Self, Chicago, The University of Chicago Press. ** Introduções, comentários, debates Bulmer, Martin (1984), The Chicago School of Sociology. Institutionalization, Diversity, and the Rise of Sociological Research, Chicago, Chicago University Press. Burns, Tom (1992), Erving Goffman, Londres, Routledge. Chapoulie, Jean-Michel (2001), La tradition sociologique de Chicago 1892-1961, Paris, Seuil. Fine, Gary Alan (1995), A Second Chicago School? The Development of a Postwar American Sociology, Chicago, The University of Chicago Press. Habermas, Jürgen (1992), "Individuation through socialization: on George Herbert Mead's theory of subjectivity," em Jürgen Habermas, Postmetaphysical Thinking. Philosophical Essays, Cambridge, Mass., MIT Press, pp. 149-204. Joas, Hans (1980), G.H. Mead. A Contemporary Re-examination of his Thought, Cambridge, Polity Press. Manning, Philip (1992), Erving Goffman and Modern Sociology, Cambridge, Polity Press. Plummer, Ken (1991) Symbolic Interactionism, Aldershot, Edward Elgar. Silva, Filipe Carreira da (2008), Mead and Modernity. Science, Selfhood, and Democratic Politics, Lanham, MD, Lexington Books. Tomasi, Luigi (org.) (1998), The Tradition of the Chicago School of Sociology, Aldershot, Ashgate. * As teorias críticas ** Textos originais Adorno, Theodor W. (1950 / 2007), Études sur la personnalité autoritaire, Paris, Allia, 2007 (publ. orig. em inglês_ 1950).Adorno, Theodor W. ([1973] 2003), Sobre a Indústria da Cultura, Coimbra, Anglus Novos (ed. original alemã: 1973). Habermas, Jürgen ([1968] 1987), "Técnica e ciência como 'Ideologia'", in: ID., Técnica e Ciência como 'Ideologia', Lisboa, Edições 70, 1987, pp. 45-92; publ. orig.: in: ID. Technik und Wissenschaft als "Ideologie", Frankfurt am Main, Suhrkamp Habermas, Jürgen ([1968] 1987), Knowledge and Human Interests, Cambridge, Polity Press. Habermas, Jürgen ([1973] 1976), Legitimation Crisis, Londres, Heinemann. Habermas, Jürgen ([1981] 1984), The Theory of Communicative Action, Londres, Heinemann. Habermas, Jürgen ([1985] 1990), O Discurso Filosófico da Modernidade, Lisboa, Dom Quixote, nomeadamenta pp. 309-350, "O conteúdo normativo da modernidade"(ed. orig. alem. 1985) (Engl. transl.: "The Normative Content of Modernity", in: ID., The Philosophical Discourse of Modernity: Twelve Lectures Studies in Contemporary German Social Thought, Cambridge MA, MIT Press, 1987). Habermas, Jürgen ([1988] 2002), "Acções, actos de fala, interacções linguisticamente mediadas e o mundo da vida" e "Para uma crítica da teoria do significado", em Jürgen Habermas (2002), Racionalidade e comunicação, Lisboa, Edições 70, pp. 103-147 e 149-182 (publicação original destes dois capítulos em Nachmetaphysisches Denken, Francoforte, Suhrkamp). Habermas, Jürgen ([2010] 2009), Fundamentação Linguística da Sociologia, Lisboa, Edições 70, 2010 (recolha de artigos publicados originalmente entre 1971 e 1996, reeditados num volume em alemão em 2009). Horkheimer, Max, ([1936] 1983), Autoridade e Família. Parte Geral, Lisboa, Materiais Críticos, 1983 (ed. orig. alem. 1937). Horkheimer, Max ([1937] 2002), Critical Theory. Selected Essays, Nova Iorque, The Continuum Publishing Company Horkheimer, Max, Theodor W. Adorno ([1947] 1974), La Dialectique de la Raison, Paris, Gallimard. Herbert Marcuse ([1964] 1991), One-Dimensional Man. Studies in the Ideology of Advanced Industrial Society, 2.ª ed., Londres, Routledge & Kegan Paul ** Introduções, comentários, debates Adorno, Theodor W., Hans Albert, Ralf Dahrendorf, Jürgen Habermas, Harald Pilot, Karl Popper (1969 / 1979), Der Positivismusstreit in der deutschen Soziologie, Neuwied / Berlin, Luchterhand [trad. fr. De Vienne à Francfort. La Querelle Allemande des Sciences sociales, Bruxelles, Éditions Complexes, 1979]. Anderson, Perry (1976), Considerations on Western Marxism, New Left Books. Jay, Martin (1973), The Dialectical Imagination, Boston, Little Brown. Outhwaite, William (1994), Habermas. A Critical Introduction, Cambridge, Polity. Ray, Larry (ed.) (1990), Critical Sociology, Aldershot, Edward Elgar Publishing (col. Schools of Thought in Sociology). Thompson, J.B., e David Held (orgs.) (1982), Habermas. Critical Debates, Londres, Macmillan. Wiggershaus, Rolf (1986), The Frankfurt School: its History, Theories and Political Significance, Cambridge, Polity Press. * Selecção de algumas obras de outros autores importantes para esta etapa do pensamento sociológico Arendt, Hannah ([1951] 2004), As origens do totalitarismo, Lisboa, Dom Quixote, 2004 (1ª edição em inglês: 1951), em particular pp. IX-XII, o prefácio à primeira edição, redigido em 1950, e pp. 609-634, o capítulo final, "Ideologia e terror: uma nova forma de governo" (publicado pela primeira vez em 1953). Kuhn, Thomas S. (1962), The Structure of Scientific Revolutions, Chicago, Chicago University Press. Luhmann, Niklas (1967, 2005), "Iluminismo sociológico", in: Santos, José Manuel (org.), O pensamento de Niklas Luhmann, Covilhã, Ta Pragmata, 2005, pp. 19-70 (ed. original em alemão: 1967]. Mannheim, Karl ([1929] 1976), Ideologia e utopia, Rio de Janeiro, 1976 [ed. original em alemão: 1929]. Park, Robert E., Burgess, Ernest W. ([1921] 1970), Introduction to the Science of Sociology, Chicago, University of Chicago Press [1.ª ed. 1921, reed. 1970]. Popper, Karl (1945, 1962), A sociedade aberta e os seus inimigos, Lisboa, Editorial Fragmentos [ed. original em inglês: The Open Society and Its Enemies (2 vols.), Londres, Routledge, 1945]. Simmel, Georg ([1908] 1955), Conflict & The Web of Group Affiliations, Nova Iorque, The Free Press. Wright Mills, Charles ([1959] 1982), A Imaginação Sociológica, Rio de Janeiro, Zahar, 1982 [ed. original em inglês: 1959].

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24