Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5413
Acrónimo :
L5413
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há.

Objetivos Gerais / Objectives


O período de consolidação da sociologia que se segue à II Guerra Mundial é marcado pela diferenciação dos objectos, linguagens conceptuais e metodologias. É valorizada, neste contexto, a articulação da diversidade das teorias com a unidade do campo disciplinar. A abordagem dos conteúdos e as metodologias utilizadas pretendem atingir cinco objectivos principais: conhecer linguagens estruturantes do campo teórico da sociologia; compreender a coerência de cada uma das teorias e identificar problemáticas transversais que permitam relacioná-las; reconhecer a multiplicidade das significações atribuídas ao mesmo léxico; problematizar as relações entre a diversidade dos referentes teóricos e a construção de objectos de pesquisa; reflectir sobre as ligações entre as experiências históricas dos autores abordados e a orientação do seu trabalho teórico em sociologia. (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(1) Contribuir para a assimilação de um conjunto de elementos teóricos (conceitos, modelos, teorias) susceptíveis de dinamizar o raciocínio pessoal nas situações de investigação, redacção e discussão crítica. (2) Contribuir para a elevação do nível de capacidade de (2.1.) orientação na literatura sociológica e afim; (2.2.) leitura metódica de textos científicos, aplicada a textos originais de autores clássicos; (2.3.) aproveitamento de textos redigidos noutras línguas, em particular o inglês; (2.4.) raciocínio sobre / pelo meio de conceitos; (2.5.) redacção de textos científicos. (3) Todos estes objectivos estão ligados a um objectivo didáctico central: levar os estudantes a efectivamente ler e utilizar textos científicos. (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução: Autores, escolas, teorias, conceitos 2. Os "clássicos" nas teorias contemporâneas I. O estrutural-funcionalismo 1. A "grande teoria" (Talcott Parsons) 2. As "teorias de alcance intermédio" (Robert K. Merton) II: As teorias do conflito 1. Funções do conflito (Lewis Coser) 2. Superar o funcionalismo? (Ralf Dahrendorf) III. O interaccionismo simbólico - Erving Goffman 1. Da identidade reflexiva à sociedade (George H. Mead, Herbert Blumer) 2. Da dramaturgia da vida quotidiana à teoria da interacção (Erving Goffman) IV. As teorias críticas 1. A crítica da racionalidade técnica e científica (Max Horkheimer, Herbert Marcuse) 2. A teoria da actividade comunicacional (Jürgen Habermas) (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objectivos gerais orientam a selecção da matéria discutida nas aulas: será dada uma introdução reflexiva aos contextos sociais, económicos e políticos nos quais as obras analisadas foram produzidas; e dar-se-á relevo às terminologias dos autores, à lógica interna de cada teoria apresentada e aos possíveis relacionamentos entre estas, à multiplicidade das significações de palavras utilizadas por vários autores, assim como às diferentes maneiras de problematizar uma mesma realidade social.

Avaliação / Assessment


Avaliação dos estudantes das licenciaturas em Sociologia e Sociologia Pós-laboral. A avaliação periódica inclui dois testes escritos, com consulta dos cadernos da UC . (50% cada) Estudantes interessados podem entregar um 3º trabalho: um breve ensaio incidindo sobre uma recente conferência ou publicação. Este trabalho merecerá uma nota que será tida em conta em modo de melhoria da nota final (cada um dos testes passará a valer 33%). Em alternativa, o aluno pode realizar uma prova de exame final, sem consulta. (100%). Avaliação dos estudantes da licenciatura em Serviço Social - Ver campo Observações da FUC

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias utilizadas assentam essencialmente no trabalho de leitura requerido por parte dos estudantes: (a) leitura em casa, depois de aulas fornecendo elementos de orientação (aulas mais teóricas), e na perspectiva de aulas de discussão dos textos (aulas mais práticas); (b) leitura na sala de aula em situação de teste. (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teorico-práticas incluem um amplo tempo de intervenção dos estudantes, baseada em leituras preparatórias entre as aulas, leituras realizadas de acordo com orientações que exigem dos estudantes um trabalho específico de "situação" dos textos na obra dos autores, nos debates da época, no desenvolvimento da sociologia (competência de orientação), e um trabalho de análise sistemática (competência de leitura metódica), que inclui em particular um componente de reconstituição do aparelho conceptual (competência de raciocínio com conceitos). Os debates nas aulas apoiam-se nos próprios textos originais, para favorecer uma reflexão sobre a escrita dos autores e sobre os problemas de tradução (na perspectiva do reforço da competência de aproveitamento de textos redigidos noutras línguas, e da aquisição da competência de escrita), e consistirão, nomeadamente, em aplicar os conceitos retirados dos textos, a título exploratório, a objectos de investigação concretos, derivados de projectos de investigação nos quais os docentes estão actualmente envolvidos, ou da actualidade (competência de mobilização dos elementos de teoria para o raciocínio pessoal). - Os testes são realizados com consulta dos textos previamente analisados nas aulas; consistem em perguntas exigindo a capacidade de encontrar fragmentos pertinentes no texto (competência de orientação), de os comentar de forma precisa (competências de leitura metódica), e de aplicar os resultados da leitura, em particular da análise conceptual, a questões de investigação ou de actualidade concretas (competência de mobilização dos elementos de teoria para o raciocínio pessoal). Incluirão uma pergunta de formulação "definitiva" de uma breve definição de um conceito ou da breve discussão de um elemento de teoria (competência de escrita). Os resultados dos testes, assim como os progressos realizados entre os dois primeiros testes, serão discutidos com os estudantes.

Observações / Observations


IMPORTANTE - Informação para os e as estudantes da licenciatura em Serviços Social. Os e as estudantes poderão optar pela avaliação periódica ou pelo exame final. AVALIAÇÃO PERIÓDICA A avaliação dos conhecimentos adquiridos baseia-se na apreciação da participação e intervenção nas diferentes sessões (10%); na avaliação de um teste individual (50%), Na apresentação de grupo sobre um dos tópicos tratados nas aulas e do consequente trabalho a entregar no fim do semestre (40%) AVALIAÇÃO FINAL Na avaliação por exame final, a nota obtida no exame corresponderá a 100% da nota da UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Blumer, H. (1981), "G. H. Mead", in: Rhea (ed.), The Future of Sociological Classics. Coser, L. A. (1956), The Functions of Social Conflict. Dahrendorf, R. (1958) "Out of Utopia", AJS. Goffman, E. (1959 / 1993), A apresentação do eu (...). -(1983), «The Interaction Order», ASR, 48. Habermas, J. (1981, 1987), "Tendências da juridicização", SPP 2: 185-204. Habermas, J. (1985 / 1990), "O conteúdo normativo da modernidade", in: O Discurso Filosófico da Modernidade. Horkheimer, M. (1937 / 2003), "Teoría tradicional y teoría crítica" in: Id., Teoría crítica. Marcuse, H. (1941), «Some Social Implications of Modern Technology», StPhSS. Mead, G. H. (1930), "Cooley's Contribution (...)", AJS. Merton, R. K. (1948), "Discussion", ASR. - (1968), Social Theory and Social Structure. Parsons, T. (1948), "The Position of Sociological Theory", ASR. - (1961), "An Outline of the Social System", in Parsons et al. (eds.), Theories of Society.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Wiggershaus, Rolf (1986), The Frankfurt School: its History, Theories and Political Significance, Cambridge, Polity Press. * Selecção de algumas obras de outros autores importantes para esta etapa do pensamento sociológico Arendt, Hannah ([1951] 2004), As origens do totalitarismo, Lisboa, Dom Quixote, 2004 (1ª edição em inglês: 1951), em particular pp. IX-XII, o prefácio à primeira edição, redigido em 1950, e pp. 609-634, o capítulo final, "Ideologia e terror: uma nova forma de governo" (publicado pela primeira vez em 1953). Kuhn, Thomas S. (1962), The Structure of Scientific Revolutions, Chicago, Chicago University Press. Luhmann, Niklas (1967, 2005), "Iluminismo sociológico", in: Santos, José Manuel (org.), O pensamento de Niklas Luhmann, Covilhã, Ta Pragmata, 2005, pp. 19-70 (ed. original em alemão: 1967]. Mannheim, Karl ([1929] 1976), Ideologia e utopia, Rio de Janeiro, 1976 [ed. original em alemão: 1929]. Park, Robert E., Burgess, Ernest W. 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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16