Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6017
Acrónimo :
L6017
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma eficaz gestão de projectos desenvolvidos em empresas ou noutro tipo de organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da Unidade Curricular os alunos aprovados deverão ser capazes de: 1. Avaliar a envolvente organizacional da gestão de projectos, identificando as situações em que se deve utilizar a gestão de projectos e os respectivos factores críticos de sucesso. 2. Iniciar e planear um projecto com vista a cumprir as especificações, o prazo e o custo. 3. Controlar um projecto eficazmente, com apoio na metodologia Earned Value Management (EVM) e efectuar correctamente o respectivo encerramento. 4. Reconhecer a importância dos diversos factores humanos na gestão de projectos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A Gestão de Projeto A Framework do PMI;Realização/Estratégia de Negócio;Business Cases;A importância de Projetos 2. Conceitos Fundamentais Projetos vs Operações;Triângulo de restrições;Projectos, Programas e Portfolios;Sucesso vs Insucesso dos Projetos;Fatores Criticos de Sucesso;Stakeholders;Ciclo de Vida da CP;Áreas de Conhecimento;Estruturas Organizacionais e PMO's;Skills do Gestor de Projeto 3. Iniciação do Projeto Plano de Negócio do projeto;Project Charter;Matriz de identificação de Stakeholder 4. Planeamento Definição do âmbito através da estrutura WBS;Introdução ao MS Project;Gantt Charts e milestones;Diagrama de precedências;Estimativas de custos;Otimização do planeamento (Recursos e Cronograma);Planeamento de risco;Planeamento da comunicação 5. Monitorização e Controlo Os processos de controlo;Tecnicas de aferição de progresso;Earned value Management (EVM);Pontos de situação do projeto 6. Encerramento Lições Aprendidas;Encerramento Administrativo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 e 2 OA2 - CP 3 e 4 OA3 - CP 5 e 6 OA4 - CP 2

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1 Avaliação contínua: 10% Participação nas aulas 20% Trabalho Individual 20% Trabalho de grupo 50% Frequência O teste de frequência tem como nota mínima 10 valores em 20. Aprovação à disciplina implica uma média final de pelo menos 10 valores. OPÇÃO 2 Exame final (100%): Aprovação com 10 valores em 20 ou mais.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas. 2. Análise e resolução de exercícios de aplicação. 3. Discussão de casos e textos de apoio. 4. Realização de trabalhos de grupo. 5. Auto-estudo para preparação para exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3 e OA 4 ME 2 - OA 2 e OA 3 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3 e OA 4 ME 4 - OA 2 ME 5 - OA 1, OA 2, OA 3 e OA 4 ME 5 - OA 1, OA 2, OA 3 e OA 4

Observações / Observations


- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contatar o docente na 1ª semana de aulas do semestre com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação. - Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Kerzner, Harold. (2013). Project Management, A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 11th edition, John Wiley & Sons, Inc., N.Y

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Meredith, Jack R.; Mantel, Samuel J., (2012), Project Management: A Managerial Approach, 8th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. - Verzuh, Eric. (2015). The Fast Forward MBA in Project Management. John Wiley & Sons, Inc. 5th ed - PMI. (2012). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide). Management (Vol. 1, p. 459).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16