Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sólidos conhecimentos de mercados e activos financeiros e cálculo financeiro.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, nos planos conceptual e prático, compreender os conceitos relacionados com a análise avaliação e gestão de investimentos financeiros tendo em conta o binómio risco/rendibilidade; identifique e seja capaz de utilizar os principais modelos de gestão de portfolios de activos financeiros, e identifique e saiba aplicar estratégias de imunização do risco de taxa de juro em portfolios de obrigações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1.Ser capaz de expor oralmente as ideias de uma maneira lógica e clara para um público específico e resumir as conclusões de forma eficaz; 2.Conhecer e identificar as principais características da organização e funcionamento dos mercados; 3.Conhecer e aplicar os principais modelos de avaliação e arbitragem. 4.Utilizar as metodologias de avaliação do desempenho na gestão de carteiras de investimento; 5.Conhecer os modelos, as estratégias e as técnicas relevantes para a gestão de portfólios de investimentos; 6.Conhecer a importância da gestão do risco de taxa de juro em portfolios de obrigações e saber aplicar as estratégias de imunização convencional a portfolios de obrigações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introdução 2.Risco e retorno: Markowitz, Capital Asset Pricing Model, Arbitrage Pricing Theory e Three Factors Fama & French Model 3.Utilidade e aversão ao risco 4.Avaliação da performance na gestão de carteiras 5.Gestão activa versus gestão passiva de carteiras 6.Gestão de porfolios de obrigações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: Transversal a todo o programa OA2, OA3 e OA5: 1. Introdução; 2. Risco e retorno: Markowitz, Capital Asset Pricing Model, Arbitrage Pricing Theory e Three Factors Fama & French Model; 3. Utilidade e aversão ao risco OA4 4. Avaliação da performance na gestão de carteiras OA5: 6. Gestão de portfolios de obrigações
Avaliação / Assessment
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos de estudo 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: Trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | 1) Avaliação regular: - Um teste intermédio individual (50%) - Um teste final (frequência) individual (50%) - Uma assiduidade mínima de 80% 2) Exame (1ª época) O aluno terá aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o coordenador da UC na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos de estudo 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: Trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. Transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planea-mento das Aulas. Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Iscte Business School, numa parceria com o BNP Paribas, oferece uma oportunidade inédita aos estudantes das licenciaturas em Gestão, Economia e Finanças e Contabilidade. Os alunos que concluam com sucesso as três UCs abaixo terão acesso a um processo de recrutamento privilegiado e mais curto. ? Investimentos (Inv) ? Gestão de Ativos Financeiros (GAF) ? Securities Markets Operations (SMO)(Operações em Mercados Financeiros). Mais informações: https://ibs.iscte-iul.pt/assets/files/2021/04/21/1618992407832_Parceria_Iscte_Business_School_e_BNP_Paribas__2_.pdf (e-mail: ibs@iscte-iul.pt)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Reilly, F., K. Brown S. Leeds, Investment Analysis and Portfolio Management, 11th Ed., Cengage Learning, 2012. - Haugen, R., Modern Investment Theory, Prentice-Hall, 5th edition, 2001. - Elton, E., M. Gruber, S. Brown and W. Goetzmann, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, 9th edition, 2014. - Bodie, Z., A. Kane, and A. Marcus, Investments, McGraw-Hill, 11th edition, 2017. - Miguel, A. et. al. Investimentos Financeiros: Teoria e Prática, Ed. Sílabo, 3ª edição, 2018 - Nunes, J. e L. Oliveira, Mercados de Taxas de Juro: Avaliação de Obrigações, Estimação de Funções de Desconto e Gestão do Risco de Taxa de Juro, 2014.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Outros a indicar ao longo do semestre lectivo. - Jornais da base de dados da Biblioteca do ISCTE ?A..Z?, ou ?b-on?, relacionados com as principais temáticas da UC. - Jornais diários e/ou semanários com temáticas de economia, finanças e gestão (v.g. Diário Económico; suplementos de economia de jornais diários, etc); - Sebenta da UC Investimentos
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16