Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6052
Acrónimo :
L6052
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo principal de Economia do Turismo é conhecer as bases da moderna teoria económica no que diz respeito ao mercado turístico, sustentabilidade da indústria do turismo e problemas ambientais. Além disso, esta UC pretende estimular o raciocínio económico dos alunos através da discussão de exemplos de casos concretos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o aluno deve: 1. Conhecer e os principais instrumentos de análise económica que enquadram a tomada de decisão dos agentes ligados à actividade turística; 2. Compreender a dimensão multidisciplinar e dinâmica da indústria turística; 3. Mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em contextos reais; 4. Desenvolver a análise critica e a construção de argumentação própria fundamentada, teórica, lógica e factualmente

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Teoria Económica: Microeconomia e Turismo -A procura -A Oferta -Preços -Estruturas de Mercado 2. Macroeconomia e Turismo: Globalização, Balança de Pagamentos e Taxa de Câmbio 3. Impactes do Turismo 4. Economia Externas: a Importância do Contexto 5. Indicadores Turísticos: de Oferta e Procura 6. O Setor do Turístico no Mundo 7. O setor e a Política Públicas Turísticos em Portugal 8.Turismo e Inovação: Produto e Processo 9. Turismo e Sustentabilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da UC: Esta demonstração de coerência decorre da ligação entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 P1, P2, P3, P4, P5, P6, P7, P8 e P9 OA2 P1 e P7 OA3 P1, P2, P4, P8 e P9 OA4 P1, P2, P3, P4, P5, P6, P7, P8 e P9

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre desta disciplina constará de um estudo de caso (40%), participação nas aulas (10%) e um teste final a valer( 50%). A avaliação ao longo do semestre implica que a assiduidade do aluno não seja inferior a 80%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas apresentam o instrumental teórico, levando à assimilação dos conceitos, ao desenvolvimento de raciocínio económico. As aulas teórico-práticas são um espaço para discussão interactiva entre docentes e alunos, permitindo o aprofundamento das matérias através da apresentação de casos. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Durante as aulas teóricas os alunos serão expostos aos conhecimentos teóricos, assim contribuindo para os OA 1 e 2. Através da participação nas aulas teórico-práticas cada aluno irá desenvolver as suas capacidades próprias, de modelização e análise de problemas concretos, de forma a cumprir os OA 3 e 4.

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


DWYER, Larry, Peter Forsyth, et al (2010) - Tourism Economics and Policy, Channel View Publications TRIBE, Jonh (2020),The Economics of Recreation, Leisure and Tourism, 6th Ed, Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros Textos de Apoio: AICEP Portugal (Agosto 2023) – Ficha País INE (2024) – Estatísticas do Turismo 2023; Atividade Turística - Estimativa Rápida (mensal) Turismo de Portugal (2017) –Estratégia Turismo Portugal 2027 Turismo de Portugal (2016?) - Turismo 2020 UNTWO (2023). International Tourism Hightlights UNTWO (2023), World Tourism Barometer World Economic Forum (2024), Travel & Tourism Development Index 2024 Site do “Turismo de Portugal” Site da Organização Mundial do Turismo

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-10