Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6052
Acrónimo :
L6052
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo principal de Economia do Turismo é conhecer as bases da moderna teoria económica no que diz respeito ao mercado turístico, sustentabilidade da indústria do turismo e problemas ambientais. Além disso, esta UC pretende estimular o raciocínio económico dos alunos através da discussão de exemplos de casos concretos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o aluno deve: 1. Conhecer e os principais instrumentos de análise económica que enquadram a tomada de decisão dos agentes ligados à actividade turística; 2. Compreender a dimensão multidisciplinar e dinâmica da indústria turística; 3. Mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em contextos reais; 4. Desenvolver a análise critica e a construção de argumentação própria fundamentada, teórica, lógica e factualmente

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Teoria Económica: Microeconomia e Turismo -A procura -A Oferta -Preços -Estruturas de Mercado 2. Macroeconomia e Turismo: Globalização, Balança de Pagamentos e Taxa de Câmbio 3. Impactes do Turismo 4. Economia Externas: a Importância do Contexto 5. Indicadores Turísticos: de Oferta e Procura 6. O Setor do Turístico no Mundo 7. O setor e a Política Públicas Turísticos em Portugal 8.Turismo e Inovação: Produto e Processo 9. Turismo e Sustentabilidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos da UC: Esta demonstração de coerência decorre da ligação entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 P1, P2, P3, P4, P5, P6, P7, P8 e P9 OA2 P1 e P7 OA3 P1, P2, P4, P8 e P9 OA4 P1, P2, P3, P4, P5, P6, P7, P8 e P9

Avaliação / Assessment


A avaliação desta disciplina constará de um estudo de caso (40%), participação nas aulas (10%) e um teste final a valer( 50%). A avaliação contínua implica que a assiduidade do aluno não seja inferior a 80%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas apresentam o instrumental teórico, levando à assimilação dos conceitos, ao desenvolvimento de raciocínio económico. As aulas teórico-práticas são um espaço para discussão interactiva entre docentes e alunos, permitindo o aprofundamento das matérias através da apresentação de casos. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Durante as aulas teóricas os alunos serão expostos aos conhecimentos teóricos, assim contribuindo para os OA 1 e 2. Através da participação nas aulas teórico-práticas cada aluno irá desenvolver as suas capacidades próprias, de modelização e análise de problemas concretos, de forma a cumprir os OA 3 e 4.

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


DWYER, Larry, Peter Forsyth, et al (2010) - Tourism Economics and Policy TRIBE, Jonh (2015),The Economics of Recreation, Leisure and Tourism

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros textos (textos de apoio): AICEP Portugal (Agosto 2020) ? Ficha País INE (2020) ? Estatísticas do Turismo 2019 Turismo de Portugal (2017), Estratégia Turismo Portugal 2027 Turismo de Portugal (2016?), Turismo 2020 UNTWO (2020). International Tourism Hightlights 2019 UNTWO, 2020, World Tourism Barometer World Economic Forum (2020) ? WEF Tourism Competitiveness Report 2019 Site do ?Turismo de Portugal? Site da Organização Mundial do Turismo

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16