Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6054
Acrónimo :
L6054
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Mathematics I and II and Microeconomics I (recommended).

Objetivos Gerais / Objectives


The course introduces game theory and strategic thinking providing the students useful tools to support decision-making in economic and business situation of strategic interaction. We focus on the main concepts and models of noncooperative games, constantly providing economic applications. The course is recommended to those who want to: - acquire strategic decision-making skills and tools to enter the labour market in the short-run; - prepare to enrol graduate degrees and to master the basic notions of strategic behaviour to prepare for more advanced approaches. The course contributes to reach the following goals of the BSc in: - Economics: SGL41. Capacity to identify and replicate the main points of contemporary economic theories SGL52. To understand the strong points but also the limitations of the models and techniques used in Economics. - Management: SGL51. To understand the role of strategy and strategic management of companies.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências: A. Conhecimento e compreensão -Descrever e implementar os principais conceitos e ideias da teoria dos jogos; -Compreender as técnicas de modelização relevantes; B. Aplicação de conhecimentos -Mobilizar os conhecimentos teóricos de teoria dos jogos para analisar aplicações em situações de informação completa e incompleta; -Escolher as abordagens conceptuais, matemáticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos; C. Competências de aprendizagem e trabalho em equipa -Planear o trabalho de equipa e incorporar os contributos do grupo na produção de uma solução para um conjunto de problemas indicado -Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução e conceitos básicos da teoria dos jogos 2.Jogos estáticos de informação completa 3.Jogos dinâmicos de informação completa 4.Jogos estáticos de informação incompleta 5.Jogos dinâmicos de informação incompleta

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


In this course all program contents (CP) contribute to the learning goals (OA): CP1 - OA A, B and C CP2 - OA A, B and C.

Avaliação / Assessment


As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas tem como principal objetivo apresentar a estrutura das teorias dos jogos aos alunos. A componente prática destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos, da resolução de exercícios, incluindo representação gráfica e modelização matemática. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos. | A avaliação ocorre ao longo do semestre e inclui: - teste intermédio (40%). - prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina, a nota da frequência não pode ser inferior a 8,0 v. e o aluno deve assistir pelo menos a 2/3 das aulas. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas tem como principal objetivo apresentar aos alunos os conceitos e os modelos de teoria dos jogos como as suas aplicações. A componente prática destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da discussão de modelos e resolução de exercícios. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


The classes will include lectures and practice. The lectures contribute to OA A - Knowledge and understanding and have the main goal of presenting the structure of game theory and contract, allowing the students to assimilate the basic concepts, the development of economic reasoning and the understanding of model applications. The focus will be on intuition and not depth, so students must use the bibliography as a complement, by reading the recommended chapters. The practice part of the classes contributes to OA B - Application of knowledge and is meant for active and detailed discussions between the teacher and the students; in these classes there will be conceptual discussions, problem solving, which will include graphical representation and mathematical modelling. OA C regarding autonomous learning is achieved, regarding individual study methods through the integration of both class types by requiring that the students study and solve problems before the class itself, and regarding team work by solving a group problem set. Tutoring hours (OT) allow students to clarify specific problems.

Observações / Observations


Students are expected to participate actively throughout the semester. This means studying before classes, solving the problem sets, and complying with the course evaluation. Taking into account Despacho 31/2020, the following changes were made to the evaluation process, which were communicated to the year / course coordinator and students: The exams will on online.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gibbons, R. (1992), A Primer in Game Theory, Pearson Education.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Watson, J. (2013), Strategy: An introduction to game theory, 3rd edition, W.W. Norton & Company. -Dutta, P. (1999), Strategies and Games: Theory and Practice. MIT Press. -Osborne, M. (2004), An Introduction to Game Theory, Oxford University Press. -Dixit, A.; Skeath, S.; Reiley Jr., D. (2014), Games of Strategy, 4th edition, W.W. Norton & Company Poderá haver leituras adicionais recomendadas para partes específicas da matéria

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16