Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Precedencia obrigatória: ARQUITECTURA V
Objetivos Gerais / Objectives
1 - Desenvolver a capacidade de descrição e interpretação de uma proposta arquitectónica, atendendo às circunstâncias socioculturais, físicas, económicas e programáticas que o condicionam. 2 - Aprofundar o conhecimento da teoria em arquitectura, entendo-a como o domínio para o qual converge o saber de fazer. 3 - Consolidar a prática projetual e a capacidade de concepção mediante o entendimento do espaço e das variáveis que o condicionam.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Para atingir os objectivos de aprendizagem e completar esta UC com sucesso, os estudantes deverão: OA1 - Identificar as variáveis a partir das quais se constrói o projecto; OA2 - Construir, a partir da capacidade de teorizar, um pensamento crítico perante a arquitetura e os modos de habitar contemporâneos; OA3 - Desenvolver um projecto que articule as condicionantes e premissas do exercício, materializando uma ideia de habitar que complete e qualifique a estrutura urbana que o recebe; OA4 - Consolidar a capacidade de comunicar e expressar as opções de projecto atendendo às especificidades de cada uma das suas fases de desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O exercício proposto deverá ser entendido como campo de investigação onde é possível simular propostas que construam lugares humanizados, articulados com o quotidiano da vida dos seus habitantes. O programa estrutura-se em torno de três objetivos programáticos: OP1 - Conceção de edifício(s), num contexto urbano consolidado. OP2 - Articulação da proposta com a especificidade do lugar, atendendo à inserção física e programática do edifício, num contexto urbano especifico; OP3 - Desenvolvimento do projecto, considerando o enunciado do exercício, até às escalas do desenho especificadas, questionando, corrigindo e consolidando as decisões tomadas anteriormente.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC os objetivos de aprendizagem (OA), são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Deste modo a relação que se segue demonstra essa coerência. OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP1, CP2, OA3 - CP1, CP2, CP3 OA4 - CP1, CP2, CP3
Avaliação / Assessment
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos). Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 80% exercícios + 10% participação em aula + 10% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os tempos de contacto são de 2 tipos: Teórico-práticas (TP) e Práticas Laboratoriais (PL). Nas aulas Teórico-práticas (TP), valorizar-se-á a apresentação e discussão de casos de estudo associados aos conceitos e ideias nucleares da UC. As aulas de Práticas laboratoriais (PL), compreendem o trabalho em grupo e Individual. Pretende-se neste espaço desenvolver e consolidar a prática projectual, articulada com os conhecimentos adquiridos nas TP e o trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada implicará o desenvolvimento do pensamento crítico sobre um problema a debater em grupo, de modo a enriquecer a turma com os contributos específicos de cada um. A elaboração do trabalho individual e em grupo, associada à análise e discussão dos casos de estudo convocados, viabilizará a aplicação prática do conhecimento apreendido no domínio teórico. As entregas intercalares e final aferem as competências adquiridas em cada uma das fases. Estas competências deverão manifestar-se na qualidade coerência e rigor das propostas, em cada etapa do seu desenvolvimento, assim como na objetividade da sua apresentação e na consistência da sua defesa. Atendendo a que o desenvolvimento dos objectivos e a aplicação prática dos conteúdos programáticos se envolvem num processo não linear, pleno de avanços e recuos, caracterizado pela permanente interacção dos factores envolvidos na elaboração da síntese projectual, não é possível estabelecer uma relação unívoca e directa entre os objectivos de aprendizagem (AO) e o programa (CP). As relações que se estabelecem, na definição da proposta final, são de carácter dinâmico e interactivo. Na síntese final da estratégia de projecto arquitectónico, a apresentar por cada estudante, não se trata de encontrar a solução ideal que responda a cada um dos factores individualmente; trata-se antes de investigar/descobrir a melhor relação entre os conteúdos e a forma arquitectónica, ou seja entre o quadro de temas e factores seleccionados para o desenvolvimento da proposta e sua concretização material e formal. Não sendo um processo arbitrário ou aleatório, a lógica da proposta constrói-se numa trama de relações que se definem e redefinem na construção da proposta. De acordo com o exposto, considera-se que o alinhamento das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem (AO) se realiza numa perspectiva dinâmica, que se caracteriza pelo cruzamento de três níveis de intervenção: construtivo, arquitectónico e urbano, ou no sentido inverso cidade, edificado e construção.
Observações / Observations
Os conteúdos dos enunciados dos exercícios devem ser considerados como complementares à FUC. As entregas intermédias são obrigatórias e constituem momentos de avaliação importantes permitindo a orientação e o debate acerca das opções dos alunos ao longo do exercício. A avaliação final é única e obrigatória, não dando lugar a um segundo momento de avaliação. Dada a natureza de continuidade, a entrega e a apresentação final constituem um momento de remate de um percurso longo e coerente. É obrigatória a entrega do trabalho final em formato digital (DWG, PDF, DWF em CD e inserido em Drive a definir, dimensão máxima por ficheiro 8 MB). (Os alunos não serão avaliados se não entregarem até ao dia da apresentação final um CD com todo o trabalho em formato digital).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
GAUSA, Manual, 2010. OPEN, Espacio Tempo información. Arquitetura, Vivenda y Ciudade Contemporánea. Teoría e Historia de un Cambio, Barcelona: ACTAR. MADRAZO, Leandro et al, 2012. Oikodomos. Innovation housing learning, Antwerpen: Oikodomos. JENKINS, Paul e FORSYTH, Leslie, (ed) 2010. Architecture, Participation and Society, New York: Routledge. MELGAREJO, Maria (ed), 1996. Nuevos Modos de Habitar, Barcelona: COACV. FRANKLIN, Bridget, 2006. Housing Transformations. Shaping the Space of 21th century living, New York: Routledge. MONTANER, Josep Maria e MUXÍ, Zaida, 2013. Arquitectura y Política. Ensaios para mundos alternativos, Barcelona: GG. A+T, Independent Magazine of Architectue +Technology. Reclaim Domestic Actions. Spring 2013. Issue 41. SOLÀ-MORALES, Ignasi, 1998 (1995). Diferencias. Topografia de la Arquitectura Contemporánea, Barcelona: Editorial G.G. SOLÀ-MORALES, Ignasi, 2002. Territórios, Barcelona: Editorial GG.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
ABALOS, Iñaki, 2000. La Buena Vida, Visitas Guiadas a las Casas de la Modernidade. Barcelona: G.G. DOMINGUES, Álvaro (2006). Cidade e democracia, 30 anos de transformação urbana em Portugal. Lisboa, Argumentum. FRENCH, Hilary, 2009. Vivienda colectiva paradigmática del siglo XX. Plantas, secciones y alzados. Barcelona, GG. HEIDEGGER, Martin, (1951). Building Dwelling Thinking (http://web.mac.com/davidrifkind/fiu/library_files/heidegger.building-dwelling-thinking.lib-iss.pdf) LEUPEN, Bernard, 2006. Frame and Generic Space. A study into the changeable dwelling proceedings from the permanent, Rotterdam: 010 Publishers. PORTAS, Nuno, 1999. Funções e Exigências de Áreas de Habitação. Lisboa: MOP/LNEC, 1999. SCHNEIDER, Friederic, 2006. Atlas de plantas. Viviendas, Barcelona, GG. (Bibliografia específica será fornecida ao longo do desenvolvimento do exercício)
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-02