Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6095
Acrónimo :
L6095
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
108.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
110.0h/sem
Trabalho Autónomo :
190.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


precedências requeridas: ARQUITECTURA IV

Objetivos Gerais / Objectives


1 - Desenvolver a capacidade de descrição e interpretação de uma proposta arquitetónica, atendendo às circunstâncias socioculturais, físicas, económicas e programáticas que o condicionam. 2 - Aprofundar o conhecimento da teoria em arquitetura, entendo-a como o domínio para o qual converge o saber de fazer. 3 - Consolidar a prática projetual e a capacidade de conceção mediante o entendimento do espaço e das variáveis que o condicionam.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Para atingir os objetivos de aprendizagem e completar esta UC com sucesso, os estudantes deverão: OA1 - Identificar as variáveis a partir das quais se constrói o projecto; OA2 - Construir, a partir da capacidade de teorizar, um pensamento crítico perante a arquitetura e os modos de habitar contemporâneos; OA3 - Desenvolver um projecto que articule as condicionantes e premissas do exercício, materializando uma ideia de habitar que complete e qualifique a estrutura urbana que o recebe; OA4 - Consolidar a capacidade de comunicar e expressar as opções de projecto atendendo às especificidades de cada uma das suas fases de desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O exercício proposto deverá ser entendido como campo de investigação onde é possível simular soluções que construam lugares humanizados, articulados com o quotidiano da vida dos seus habitantes. O programa estrutura-se em torno de três objetivos programáticos: OP1 - Conceção de edifício(s) de habitação própria e atelier para uso do estudante, num contexto urbano consolidado. OP2 - Articulação da proposta com a especificidade do lugar, atendendo à inserção física e programática do edifício, num contexto urbano especifico; OP3 - Desenvolvimento do projeto até às escalas do desenho de execução, questionando, corrigindo e consolidando as decisões tomadas anteriormente.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC os objetivos de aprendizagem (OA), são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Deste modo a relação que se segue demonstra essa coerência. OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP1, CP2, OA3 - CP1, CP2, CP3 OA4 - CP1, CP2, CP3

Avaliação / Assessment


Dado o carácter eminentemente prático desta UC a sua avaliação implica uma presença mínima em 75% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos). Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A UC não tem exame. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. Não existe melhoria de nota. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os tempos de contacto são de 2 tipos: Teórico-práticas (TP) e Práticas Laboratoriais (PL). Teórico-práticas (TP). Valorizar-se-á a apresentação e discussão de casos de estudo associados aos conceitos e ideias nucleares da UC. Práticas laboratoriais(PL). Compreendem o trabalho em grupo e Individual. Pretende-se neste espaço desenvolver e consolidar a prática projetual, articulada com os conhecimentos adquiridos nas TP e o trabalho autónomo. Este último encontra-se no Planeamento da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada implicará o desenvolvimento do pensamento crítico sobre um problema a debater em grupo, de modo a enriquecer a turma com os contributos específicos de cada um. A elaboração do trabalho individual e em grupo, associada à análise e discussão dos casos de estudo convocados, viabilizará a aplicação prática do conhecimento apreendido no domínio teórico. As entregas intercalares e final aferem as competências adquiridas em cada uma das fases. Estas competências deverão manifestar-se na qualidade coerência e rigor das propostas, em cada etapa do seu desenvolvimento, assim como na objetividade da sua apresentação e na consistência da sua defesa. O documento de Planeamento da UC, detalhado para cada aula, foi construído com base na relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


As entregas intermédias são obrigatórias e constituem momentos de avaliação importantes permitindo a orientação e o debate acerca das opções dos alunos ao longo do exercício. A avaliação final é única e obrigatória, não dando lugar a um segundo momento de avaliação. Dada a natureza de continuidade, a entrega e a apresentação final constituem um momento de remate de um percurso longo e coerente. É obrigatória a entrega do trabalho final em formato digital (PDFs em CD). (Os alunos não serão avaliados se não entregarem até ao dia da apresentação final um CD com todo o trabalho em formato digital). Horário de atendimento Alexandra Paio: José Neves: Miguel Gomes:

Bibliografia Principal / Main Bibliography


GAUSA, Manual, 2010. OPEN, Espacio Tempo información. Arquitetura, Vivenda y Ciudade Contemporánea. Teoría e Historia de un Cambio, Barcelona: ACTAR. MADRAZO, Leandro et al, 2012. Oikodomos. Innovation housing learning, Antwerpen: Oikodomos. JENKINS, Paul e FORSYTH, Leslie, (ed) 2010. Architecture, Participation and Society, New York: Routledge. MELGAREJO, Maria (ed), 1996. Nuevos Modos de Habitar, Barcelona: COACV. FRANKLIN, Bridget, 2006. Housing Transformations. Shaping the Space of 21th century living, New York: Routledge. MONTANER, Josep Maria e MUXÍ, Zaida, 2013. Arquitectura y Política. Ensaios para mundos alternativos, Barcelona: GG. A+T, Independent Magazine of Architectue +Technology. Reclaim Domestic Actions. Spring 2013. Issue 41. SOLÀ-MORALES, Ignasi, 1998 (1995). Diferencias. Topografia de la Arquitectura Contemporánea, Barcelona: Editorial G.G. SOLÀ-MORALES, Ignasi, 2002. Territórios, Barcelona: Editorial GG.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ABALOS, Iñaki, 2000. La Buena Vida, Visitas Guiadas a las Casas de la Modernidade. Barcelona: G.G. FRENCH, Hilary, 2009. Vivienda colectiva paradigmática del siglo XX. Plantas, secciones y alzados. Barcelona, GG. HEIDEGGER, Martin, (1951). Building Dwelling Thinking (http://web.mac.com/davidrifkind/fiu/library_files/heidegger.building-dwelling-thinking.lib-iss.pdf) LEUPEN, Bernard, 2006. Frame and Generic Space. A study into the changeable dwelling proceedings from the permanent, Rotterdam: 010 Publishers. PORTAS, Nuno, 1999. Funções e Exigências de Áreas de Habitação. Lisboa: MOP/LNEC, 1999.SCHNEIDER, Friederic, 2006. Atlas de plantas. Viviendas, Barcelona, GG. (Biblioghrafia específica será fornecida ao longo do desenvolvimento do exercício)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16