Planeamento

Aulas

Apresentação

Apresentação do programa, objetivos, bibliografia, sistema de trabalho e de avaliação. 


Apresentação dos exercícios e plataforma moodle

Apresentação geral dos exercícios e familiarização com a plataforma moodle.


Organização dos grupos de trabalho e das apresentações dos exercícios

Constituição de grupos de trabalho. Distribuição dos textos a apresentar em sala de aula pelos/as estudantes.


Realização do exercício 0

Realização do exercício 0 (observação livre de um espaço no contexto universitário).


Debate geral sobre o exercício 0

Debate geral acerca da experiência vivida durante o exercício 0.

Exercício de reflexão escrito.


A observação sociológica. Exploração de exemplos de pesquisa.

Introdução às questões da observação sociológica.

Observar o quê, como e para quê? A orientação teórica no processo de observação sociológica. Exemplos de pesquisas. Apresentação e discussão de textos. (1.Beaud e 2.Peretz I)


A observação sociológica (cont.)

Como registar e interpretar a informação? Guiões, grelhas e categorias de observação. Apresentação de textos pelos alunos e discussão de exemplos de pesquisas. (3.Perez IV e 4.Becker)


Realização do exercício 2

Realização do exercício 2 (observação de um espaço público, jardim Campo Grande/Entrecampos)


Contextos de observação. Discussão de exemplos

Os contextos de observação e a questão do acesso (espaços abertos/fechados, contextos formais/informais). Apresentação e discussão de textos (5.Peretz III e 6. Pereira).


Apresentação do exercício 2

Apresentação e debate dos resultados do exercício 2. Estudantes com problemas de sinalização de presença através dos seus cartões de estudantes.


Familiarização e distanciamento na observação sociológica

Familiarização e distanciamento nas práticas de observação. Apresentação e discussão de textos (7.Burgess e 8.Velho)


Preparação do exercício 3

Preparação do exercício 3 (observação orientada de um espaço "familiar" aos/às alunos/as): definição dos locais a observar e preparação de grelhas de observação (pelos/as alunos/as). Introdução ao exercício 4 – escolher filmes.


Apresentação e debate dos resultados do Exercício 3.

Apresentação e debate dos resultados do Exercício 3 - Observação de um espaço familiar.


Situações de interação

Situações sociais, comunicação verbal e não-verbal, distâncias sociais.

Sistematização dos conceitos a ter em conta no Exercício 4 - Observação de filmes.


Apresentação do Exercício 4

Apresentação dos resultados do Exercício 4 - observação de filmes e debate geral.


Desafio da etnografia virtual. Discussão de exemplos

Os deafios da etnografia virtual. Diferenças entre observar online e offline. Discussão de exemplos.


Acesso, contactos e situações sociais de observação/inquirição

Acesso, contactos e situações sociais de observação/inquirição

Preparação/realização do exercício 5 (observação orientada de um espaço virtual).


Preparação do Exercício 6

Acesso, contactos e situações sociais de observação/inquirição (o interconhecimento, relações formais e informais; etapas e fronteiras; a entrevista). 

Seleção das entidades para exercício 6.


Apresentação do exercício 5

Apresentação dos resultados do Exercício 5 e debate geral.


Preparação do exercício 6 (cont.)

Preparação do exercício 6: elaboração do guião de entrevista e grelha de observação.


Preparação do relatório do Exercício 6 (cont.)

Preparação do relatório do Exercício 6.


Preparação do relatório do Exercício 6

Acompanhamento do Exercício 6. Acesso a uma organização em contexto formal/ espaço fechado:

- Acesso à organização e agendamento da visita
- Guião de entrevista  
- Grelha de observação 
- Distribuição de tarefas no grupo.


Apresentação do exercício 6

Apresentação dos resultados do Exercício 6 (acesso a uma organização/entrevista) e debate geral.


Síntese final

Preparação do exercício final de reflexão individual.

Debate final sobre os conteúdos, os exercícios e as principais aprendizagens efetuadas.