Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC está localizada no 1º semestre do 2º ano do plano de estudos das licenciaturas em Sociologia e Sociologia-PL. Faz parte do bloco de laboratórios de sociologia, destinados essencialmente ao desenvolvimento de competências de trabalho sociológico, através da realização de actividades práticas. Neste caso, e após a aquisição, em unidades curriculares do 1º ano, das competências básicas de utilização de duas das três fontes principais do trabalho sociológico (bibliografia, indicadores) -, o objectivo geral de Laboratório de Pesquisa Observacional é o de dotar os/as estudantes de competências básicas na terceira dessas fontes: o terreno de pesquisa. Visa, por isso, proporcionar a aquisição de um conjunto de conhecimentos práticos no domínio da pesquisa observacional, susceptíveis de serem usados na investigação sociológica e nos seus múltiplos desempenhos profissionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1Desenvolvimento de capacidades de observação,registo e interpretação da informação recolhida no âmbito da pesquisa em sociologia;OA2Contacto c/terreno da investigação sociológica nos seus diversos contextos, abertos e fechados, formais e informais, próximos e desconhecidos;OA3Identificação e regulação de situações de interacção em diferentes contextos observacionais e perante interlocutores c/distintos papéis e identidades; OA4Aquisição de competências relacionais e capacidade de abordagem a pessoas e entidades relacionadas com os objetos de estudo;OA5Estabelecimento de estratégias e condições de acesso a observáveis, através de procedimentos formais e da mobilização de relações informais e de interconhecimento;OA6Domínio dos princípios deontológicos orientadores da conduta do/a sociólogo/a no contacto c/observáveis;OA7Desenvolvimento de capacidades de estudo e pesquisa pessoal, de trabalhar em equipa, de interpretar textos e dados, de relacionar teoria e informação empírica
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1.Observação sociológica a)Observar o quê?Como observar?Como registar as observações? Como analisar e interpretar?b)Observação orientada teoricamente;c) Conceitos observacionais;d)Familiarização e distanciamento;e)Observação emic e etic.CP2.Contextos de observação:a) Espaços abertos e fechados;b)Contextos formais e informais;c) Contextos organizacionais e não organizacionais;CP3.Interacção observacional;a)Estabelecer contactos;b)Situações de interacção e definição da situação;c)Processos de comunicação;d) Regulação da interacção;e) Papéis e identidades na relação interactiva.CP4.Acesso à observação;a) Estabelecer acesso; b) Estratégias de acesso; c)A importância do interconhecimento e das relações informais;d) Etapas e fronteiras.CP5.Registos de observação:a) Suportes de registo;b)Formas e instrumentos de registo;c)Guiões,grelhas e categorias de observação.CP6.Análise e interpretação:a)Tratamento dos registos observacionais;b)Análise sociológica das observações.CP7. Exercícios
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1; CP2; CP3;CP4;CP5; CP6; CP7 OA2: CP2; CP4 OA3: CP3; CP4 OA4: CP3; CP4 OA5: CP4 OA6: CP1; CP6 OA7: CP1;CP6; CP7
Avaliação / Assessment
A modalidade de avaliação é contínua, implicando um mínimo de 2/3 de assiduidade às aulas leccionadas. A avaliação tem por base: A participação e presença ativa e regular nas aulas e o desenvolvimento das atividades nelas previstas (designadamente o planeamento do trabalho de observação e a apresentação e discussão dos resultados da observação); a apresentação de um texto; a elaboração de uma reflexão final individual sobre os conhecimento adquiridos na UC. Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, não está prevista a avaliação dos/as estudantes através de exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os objectivos desta unidade curricular, acima referidos, concretizam-se através de aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais, trabalho de campo, seminário, leituras, orientação tutorial e trabalho pessoal dos/as estudantes, individual e em grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O caráter laboratorial desta UC remete para o planeamento e realização de exercícios práticos de observação, registo e análise sociológica, relacionados com os objetivos de aprendizagem. Ao longo do semestre os/as alunos/as acedem a uma diversidade de contextos e situações do quotidiano, com os quais estabelecem contacto e treinam procedimentos observacionais. As sessões teórico-práticas e as leituras orientam os/as alunos/as na preparação do trabalho de terreno. As sessões seminariais permitem a partilha e o debate com os colegas
Observações / Observations
Ponderação dos diferentes elementos que contribuem para a avaliação: Assiduidade e participação nas atividades: 20% Apresentação de texto individual: 10% Relatório final individual: 20% Portfólio de grupo (conjunto dos exercícios de grupo): 50%
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Beaud, S. e Weber, F. (2007 [1998]), Guia para pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos, Rio de Janeiro, Vozes; Burgess,R. (2001), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta Editora; Costa, A. F. (1986), «A Pesquisa de Terreno em Sociologia», em J. M. Pinto e A. Santos Silva, Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento; Peretz, H. (2000), Métodos em Sociologia, Lisboa, Temas e Debates; Sieber, T. (2008), Ruas da cidade e sociabilidade pública: um olhar a partir de Lisboa?, em Graça Índias Cordeiro e Frédéric Vidal (org.) A rua. Espaço, tempo, sociabilidade, Lisboa, Livros Horizonte, 47-62; Velho, G. (1981), Observando o Familiar, em Individualismo e Cultura, Rio de Janeiro, Zahar; Velho, G. (1994), Unidade e Fragmentação em Sociedades Complexas? em Projeto e Metamorfose, Rio de Janeiro, Zahar; White, W. F. (2005), Sociedade de Esquina, Rio de Janeiro, Zahar.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Becker, Howard S. 1997 (1958) «Problemas de inferência e prova na observação participante» in Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais, São Paulo: Editora Hucitec, pp.47-64 Benavente, Ana, Costa, António Firmino da, Machado, Fernando Luís e Neves, Manuela Castro (1991), «Perspectivas e Métodos da Sociologia no Estudo dos Meios Sociais», em Do Outro Lado da Escola, Lisboa, Editorial Teorema Campenhoudt, Luc Van (2001), Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, Lisboa, Gradiva Denzin, Norman K. (2000), Handbook of Qualitative Research, London, Sage Publications Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1992) «A aplicação de um inquérito» em O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta, pp.159-174 Goffman, Erving (1963), Behaviour in Public Places, New York, The Free Press Goffman, Erving (1999), Os Momentos e os seus Homens, Lisboa, Relógio d'Água Lee, Raymond M. (2002), Métodos não Interferentes em Pesquisa Social, Lisboa, Gradiva Hall, Edward T. (1986), A Dimensão Oculta, Lisboa, Relógio d'Água Hall, Edward T. (1984), A Dança da Vida, Lisboa, Relógio d'Água Pais, José Machado (2002), Sociologia da Vida Quotidiana, Lisboa, ICS Pereira, Maria do Mar (2012), Fazendo Género no Recreio, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais Ruquoy, Danielle (1997), «Situação de entrevista e estratégia do entrevistador» em Luc Albarello et al, Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, pp. 84-116 Simões, José Alberto (2012), ?Investigando a rua através da internet (e vice-versa): considerações teórico-metodológicas sobre um itinerário etnográfico?, Análise Social, 205, XLVII, pp. 792-817 Smith, Dorothy E. (2005), Institutional Ethnography: A Sociology for People, Oxford, Altamira Press A.P.S., Associação Portuguesa de Sociologia, Código Deontológico, http://www.aps.ics.pt
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16