Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6102
Acrónimo :
L6102
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo fundamental desta unidade curricular é a formação dos alunos na problemática das classes sociais e da estratificação. Trata-se de ponderar a centralidade das classes sociais e da estratificação nos sistemas de diferenças e de desigualdades sociais, sistematizar conhecimentos teóricos, definições de conceitos e competências técnicas sobre o tema, envolvendo contributos clássicos e actuais, perspectivas sociológicas diversas, e relações com outras dimensões de desigualdades sociais. Trata-se, ainda, de analisar informação sobre aspectos concretos das classes sociais e da estratificação nas sociedades contemporâneas, nos planos nacional, europeu e global. Pretende-se também que os alunos elaborem os conhecimentos adquiridos num conjunto de exercícios de carácter prático, sob a forma oral e escrita, e em regime individual e grupal. Outro objectivo da unidade curricular é o de avaliar e classificar o grau de incorporação dos conhecimentos e competências desenvolvidos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem como objectivo proporcionar aos estudantes as seguintes aprendizagens: a) Compreensão de uma das problemáticas centrais da sociologia, a problemática das classes sociais e da estratificação; b) Conhecimento dos principais conceitos e teorias de que a sociologia dispõe neste domínio; c) Desenvolvimento de competências de operacionalização analítica desses conceitos, em especial de caracterização social das populações e de utilização dos indicadores de caracterização social; d) Conhecimento de aspectos concretos da sociedade contemporânea (portuguesa, europeia e mundial), analisados com os instrumentos teóricos e operatórios da sociologia das classes sociais e da estratificação; e) Capacidade de estudo e pesquisa pessoal, de trabalhar em equipa, de interpretar textos e dados, de relacionar teoria e informação empírica, de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente, de comunicar informação e análises, por escrito e oralmente.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Classes sociais e estratificação - teorias 1.1. Teorias marxista, weberiana, das elites, funcionalista 1.2. Estruturas de classe, lugares de classe 1.3. Estratificação, hierarquias, status 1.4. Trajectórias, mobilidade 1.5. Formação de classes: campos e instituições, acção colectiva e movimentos sociais 1.6. Práticas e distinções simbólicas: estilos de vida, identidades, redes 1.7. Classes, género, etnicidade - interseccionalidade 1.8. Classes e desigualdades económicas 2. Procedimentos de operacionalização 2.1. Escalas de estratificação e tipologias de classes 2.2. Indicadores socioprofissionais e socioeducacionais 2.3. Análises estruturais e diacrónicas: espaços sociais, mudança social, mobilidade, biografias 2.4. Classificações sociais, atribuições de status e mapas cognitivos de classes 3. Classes e estratificação em contextos locais, nacionais e supranacionais 3.1. Sociedade portuguesa: análises extensivas e intensivas 3.2. Comparações internacionais e análises transnacionais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A ponderação da centralidade sociológica das classes sociais e da estratificação e a sistematização de conhecimentos teóricos e de definições de conceitos envolvendo contributos clássicos e actuais, perspectivas diversas e relações com outras dimensões de desigualdades sociais estão sobretudo plasmadas no primeiro ponto do programa intitulado "Classes sociais e estratificação: teorias e conceitos". No segundo ponto do programa, designado "Procedimentos de operacionalização", aprofundam-se os conceitos anteriormente abordados numa lógica mais operativa e desenvolvem-se competências metodológicas e técnicas de operacionalização desses conceitos. A análise de informação sobre aspectos concretos das classes sociais e da estratificação nas sociedades contemporâneas, nos planos nacional, europeu e global está concentrada no último ponto do programa da disciplina que tem por título "Classes e estratificação em contextos locais, nacionais e supranacionais".

Avaliação / Assessment


Os elementos concretos em que se baseia a avaliação contínua e respectiva ponderação na classificação final são: a assiduidade (em pelo menos 2/3 das aulas) e participação nas actividades promovidas pelo docente (10%), um teste de avaliação de conhecimentos (30%), a apresentação e debate de textos em aulas teórico-práticas (em grupo) (20%), e a realização de um trabalho escrito final individual (8 a 10 páginas; Arial 12; espaços: 1.5; margens: 3 cm) (40%). A avaliação do trabalho escrito final individual pode incluir uma discussão oral com o docente sobre o trabalho realizado. Existe, em alternativa, a possibilidade de avaliação através de exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teóricas e teórico-práticas, de orientação tutorial e do trabalho pessoal dos estudantes, individual e em grupo. Este trabalho pessoal inclui a participação nas aulas, a leitura cuidadosa da bibliografia de trabalho, pesquisa bibliográfica, a submissão a um teste de avaliação de conhecimentos, a apresentação e debate de textos numa aula teórico-prática (em grupo), e a realização de um trabalho escrito final (individual).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A compreensão da problemática das classes sociais e da estratificação (a) e o conhecimento dos principais conceitos e teorias de que a sociologia dispõe neste domínio (b) são concretizados sobretudo nas aulas teóricas e através do trabalho individual dos estudantes, participando nas aulas e lendo cuidadosamente a bibliografia de trabalho. Trata-se, aqui, de promover fundamentalmente a capacidade dos alunos de interpretar textos e dados. O desenvolvimento de competências de operacionalização analítica de conceitos, em especial de caracterização social das populações e de utilização dos indicadores de caracterização social (c) é feito essencialmente em aulas teórico-práticas e de orientação tutorial. As competências aqui envolvidas referem-se basicamente à capacidade de relacionar teoria e informação empírica. O conhecimento de aspectos concretos da sociedade contemporânea (portuguesa, europeia e mundial), analisados com os instrumentos teóricos e operatórios da sociologia das classes sociais e da estratificação (d) é realizado através de apresentação e debate de textos numa aula teórico-prática (em grupo), o que envolve o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipa e de comunicar informação e análises oralmente. Com o trabalho escrito final individual avalia-se globalmente os conhecimentos e competências adquiridos na disciplina, com especial recurso à orientação tutorial, à pesquisa bibliográfica, e à capacidade de relacionar teoria e informação empírica, de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente, e de comunicar informação e análises por escrito.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16