Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6103
Acrónimo :
L6103
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Introdução ao estudo das principais teorias sociológicas contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais teorias, correntes e autores da sociologia contemporânea; (b) aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito daquelas teorias; (c) aquisição de competências básicas de discussão comparada daqueles conceitos e enunciados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Controvérsias e correntes na teoria sociológica contemporânea I Teorias sistémicas contemporâneas Perspectivas sistémicas contemporâneas. A teoria neofuncionalista da diferenciação social. A análise de redes sociais II Teorias interacionistas contemporâneas Perspectivas interacionistas contemporâneas. A teoria dos rituais de interação. Ordem simbólica e interação: contributos da etnometodologia. III Teorias da ação racional contemporâneas Razão, troca e escolha. Princípios gerais da teoria da troca. Teorias da escolha racional: a questão das normas. O individualismo metodológico. A sociologia analítica. IV Articulação ação-estrutura na teoria sociológica contemporânea Modos de articulação entre ação e estrutura. Internalização da estrutura. Internalização e pluralidade das disposições. Dualidade da estrutura. Dualismo ação-estrutura. Dilemas e desafios da pluralidade teórica em sociologia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As quatro partes do programa cobrem as principais teorias, correntes e autores da sociologia contemporânea. Em cada parte, os conteúdos programáticos incidem sobre os conceitos e enunciados explicativos constitutivos daquelas teorias e correntes, não sobre a obra em geral de cada autor.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consta de três testes individuais realizados em aula, com igual ponderação: o primeiro sobre as teorias sistémicas e interacionistas contemporâneas (partes I e II do programa), o segundo sobre as teorias da ação racional (parte III) e o terceiro sobre as teorias da articulação ação-estrutura (parte IV). Os testes realizam-se depois de concluídas as aulas sobre as partes do programa em avaliação. A classifição final é a média simples da classificação dos três testes, eventualmete majorada até dois valores pela participação nas aulas. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, o aluno realiza um exame final de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual da bibliografia de trabalho especificada para cada tópico é orientado e apoiado pela frequência de 18 aulas teóricas e três aulas teórico-práticas de revisão do programa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. As aulas apresentam os modos de articulação dos conceitos e enunciados explicativos estudados. As sessões de revisão e avaliação permitem treinar a utilização analítica dos conhecimentos adquiridos.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Baert, Patrick, e Filipe Carreira da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais. Ritzer, George, e Jeffrey Stepnisky (2018), Sociological Theory, 10.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Londres, Sage. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


* Bibliografia de trabalho Amândio, Sofia Lai (2014), ?O fio constitutivo da sociologia empírica de Bernard Lahire?, Sociologia, Problemas e Práticas, 76, pp. 33-49. Baert, Patrick, e Filipe Carreira da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais: cap. 2, ?A metáfora biológica: funcionalismo e neo-funcionalismo?, pp. 47-80; cap. 3, ?O enigma da vida quotidiana: o interacionismo simbólico, a abordagem dramatúrgica e a etnometodologia?, pp. 81-112; cap. 4, ?A invasão do homem económico?, pp. 113-140. Berthelot, Jean-Michel (2001), ?Programmes, paradigmes, disciplines: pluralité et unité des sciences sociales?, em Jean-Michel Berthelot (org.) (2001), Épistémologie des Sciences Sociales, Paris PUF, pp. 457-519. Bonnewitz, Patrice (2002), Premières Leçons sur la Sociologie de Pierre Bourdieu, Paris, PUF: cap. 3, ?Une vision spatiale de la société: espace et champs?, pp. 41-60; cap. 4, ?L?homo sociologicus bourdieusien: un agent social?, pp. 61-74. Carvalho, Bruno Sciberras de (2010), ?Individualismo metodológico, racionalidade e ação instrumental: a proposta cognitiva de Raymond Boudon?, Revista de Sociologia e Política, 18 (37), pp. 303-309. Casanova, José Luís (1995), ?Uma avaliação conceptual do habitus?, Sociologia, Problemas e Práticas, 18, pp. 45-68. Collins, Randall (2004), Interaction Ritual Chains, Princeton, Princeton University Press: cap. 2, ?The mutual-focus/emotional-entrainment model?, pp. 47-101. Dubois, Michel (2000), Premières Leçons sur la Sociologie de Raymond Boudon, Paris, PUF: cap. 2, ?L?individualisme méthodologique: principes de la sociologie de l?action?, pp. 21-42. Hedström, Peter, e Lars Udehn (2009), ?Analytical theory and theories of the middle range?, em Peter Hedström e Peter Bearman (orgs.) (2009), The Oxford Handbook of Analytical Sociology, Oxford, Oxford University Press, pp. 25-47. Oliveira, Nuno (2011), ?Entre Cila e Caríbdis: o realismo social de Margaret Archer?, Sociologia, Problemas e Práticas, 65, pp. 119-139. Parker, John (2000), Structuration, Buckingham, Open University Press: cap. 6, ?Archer: ?structuration? and the defence of ?analytical dualism??, pp. 69-85. Pires, Rui Pena (1999), ?Uma teoria dos processos de integração?, Sociologia, Problemas e Práticas, 30, pp. 9-54. Pires, Rui Pena (2007), ?Árvores conceptuais: uma reconstrução multidimensional dos conceitos de ação e de estrutura?, Sociologia, Problemas e Práticas, 53, pp. 11-50. Ritzer, George, e Jeffrey Stepnisky (2018), Sociological Theory, 10.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill: cap. 6, ?A historical sketch of sociological theory: The later years?, pp. 261-311; cap. 13, ?Micro-macro and agency-structure integration?, pp. 592-647. Turner, Jonathan H. (2003), The Structure of Sociological Theory, 7.ª ed., Belmont, CA, Wadsworth-Thomson: cap. 3, ?Systems funcionalism: Niklas Luhmann?, pp. 54-72; cap. 17, ?Behavoristic exchange theory: George C. Homans?, pp. 285-293; cap. 20, ?Rational choice theory?, pp. 325-340; cap. 25, ?Ethnomethodological theory?, pp. 419-431; cap. 28, ?Structuration theory: Anthony Giddens?, pp. 476-490; cap. 30, ?Network theory?, pp. 503-514. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage: cap. 2, ?Functional theorizing?, pp. 7-31; cap. 5, ?Exchange theorizing?, pp. 73-95; cap. 6, ?Symbolic interactionist theorizing?, pp. 96-116; cap. 7, ?Dramaturgical theorizing?, pp. 117-135. * Bibliografia complementar: manuais, obras de referência Giddens, Anthony, e Jonathan H. Turner (orgs.) (1987), Social Theory Today, Cambridge, Polity. Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Comtemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell. Scott, John (2007), Fifty Key Sociologists. The Contemporary Theorists, Londres, Routledge. Scott, John (2012), Sociological Theory. Contemporary Debates, 2.ª ed., Cheltenham, Edward Elgar. * Bibliografia complementar: Niklas Luhmann Luhmann, Niklas (1982), The Differentiation of Society, Nova Iorque, Columbia University Press. Luhmann, Niklas (1990), Political Theory in the Welfare State, Berlim, De Gruyter. Luhmann, Niklas (1995), Social Systems, Stanford, CA, Stanford University Press. * Bibliografia complementar: Mark Granovetter Granovetter, Mark (1973), ?The strength of weak ties?, American Journal of Sociology, 78, pp. 1360-1380. Granovetter, Mark (1974), Getting a Job. A Study of Contacts and Careers, Chicago, University of Chicago Press (2.ª ed. revista e ampliada, 1995). Granovetter, Mark (1985), ?Economic action and social structure. The problem of embeddedness?, American Journal of Sociology, 91, pp. 481-510. * Bibliografia complementar: Randall Collins Collins, Randall (1975), Conflict Sociology, Nova Iorque, Academic Press. Collins, Randall (1979), The Credential Society, Nova Iorque, Academic Press. Collins, Randall (2004), Interaction Ritual Chains, Princeton, NJ, Princeton University Press. * Bibliografia complementar: Harold Garfinkel Garfinkel, Harold (1967), Studies in Ethnomethodology, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall. Garfinkel, Harold (2002), Ethnomethodology's Program. Working Out Durkheim's Aphorism (organização e introdução de Anne Rawls), Lanham, MD, Rowman & Littlefield. Heritage, John (1985), Garfinkel and Ethnomethodology, Cambridge, Polity. * Bibliografia complementar: George C. Homans Homans, George C. (1950), The Human Group, Nova Iorque, Harcourt. Homans, George C. (1961), Social Behavior. Its Elementary Forms, Nova Iorque, Harcourt. Homans, George C. (1964), ?Bringing men back in?, American Sociological Review, 29 (5), pp. 809-818. Homans, George C. (1984), Coming to My Senses, New Brunswick, NJ, Transaction Books. * Bibliografia complementar: James S. Coleman Coleman, James S. (1961), The Adolescent Society, Glencoe, IL, Free Press. Coleman, James S. (1973), The Mathematics of Collective Action, Londres, Heinemann. Coleman, James S. (1990), Foundations of Social Theory, Cambridge, MA, Harvard University Press. Lindenberg, Siegwart (2003), ?James Coleman?, em George Ritzer (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Comtemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell, pp. 90-121. * Bibliografia complementar: Michael Hechter Hechter, Michael (1987), Principles of Group Solidarity, Berkeley, University of California Press. Hechter, Michael (2000), Containing Nationalism, Oxford, Oxford University Press. * Bibliografia complementar: Raymond Boudon Boudon, Raymond (1973), L?Inégalité des Chances, Paris, Armand Colin. Boudon, Raymond (1979), La Logique du Social, Paris, Hachette. Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF. Boudon, Raymond, e Robert Leroux (2003), Y a-t-il Encore Une Sociologie?, Paris, Odile Jacob. Dubois, Michel (2000), Premières Leçons sur la Sociologie de Raymond Boudon, Paris, PUF. * Bibliografia complementar: Peter Hedström (e sociologia analítica em geral) Hedström, Peter (2005), Dissecting the Social. On the Principles of Analytical Sociology, Cambridge, Cambridge University Press. Hedström, Peter, e Richard Swedberg (orgs.) (1998), Social Mechanisms. An Analytical Approach to Social Theory, Cambridge, Cambridge University Press. Hedström, Peter, e Peter Bearman (orgs.) (2009), The Oxford Handbook of Analytical Sociology, Oxford, Oxford University Press. * Bibliografia complementar: Pierre Bourdieu Bourdieu, Pierre (1972), Esquisse d?Une Théorie de la Pratique, Précédé de Trois Études d?Ethnologie Kabyle, Genebra, Droz. Bourdieu, Pierre (1979), La Distinction. Critique Sociale du Jugement, Paris, Minuit. Bourdieu, Pierre (1994), Raisons Pratiques. Sur la Théorie de l?Action, Paris, Seuil. Bourdieu, Pierre, e Loïc Wacquant(1992), Réponses. Pour Une Anthropologie Réflexive, Paris, Seuil. Calhoun, Craig, Edward LiPuma e Moishe Postone (1993), Bourdieu. Critical Perspectives, Cambridge, Polity. * Bibliografia complementar: Bernard Lahire Lahire, Bernard (1998), L?Homme Pluriel. Les Ressorts de l?Action, Paris, Editions Nathan [The Plural Actor, Cambridge, Polity Press, 2010]. Lahire, Bernard (2002), Portraits Sociologiques, Paris, Editions Nathan. Lahire, Bernard (2004), La Culture des Individus. Dissonances Culturelles et Distinction de Soi, Paris, Editions La Découverte. Duvoux, Nicolas (2009), ?La fabrication sociale d?un individu. Entretien avec Bernard Lahire?, La Vie des Idées, 24/11/2009 [http://www.laviedesidees.fr/La-fabrication-sociale-d-un.html]. * Bibliografia complementar: Anthony Giddens Giddens, Anthony (1976) New Rules of Sociological Method. A Positive Critique of Interpretative Sociologies, Londres, Hutchinson. Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society. Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity. Giddens, Anthony (1990), The Consequences of Modernity, Cambridge, Polity. Giddens, Anthony, e Christopher Pierson (1999), Conversations with Anthony Giddens. Making Sense of Modernity, Cambridge, Polity. Held, David, e John B. Thompson (orgs.) (1989), Social Theory of Modern Societies. Anthony Giddens and his Critics, Cambridge, Cambridge University Press. * Bibliografia complementar: Margaret Archer Archer, Margaret S. (1979), Social Origins of Educational Systems, Londres, Sage. Archer, Margaret (1995), Realist Social Theory. The Morphogenetic Approach, Cambridge, Cambridge University Press. Archer, Margaret S. (2003), Structure, Agency and the Internal Conversation, Cambridge, Cambridge University Press. Archer, Margaret S., Roy Bhaskar, Andrew Collier, Tony Lawson e Alan Norrie (orgs.) (1998), Critical Realism. Essential Readings, Londres, Routledge.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16