Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6103
Acrónimo :
L6103
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Introdução ao estudo das principais teorias sociológicas contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais teorias, correntes e autores da sociologia contemporânea. (b) Aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito daquelas teorias. (c) Aquisição de competências básicas de discussão comparada daqueles conceitos e enunciados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução 1. A Pluralidade da Teoria 2. Controvérsias e Tradições 3. Desafios da Pluralidade para a Sociologia 4. Algumas tendências principais: Reducionismo e Síntese II. Desenvolvimentos macrossociológicos contemporâneos 5. A tradição funcionalista. 6. A teoria neofuncionalista da diferenciação social de Niklas Luhmann 7. A controvérsia com Jürgen Habermas III. Desenvolvimentos microssociológicos contemporâneos 8. A tradição interaccionista e etnometodológica 9. A teoria dos rituais de interação de Randal Collins 10. O individualismo metodológico de Raymond Boudon IV. A articulação estrutura-acção na teoria sociológica contemporânea 11. Estruturação versus Morfogénese: Anthony Giddens e Margareth Archer 12. A Teoria da Prática de Pierre Bourdieu 13. A Teoria da Pluralidade Disposicional de Bernard Lahire 14. As Estruturas Fundamentais das Sociedades Humanas segundo Bernard Lahire

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O programa apresentado revela clara coerência com os objectivos de aprendizagem definidos: 1. A organização em quatro blocos (da pluralidade teórica às tradições macro e microssociológicas, culminando com a articulação entre estrutura e acção) garante um contacto sistemático com as principais teorias, correntes e autores da sociologia contemporânea (objetivo a). 2. Cada secção do programa mobiliza conceitos fundamentais que podem ser aplicados no exame crítico da realidade social, permitindo ao estudante desenvolver competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados (objetivo b). 3. As controvérsias teóricas, as oposições entre diferentes tradições e as propostas concorrentes oferecem múltiplas oportunidades para a análise comparativa e de discussão comparada daqueles conceitos e enunciados (objetivo c).

Avaliação / Assessment


A avaliação durante o período lectivo consta de três testes individuais realizados em aula, com igual ponderação: o primeiro sobre as partes I e II do programa, o segundo sobre a parte III e o terceiro sobre as teorias da articulação acção-estrutura (parte IV). Cada teste é precedido de um aula de revisões e dúvidas. Os testes realizam-se depois de concluídas as aulas sobre as partes do programa em avaliação. A classificação final é a média simples da classificação dos três testes. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação durante o período lectivo, o aluno ou aluna realiza um exame final de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação durante o período lectivo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual da bibliografia de trabalho especificada para cada tópico é orientado e apoiado pela frequência de 18 aulas teóricas e três aulas teórico-práticas de revisão do programa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. As aulas apresentam os modos de articulação dos conceitos e enunciados explicativos estudados. As sessões de revisão e avaliação permitem treinar a utilização analítica dos conhecimentos adquiridos.

Observações / Observations


O apoio tutorial deve ser previamente agendado com o/a docente. O Fénix deve ser entendida pelos alunos APENAS como uma plataforma administrativa. As informações substantivas sobre a unidade curricular (programa detalhado, calendarização das aulas e momentos de avaliação, instruções de avaliação, bibliografia de trabalhos, etc.) serão transmitidas a cada turma pelo respectivo docente através de outras plataformas, nomeadamente as de ensino electrónico.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BAERT Patrick & Filipe Carreira da SILVA (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa: Mundos Sociais (versão em espanhol disponibilizada). CALHOUN, Craig et al. (2002), Contemporary Sociological Theory, Oxford: Blackwell. RITZER George & Barry SMART (2003), Handbook of Social Theory, London: Sage. RITZER, George & Jeffrey STEPNISKY (2018), Sociological Theory, New York: McGraw-Hill. TURNER, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, London: Sage. TURNER, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, London: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. ABEND Gabriel (2008), “The Meaning of Theory”, Sociological Theory 26(2): 173-199. 2. RITZER George & Jeffrey STEPNISKY (2018), “A historical sketch of sociological theory: The later years”, in Sociological Theory, Los Angeles: Sage, 261-311. 3. BERTHELOT Jean-Michel (2001), “Programmes, paradigmes, disciplines: pluralité et unité des sciences sociales”, in JM Berthelot (ed.) (2001), Épistémologie des Sciences Sociales, Paris: PUF, 457-519. 4. TURNER Jonathan H. (2010), “Chapter 1: First Steps in Developing a General Sociological Theory”, in Theoretical Principles of Sociology, Volume I - Macrodynamics, New York: Springer, 1-20. 5. BAERT Patrick & Filipe Carreira da SILVA (2014), “2. La metáfora biológica: Funcionalismo y neofuncionalismo”, in La Teoría Social Contemporánea, Madrid: Alianza, 65-104. 6. TURNER Jonathan H. (2014), “Functional theorizing”, in Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, London: Sage, 7-31. 7. TURNER Jonathan H. (2003), “Systems funcionalism: Niklas Luhmann”, in The Structure of Sociological Theory, Belmont: Wadsworth-Thomson, 54-72. 8. BROWN Richard Harvey & Douglas GOODMAN (2003), “Jürgen Habermas' Theory of Communicative Action: An Incomplete Project”, in G. Ritzer & B. Smart (eds.) (2003), Handbook of Social Theory, London: Sage, 201-216. 9. BAERT Patrick, e Filipe Carreira da SILVA (2014), “3. El enigma de la vida cotidiana. Interaccionismo simbólico, enfoque dramatúrgico y etnometodologia", in La Teoría Social Contemporánea, Madrid: Alianza, 105-142. 10. TURNER Jonathan H. (2014), “Symbolic interactionist theorizing” & “Dramaturgical theorizing”, in Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, London: Sage, 96-116 & 117-135. 11. TURNER Jonathan H. (2003), “Ethnomethodological theory”, The Structure of Sociological Theory, Belmont: Wadsworth-Thomson, 419-431. 12. RÖSSEL Jörg & Randall COLLINS (2001), “Conflict theory and interaction rituals: the microfoundations of conflict theory”, in JH Turner (ed.) (2001), Handbook of Sociological Theory, New York: Kluwer, 509-531. 13. COLLINS Randall (2004), “The mutual-focus/emotional-entrainment model”, in Interaction Ritual Chains, Princeton: Princeton University Press, 47-101. 14. DUBOIS Michel (2000), “L’individualisme méthodologique: principes de la sociologie de l’action”, in Premières Leçons sur la Sociologie de Raymond Boudon, Paris: PUF, 21-42. 15. CARVALHO Bruno Sciberras de (2010), “Individualismo metodológico, racionalidade e ação instrumental: a proposta cognitiva de Raymond Boudon”, Revista de Sociologia e Política 18(37): 303-309. 16. RITZER George & Jeffrey STEPNISKY (2018), “Micro-macro and agency-structure integration”, in Sociological Theory, New York: McGraw-Hill, 592-647. 17. TURNER Jonathan H. (2003), “Structuration theory: Anthony Giddens”, in The Structure of Sociological Theory, Belmont: Wadsworth-Thomson, 476-490. 18. PARKER John (2000), “Archer: ‘structuration’ and the defence of ‘analytical dualism’”, in Structuration, Buckingham: Open University Press, 69-85. 19. OLIVEIRA Nuno (2011), “Entre Cila e Caríbdis: o realismo social de Margaret Archer”, Sociologia, Problemas e Práticas 65: 119-139. 20. BONNEWITZ Patrice (2002), “Une vision spatiale de la société: espace et champs” & “L’homo sociologicus bourdieusien: un agent social”, in Premières Leçons sur la Sociologie de Pierre Bourdieu, Paris: PUF, 41-60 & 61-74. 21. CASANOVA José Luís (1995), “Uma avaliação conceptual do habitus”, Sociologia, Problemas e Práticas 18: 45-68. 22. ABOIM Sofia, Pedro VASCONCELOS & Mónica TRÜNINGER (1996), “Notas sobre as Representações Sociais e o Habitus: esboço de uma análise comparada”, Psicologia XI(2/3): 139-158. 23. AMÂNDIO Sofia Lai (2014), “O fio constitutivo da sociologia empírica de Bernard Lahire”, Sociologia, Problemas e Práticas 76: 33-49. 24. LAHIRE Bernard (2003), “From the habitus to an individual heritage of dispositions. Towards a sociology at the level of the individual”, Poetics 31: 329–355. 25. WALDVOGEL Laura (2024), “Bernard Lahire, Les Structures fondamentales des sociétés humaines”, Frontière s [http://journals.openedition.org/frontieres/2785]. 26. FORMOSO Bernard (2024), “Bernard Lahire, Les Structures fondamentales des sociétés humaines”, L’Homme [http://journals.openedition.org/lhomme/50017]. 27. LAHIRE Bernard (2023), “Post-scriptum. La convergence des formules biologique, psychologique et sociologique”, in Les Structures fondamentales des sociétés humaines, Paris: La Découverte, 915-932.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-10