Métodos de Ensino e Avaliações
O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se através de aulas teórico-práticas, sessões laboratoriais (orientadas para o trabalho prático, com recurso ao SPSS), orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos estudantes. O trabalho pessoal dos alunos consiste num conjunto de actividades que incluem: a) a participação nas aulas teórico-práticas e nas sessões de laboratório; b) a consulta e leitura dos materiais de apoio preparados pela equipa docente e da bibliografia de referência; c) a realização de um teste escrito; e d) a realização de exercícios com o SPSS, em sala de aula, no decorrer do semestre. | 1. Avaliação Contínua A avaliação contínua resulta da ponderação de duas componentes, ambas individuais: um teste escrito e um exercício com SPSS. - O teste escrito incidirá sobre os pontos 1, 2 e 3 do programa e será realizado no início de Maio, em simultâneo para todas as turmas. A nota máxima do teste escrito é de 20 valores. - O exercício com SPSS será realizado em sessão de laboratório e decorrerá em dois momentos: 1º momento: a meio do semestre, incidindo sobre os pontos 1 e 2 do programa 2º momento: no final do semestre, incidindo sobre os pontos 3 e 4 do programa O exercício com SPSS avaliará as competências dos alunos a) na realização dos métodos desenvolvidos, com o SPSS; b) na interpretação dos resultados alcançados, através da elaboração de uma síntese interpretativa. No decorrer deste exercício os alunos poderão consultar as fichas técnicas fornecidas pela equipa docente. A nota máxima a atribuir em cada exercício é de 10 valores. A nota final de cada aluno na UC resulta da média das duas componentes. Assim o teste escrito terá um peso de 50%; assim como o conjunto dos exercícios com SPSS (25% + 25%). Se a nota final for inferior a 10 valores, os alunos serão avaliados em época de exame. Caso a nota obtida em avaliação contínua numa das componentes - ou no teste ou no exercício com SPSS (soma das duas notas) - tenha sido de pelo menos 10 valores, o aluno poderá ser dispensado da avaliação nessa componente em exame. 1. Avaliação em exame A avaliação em exame inclui 2 componentes, ambas individuais e com igual peso na nota final. Exame escrito: 50% Exame SPSS: 50% As duas componentes realizar-se-ão em dias consecutivos ou no mesmo dia, mas em turnos diferentes (manhã e tarde).