Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A participação é obrigatória e os alunos devem ter preparado no mínimo as leituras essenciais recomendadas e contribuir para o debate em grupo acerca dos textos recomendados (artigos de revistas científicas e/ou capítulos de livros).
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos se familiarizem com a disciplina, a diversidade de Teorias de Relações Internacionais e o carácter interdiscisplinar de RI. Pretende-se que consolidem os seus conhecimentosas face às diversas abordagens ao estudo das relações internacionais e à trajectória história da disciplina científica de Relações Internacionais e com a trajectória da disciplina em Portugal. Espera-se que consolidem conhecimentos acerca da pluralidade de abordagens teóricas e da sua aplicabilidade para analisar acontecimentos e questões centrais na agenda internacional contemporânea.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Consolidar conhecimentos acerca das Teorias no epicentro de RI e avaliar potencialidades e limitações das teorias clássicas, críticas e abordagens alternativas e/ou pós-positivistas OA2 Examinar criticamente os modos através dos quais o Teorizar acerca do Internacional e a prática das relações internacionais se encontram intricados OA3 Aplicar teorias e conceitos para analisar questões centrais na agenda internacional. OA4 Apresentar, debater e escrever de forma crítica sobre as Teorias de RI e seus conceitos centrais na sua relação com questões centrais na agenda internacional, com acontecimentos contemporâneos e com processos históricos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP. 1. 1: Introdução à disciplina de Relações Internacionais e Unidade Curricular. CP. 1 .2: Teorizar as relações internacionais. CP. 1.3 A trajectória da disciplina de RI. CP.2.1 Teorias de Relações Internacionais: teorias clássicas Idealismo, Realismo e neo-realismo, Neo-liberalismo. C.P. 2.2 Teorias de Relações Internacionais: Escola Inglesa e a Sociedade Internacional. CP. 2.3 Teorias de Relações Internacionais: Teorias marxistas & Teoria Crítica de Relações Internacionais & sub-área de Economia Política Internacional. CP.2. 4 Teorias de Relações Internacionais: Construtivismo, abordagens alternativas e pós-positivistas.CP.2.5 Teorias de Relações Internacionais e Sub-área de Estudos de Segurança Internacional. CP. 2.6 Teorias de Relações Internacionais e Sub-área de Estudos de Política Externa.CP 3 Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas: Intervenção Humanitária. CP. 4 CONCLUSÃO :Revisões e Esclarecimento de Dúvidas (temas de maior dificuldade)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP 1.2, CP 1.3, CP 2 OA2: CP 1.2, CP1.3, CP2.5 OA3: CP.2.1, CP2.2, CP 2.3, CP2.4, CP 2.5, 2.6 OA4: CP 1.3, CP.2.1, CP2.2, CP 2.3, CP2.4, CP2.5, CP 2.6, CP3, CP4
Avaliação / Assessment
Em cada semana lectiva, a primeira aula é teórica e a segunda é prática . As aulas teóricas consistem essencialmente na exposição da matéria pela docente, e as práticas na apresentação e discussão nos Grupos de Trabalho e na Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas pelos alunos. A AVALIAÇÃO CONTÍNUA DA UC SERÁ EXCLUSIVAMENTE ONLINE COM AS SEGUINTES PONDERAÇÕES: a) Assiduidade e Participação contínua nas sessões síncronas (20%) b) apresentação intercalar oral e defesa/discussão de tema integrado num Grupo de trabalho (10%); c) trabalho intercalar escrito de grupo (20%); d) simulação de Reunião Extraordinária do CSNU (20%) 2) trabalho individual final (30%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Leitura de textos recomendados, debate da aplicabilidade dos conceitos centrais a casos práticos e Questões centrais na agenda internacional: OA1, OA2, OA3, O4 Apresentação Oral nos Grupos de Trabalho e Simulação de Reunião Extraordinária do CSNU: OA4 Trabalho escrito (sobre o tema do grupo de trabalho ou outro incluído no Programa): OA3, OA4. Frequencia: OA
Observações / Observations
Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wilkinson, P. (2007). International Relations: A Very Short Introduction: Oxford University Press. Jackson, R., and Sorensen, G. (2010). Introduction to international relations: theories and approaches (4th ed): Oxford University Press. Dunne, T., et al. (2007). International Relations Theories: Discipline and Diversity: Oxford University Press. Dougherty, J. E. et al. (2003). Relações internacionais: as teorias em confronto: um estudo detalhado. Lisboa: Gradiva. Cravinho, J. G. (2008). Visões do Mundo: as Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo (3rd ed.). Lisboa: ICS. Burchill, S. et al. (Ed.) (2009). Theories of International Relations. (4th ed.). New York: Palgrave. Brown, C., and Ainley, K. (2009). Understanding international relations (4th ed.). London: Palgrave Macmillan. Baylis, J., et al. (Eds.). (2011). The globalization of world politics: an introduction to international relations (5th ed.).: Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Savigny, H., and Marsden, L. (2011). Doing Political Science and International Relations: Theories in Action. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan. Uma lista de bibliografia detalhada (especificada em relação a cada aula) será entregue pelo docente na aula inicial
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16