Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular tem como objetivos gerais fornecer instrumentos teóricos e conceptuais sobre: - a disciplina de Relações Internacionais, a sua trajetória histórica e o seu carácter interdisciplinar; - as diversas abordagens teóricas ao estudo das Relações Internacionais; - a aplicabilidade das diferentes abordagens existentes no estudo de questões centrais na agenda internacional contemporânea.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Identificar e distinguir as principais Teorias de Relações Internacionais. OA2: Avaliar as potencialidades e limitações inerentes às teorias clássicas, críticas e abordagens alternativas e/ou pós-positivistas nas Relações Internacionais. OA3: Examinar criticamente os modos através dos quais a prática das Relações Internacionais pode ser teorizada OA4: Aplicar teorias e conceitos de Relações Internacionais na análise da agenda internacional e de processos político-históricos de relevo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1. Introdução à disciplina de Relações Internacionais CP 2. A trajectória histórica da disciplina de Relações Internacionais CP 3. Teorizar as Relações Internacionais CP 4. Teorias de Relações Internacionais CP 4.1 Realismo e neo-realismo CP 4.2 Liberalismo e neo-liberalismo CP 4.2 Escola inglesa e a sociedade internacional CP 4.3 Construtivismo e abordagens pós-positivistas CP 4.4 Teorias marxistas, teoria crítica, e Economia Política Internacional CP 4.5 Estudos de Segurança Internacional CP 4.6 Análise de Política Externa CP 5. Simulação de sessão extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas CP 6. Os futuros possíveis das Relações Internacionais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da unidade curricular encontram-se fortemente associados aos diferentes objetivos de aprendizagem. O programa começa com uma introdução à disciplina de Relações Internacionais, incluindo a sua trajetória histórica e as diferentes formas como teorizar a sua interdisciplinaridade (OA1 e OA3 - CP 1; CP 2; CP 3). Segue-se o mapeamento das diferentes abordagens teóricas existentes, incluindo teorias clássicas, críticas e abordagens alternativas e/ou pós-positivistas (OA2 - CP 4.1; CP 4.2; CP 4.3; CP 4.4; CP 4.5; CP 4.6). Por último, são desenvolvidas formas de aplicar teorias e conceitos de Relações Internacionais na análise do mundo contemporâneo, seja através de uma simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, seja através do incentivo a exercícios propetivos (OA4 - CP 5; CP6).
Avaliação / Assessment
1. Avaliação ao longo do semestre a) assiduidade e participação nas aulas (15%), sendo obrigatória participação em pelo menos 70% das aulas b) apresentação intercalar oral e discussão, integrada num grupo de trabalho, sobre teorias de Relações Internacionais indicadas no programa (20%) d) simulação de sessão extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas (15%) d) frequência (50%), sobre matéria leccionada ao longo de todo o semestre ou 2. Avaliação por exame, sobre toda a matéria do programa
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Em cada semana, a primeira aula é teórica e a segunda é prática. As aulas teóricas assentam na exposição da matéria do programa pelo docente enquanto que as aulas práticas se baseiam na apresentação de diferentes teorias de Relações Internacionais indicadas no programa, por diferentes grupos de trabalho, com base em textos previamente distribuídos pelo docente, seguido de debate com a restante turma. A penúltima aula é reservada para uma simulação de uma sessão extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência entre as metodologias de ensino e os resultados de aprendizagem da unidade curricular é assegurada pela participação crítica dos alunos durante as aulas, pelos debates em torno do conteúdo do programa, e pela apresentação e discussão de diferentes teorias de Relações Internacionais, com base em textos recomendados pelo docente, enquanto parte de um trabalho de grupo (OA1, OA2, OA3). Por outro lado, os alunos também se familiarizarão com um exemplo prático no contexto de uma organização internacional por via de uma simulação de uma sessão extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas (OA4). No final da unidade curricular, os alunos terão desenvolvido uma compreensão aprofundada das principais questões relacionadas com Relações Internacionais, bem como uma perceção crítica das potencialidades e limitações efectivas da aplicação de abordagens teóricas ao mundo contemporâneo.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Reus-Smit, Christian. (2020). International Relations: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press. Sorensen, G., Moller, J. and Jackson, R. (2021). Introduction to international relations: theories and approaches (8th ed.). Oxford: Oxford University Press. Dougherty, R. and Pfaltzgraff Jr., R. (2003). Relações internacionais: as teorias em confronto. Lisboa: Gradiva. Cravinho, J. G. (2008). Visões do Mundo: as Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo (3rd ed.). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Devetak, S. and True, J. (eds.) (2022). Theories of International Relations. (6th ed.). London: Bloomsbury Academic. Brown, C. (2022). Understanding international relations (4th ed.). London: Bloomsbury Academic. Baylis, J. et al. (eds.) (2023). The globalization of world politics: an introduction to international relations (9th ed.). Oxford: Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Gaspar, C. (coord.) (2021). Teorias das Relações Internacionais: Textos Clássicos. Lisboa: Livros Horizonte. Sousa, F. et al. (2022). Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais. Coimbra: Edições Almedina. Acharya, A. and Buzan, B. (2019). The Making of Global International Relations: Origins and Evolution of IR at its Centenary. Cambridge: Cambridge University Press. Dunne, T. et al. (2020). International Relations Theories: Discipline and Diversity (5th ed.). Oxford: Oxford University Press. Kaarbo, J. and Thies, C. (eds.) (2024). Oxford Handbook of Foreign Policy Analysis. Oxford: Oxford University Press. Tickner, A. B. and Smith, K. (eds.) (2020). International Relations from the Global South: A World of Difference. London and New York: Routledge. Cavelty, M. D. and Balzacq, T. (eds.) (2017). Routledge Handbook of Security Studies. London and New York: Routledge. Weber, Cynthia (2020). International Relations Theory: A Critical Introduction. London and New York: Routledge. Oksamytna, K. and Karlsrud, J. (eds.) (2020). United Nations peace operations and International Relations theory. Manchester: Manchester University Press. Bukovansky, M., Keene, E., Reus-Smit, C. and Spanu, M. (eds.) (2023) Oxford Handbook of History and International Relations. Oxford: Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23