Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L6120
Acrónimo :
L6120
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Metodologias de Planeamento visa introduzir o aluno nas metodologias e práticas de desenho e planeamento de políticas Públicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais sobre as metodologias de planeamento no quadro das políticas públicas, com destaque para a abordagem sistémica que lhe é inerente. - Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os métodos e conteúdos das principais fases de uma metodologia de planeamento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1. PLANEAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS 1.1. Enquadramento no contexto das políticas públicas 1.2. Operacionalização do conceito de políticas públicas 1.3. Formulação, desenho e programação de políticas públicas 1.4. Planeamento como intervenção para a mudança Módulo 2. PRINCIPAIS FASES DE UMA METODOLOGIA DE PLANEAMENTO 2.1. Diagnóstico 2.2. Estratégia 2.3. Plano de ação 2.4. Gestão, acompanhamento e avaliação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Em termos de objectivos a unidade curricular procura introduzir o aluno nas metodologias e práticas de planeamento estratégico. Para o cumprimento deste objectivo o programa conta com dois módulos. Um primeiro destinado à introdução dos alunos no universo do planeamento e das políticas públicas. Um segundo centrado nas principais fases do processo de planeamento.

Avaliação / Assessment


Em termos de avaliação a UC Metodologias de Planeamento recorre à elaboração e apresentação de um trabalho escrito, de grupo e repartido por três fases. Avaliação contínua: Presença obrigatória em 75% das aulas; A nota final será obtida com recurso à seguinte ponderação: - Fase 1 - 25% da nota final; - Fase 2 - 25% da nota final; - Fase 3 - 50% da nota final. OU Exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Assenta na combinação de: a) aulas teórico-práticas de enquadramento das matérias, para aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos; b) aulas práticas de realização de exercícios, para aquisição de conhecimentos técnico-operativos. Estas aulas práticas consistem na aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre metodologias de planeamento na resolução e análise crítica de exemplos de intervenção concretos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A avaliação da unidade curricular é realizada ao longo do período lectivo e está suportada na realização de um trabalho de grupo em três fases. Na primeira será elaborada uma componente estratégica (do diagnóstico aos objectivos) de uma intervenção pública sectorial. Na segunda, será elaborada a componente táctica (plano de acção e normas de execução) e na terceira será abordado o modelo operacional (domínios da execução e da avaliação. Estes trabalhos traduzem-se numa aproximação prática às metodologias de planeamento estratégico aplicadas a casos concretos da realidade das políticas públicas nacionais ou comunitárias, o que evidência o elevado grau coerência das metodologias de ensino com os objectivos da própria unidade curricular.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16