Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular de Metodologias de Planeamento visa dotar os estudantes com os conhecimentos teóricos e práticos necessários para um adequado planeamento de políticas e programas, promovendo uma compreensão abrangente do planeamento no ciclo de vida das políticas, o desenvolvimento de competências teóricas e operacionais e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na elaboração de exercícios que simulem situações reais de desenho e programação de políticas públicas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
- Aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais sobre as metodologias de planeamento no quadro das políticas públicas, com destaque para a abordagem sistémica que lhe é inerente. - Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os métodos e conteúdos das principais fases de uma metodologia de planeamento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo 1. PLANEAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS 1.1. Enquadramento no contexto das políticas públicas 1.2. Operacionalização do conceito de políticas públicas 1.3. Formulação, desenho e programação de políticas públicas 1.4. Planeamento como intervenção para a mudança Módulo 2. PRINCIPAIS FASES DE UMA METODOLOGIA DE PLANEAMENTO 2.1. Diagnóstico 2.2. Estratégia 2.3. Plano de ação 2.4. Gestão, acompanhamento e avaliação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A unidade curricular tem como objetivo geral introduzir os alunos nas metodologias e práticas de desenho e planeamento de políticas públicas, o que é refletido em seu programa detalhado. No Módulo 1, os alunos são imersos no contexto das políticas públicas, começando com o enquadramento e operacionalização do conceito, seguido pela formulação, desenho e programação de políticas, até chegar ao planeamento como intervenção para mudança. Este módulo proporciona a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais, como destacado nos objetivos de aprendizagem. O Módulo 2 centra-se nas fases principais de uma metodologia de planeamento, abrangendo diagnóstico, estratégia, plano de ação e gestão, acompanhamento e avaliação. Este conteúdo é diretamente relacionado à aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos, permitindo que os alunos desenvolvam competências práticas e operacionais.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre recorre à elaboração de dois trabalhos práticos. A nota final será obtida com recurso à seguinte ponderação: • Primeiro trabalho (em grupo) - 70% da nota final; • Segundo trabalho (individual) - 30% da nota final. O primeiro trabalho contempla uma apresentação pública do mesmo. Para aprovação é necessário ter um mínimo de 75% de assiduidade às aulas. A unidade curricular contempla também a modalidade de avaliação por exame nos termos definidos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As Metodologias de Ensino e de Aprendizagem são as seguintes: ME1 - Aulas teórico-práticas que proporcionam uma base teórica sólida sobre metodologias de planeamento, integrando conceitos e teorias fundamentais no contexto das políticas públicas e facilitando a compreensão de abordagens sistémicas e operacionais; ME2 - Aulas práticas centradas na aplicação dos conhecimentos teóricos em situações concretas, incluindo exercícios práticos, desenvolvendo competências técnico-operativas essenciais para a implementação de políticas públicas; ME3 - Os debates e discussões em grupo para promover a troca de ideias e perspetivas entre os alunos, estimulando o pensamento crítico e a análise colaborativa de problemas, além de encorajarem a participação ativa e o desenvolvimento de competências de comunicação. ME4 - Os trabalhos individuais permitem a exploração aprofundada de temas específicos, desenvolvem a capacidade de pesquisa e análise independente e avaliam a compreensão e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. M5 - e trabalho autónomo do estudante, que inclui estudo independente para consolidar conhecimentos adquiridos nas aulas, leitura de literatura científica relevante para aprofundar temas específicos, e preparação de trabalhos e apresentações, promovendo a autonomia e responsabilidade.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A avaliação da unidade curricular é realizada ao longo do período lectivo e está suportada na realização de um trabalho de grupo em três fases. Na primeira será elaborada uma componente estratégica (do diagnóstico aos objectivos) de uma intervenção pública sectorial. Na segunda, será elaborada a componente táctica (plano de acção e normas de execução) e na terceira será abordado o modelo operacional (domínios da execução e da avaliação. Estes trabalhos traduzem-se numa aproximação prática às metodologias de planeamento estratégico aplicadas a casos concretos da realidade das políticas públicas nacionais ou comunitárias, o que evidência o elevado grau coerência das metodologias de ensino com os objectivos da própria unidade curricular.
Observações / Observations
As Metodologias de Ensino e de Aprendizagem estão alinhadas de forma coerente com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. O primeiro objetivo de aprendizagem é a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais sobre as metodologias de planeamento no quadro das políticas públicas, com destaque para a abordagem sistémica. Para isso, as aulas teórico-práticas oferecem uma base teórica sólida e detalhada, permitindo aos alunos compreender os conceitos fundamentais e as bases teóricas que sustentam as metodologias de planeamento. O segundo objetivo é a aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os métodos e conteúdos das principais fases de uma metodologia de planeamento. As aulas práticas são cruciais para este objetivo, focando na aplicação dos conhecimentos teóricos em situações concretas através de exercícios práticos e estudos de caso. Isso desenvolve as competências técnico-operativas necessárias para o desenho e implementação de políticas públicas. Os debates e discussões em grupo complementam esses objetivos ao promoverem o pensamento crítico, a análise colaborativa e o desenvolvimento de competências de comunicação. Os trabalhos individuais permitem a exploração aprofundada de temas específicos, promovendo a capacidade de pesquisa e análise independente e o trabalho autónomo do estudante incentiva a autogestão do tempo e a aprendizagem contínua.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23