Sumários
23 Fevereiro 2024, 19:30
•
Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi dedicada à definição e discussão das características da modernidade. A proposta feita aos alunos foi de contar uma história de múltiplas revoluções e transformações sociais que construíram a modernidade. Este processo foi discutido em dois níveis: um primeiro nível, remete para a sua materialidade, ou seja, as invenções, tecnologias, construções, organizações sociais e políticas, instituições sociais, expressões artísticas, que mudaram materialmente o Mundo; um segundo nível, remete para o mundo das ideias, para a forma como entendemos o mundo, as instituições e as relações sociais, isto é, a modernidade não construiu apenas um mundo de coisas, construiu um entendimento do mundo das coisas e das ideias.
A partir desta premissa, a primeira parte da sessão foi dedicada à discussão das suas origens e alicerces, das suas características e das suas várias facetas ou etapas de desenvolvimento. Por sua vez, a segunda parte da sessão foi dedicada ao texto “The Two Revolutions” de Robert Nisbet, a partir do qual se discutiu de forma mais aprofundada como as interpretações das transformações ocorridas no séc. XIX decorrentes da Revolução Industrial e da Revolução Francesa influenciaram o nosso entendimento do mundo moderno, bem como estabeleceram as bases político-ideológicas que inspiram muitos dos debates contemporâneos.
23 Fevereiro 2024, 18:00
•
Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi dedicada à definição e discussão das características da modernidade. A proposta feita aos alunos foi de contar uma história de múltiplas revoluções e transformações sociais que construíram a modernidade. Este processo foi discutido em dois níveis: um primeiro nível, remete para a sua materialidade, ou seja, as invenções, tecnologias, construções, organizações sociais e políticas, instituições sociais, expressões artísticas, que mudaram materialmente o Mundo; um segundo nível, remete para o mundo das ideias, para a forma como entendemos o mundo, as instituições e as relações sociais, isto é, a modernidade não construiu apenas um mundo de coisas, construiu um entendimento do mundo das coisas e das ideias.
A partir desta premissa, a primeira parte da sessão foi dedicada à discussão das suas origens e alicerces, das suas características e das suas várias facetas ou etapas de desenvolvimento. Por sua vez, a segunda parte da sessão foi dedicada ao texto “The Two Revolutions” de Robert Nisbet, a partir do qual se discutiu de forma mais aprofundada como as interpretações das transformações ocorridas no séc. XIX decorrentes da Revolução Industrial e da Revolução Francesa influenciaram o nosso entendimento do mundo moderno, bem como estabeleceram as bases político-ideológicas que inspiram muitos dos debates contemporâneos.
22 Fevereiro 2024, 16:00
•
Maria João Lima
Introdução geral ao tema da Modernidade.
O que é a modernidade?
1.
A Revolução
Industrial e os seus efeitos
2.
A Revolução
Francesa, a construção do Estado liberal e o desenvolvimento da cidadania
3.
O Iluminismo
e os novos modos de compreensão do mundo
Visionamento conjunto e discussão a partir de um pequeno vídeo sobre a conquista do voto das mulheres (USA)
22 Fevereiro 2024, 14:30
•
Maria João Lima
As etapas da modernidade:
modernidade, pós-modernidade, modernidade reflexiva, modernidade líquida.
Apresentação do quadro explicativo das etapas da modernidade.
9 Fevereiro 2024, 19:30
•
Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi estruturada em duas partes, correspondentes a cada uma das aulas. Assim, a primeira foi dedicada à apresentação dos alunos e do docente, onde se discutiu os percursos anteriores, as motivações e os interesses de cada um. Por sua vez, a segunda parte foi dedicada à apresentação da UC, na qual as alunas foram introduzidas à modernidade e às questões sociais a partir das quais podemos simultaneamente definir e debater os tempos modernos. Adicionalmente, foram apresentados os traços gerais do programa, a bibliografia, o modo de funcionamento das aulas, os recursos pedagógicos, o calendário e o processo de avaliação.