Sumários

O que é a Modernidade?

23 Fevereiro 2024, 19:30 Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado


A sessão foi dedicada à definição e discussão das características da modernidade. A proposta feita aos alunos foi de contar uma história de múltiplas revoluções e transformações sociais que construíram a modernidade. Este processo foi discutido em dois níveis: um primeiro nível, remete para a sua materialidade, ou seja, as invenções, tecnologias, construções, organizações sociais e políticas, instituições sociais, expressões artísticas, que mudaram materialmente o Mundo; um segundo nível, remete para o mundo das ideias, para a forma como entendemos o mundo, as instituições e as relações sociais, isto é, a modernidade não construiu apenas um mundo de coisas, construiu um entendimento do mundo das coisas e das ideias. 
A partir desta premissa, a primeira parte da sessão foi dedicada à discussão das suas origens e alicerces, das suas características e das suas várias facetas ou etapas de desenvolvimento. Por sua vez, a segunda parte da sessão foi dedicada ao texto “The Two Revolutions” de Robert Nisbet, a partir do qual se discutiu de forma mais aprofundada como as interpretações das transformações ocorridas no séc. XIX decorrentes da Revolução Industrial e da Revolução Francesa influenciaram o nosso entendimento do mundo moderno, bem como estabeleceram as bases político-ideológicas que inspiram muitos dos debates contemporâneos.

O que é a Modernidade?

23 Fevereiro 2024, 18:00 Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado


A sessão foi dedicada à definição e discussão das características da modernidade. A proposta feita aos alunos foi de contar uma história de múltiplas revoluções e transformações sociais que construíram a modernidade. Este processo foi discutido em dois níveis: um primeiro nível, remete para a sua materialidade, ou seja, as invenções, tecnologias, construções, organizações sociais e políticas, instituições sociais, expressões artísticas, que mudaram materialmente o Mundo; um segundo nível, remete para o mundo das ideias, para a forma como entendemos o mundo, as instituições e as relações sociais, isto é, a modernidade não construiu apenas um mundo de coisas, construiu um entendimento do mundo das coisas e das ideias. 
A partir desta premissa, a primeira parte da sessão foi dedicada à discussão das suas origens e alicerces, das suas características e das suas várias facetas ou etapas de desenvolvimento. Por sua vez, a segunda parte da sessão foi dedicada ao texto “The Two Revolutions” de Robert Nisbet, a partir do qual se discutiu de forma mais aprofundada como as interpretações das transformações ocorridas no séc. XIX decorrentes da Revolução Industrial e da Revolução Francesa influenciaram o nosso entendimento do mundo moderno, bem como estabeleceram as bases político-ideológicas que inspiram muitos dos debates contemporâneos.

Sessão 4: O que é a Modernidade?

22 Fevereiro 2024, 16:00 Maria João Lima


Introdução geral ao tema da  Modernidade.

O que é a modernidade?

1.     A Revolução Industrial e os seus efeitos

2.     A Revolução Francesa, a construção do Estado liberal e o desenvolvimento da cidadania

3.     O Iluminismo e os novos modos de compreensão do mundo

Visionamento conjunto e discussão a partir de um pequeno vídeo sobre a conquista do voto das mulheres (USA) 

Sessão 3: Etapas da Modernidade

22 Fevereiro 2024, 14:30 Maria João Lima


As etapas da modernidade: modernidade, pós-modernidade, modernidade reflexiva, modernidade líquida.

Apresentação do quadro explicativo das etapas da modernidade.

Apresentação: parte II

9 Fevereiro 2024, 19:30 Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado


A sessão foi estruturada em duas partes, correspondentes a cada uma das aulas. Assim, a primeira foi dedicada à apresentação dos alunos e do docente, onde se discutiu os percursos anteriores, as motivações e os interesses de cada um. Por sua vez, a segunda parte foi dedicada à apresentação da UC, na qual as alunas foram introduzidas à modernidade e às questões sociais a partir das quais podemos simultaneamente definir e debater os tempos modernos. Adicionalmente, foram apresentados os traços gerais do programa, a bibliografia, o modo de funcionamento das aulas, os recursos pedagógicos, o calendário e o processo de avaliação.