Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
O que é a modernidade? Como se percecionam as sociedades nesse quadro social e institucional? Que "questões sociais" emergem nas diferentes etapas da modernidade e que processos de transformação as condicionam? Que papel tem a Ciência, entre outros processos de racionalização, no controlo ou na resolução desses problemas? O estudo dos tópicos assinalados tem os seguintes objectivos: 1- Consolidar conhecimentos históricos necessários à compreensão das várias etapas da modernidade; 2- Discutir autores que deram contributos relevantes para a análise da modernidade; 3- Desenvolver capacidades de análise sobre debates e problemas das sociedades contemporâneas e aplicá-las aos espaços de intervenção científica ou profissional dos estudantes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Desenvolver ou reforçar a capacidade de leitura crítica quer de textos científicos, quer de textos de opinião publicados na imprensa. A leitura crítica de textos deve observar a seguinte grelha: a) percurso do autor; b) circunstâncias históricas da sua produção; c) objecto e finalidade do texto; d) identificação dos principais conceitos; e) relação com outros textos ou debates. A leitura crítica tem como finalidade qualificar os estudantes para a intervenção nos debates sociais contemporâneos, treinando capacidades de formular argumentos e de propor soluções inovadoras no âmbito das suas práticas profissionais ou de investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte I Introdução Geral - Origens: Revolução Industrial, Revolução Francesa, Estado Liberal e Cidadania, Iluminismo - Etapas: modernidade, pós-modernidade, modernidade reflexiva, modernidade líquida Parte II Apresentação de autores relevantes para o debate sobre a modernidade - I.Kant - T.H.Marshall - J.Habermas - M.Foucault - U.Beck - Z.Bauman - A. Appadurai - S. Zuboff Parte III Aplicação dos conhecimentos adquiridos à análise do debate público sobre problemas sociais contemporâneos, através de exposições dos estudantes sobre artigos de opinião recentemente publicados nos media.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A discussão de textos referentes a diferenciadas etapas da modernidade, bem como a diferentes pontos de vista dos autores - dos debates académicos europeus aos debates na comunicação social portuguesa -, visa dotar os estudantes de instrumentos teóricos para lidar com 1) a análise crítica dos debates contemporâneos 2) a compreensão das circunstâncias históricas dos debates 3) a comparação entre os temas e as questões que estruturam esses debates.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: 1) Teste/trabalho individual escrito sobre os conteúdos do programa, com consulta, cujo enunciado será disponibilizado na plataforma moodle 36h antes da data de entrega (70%), a entregar na mesma plataforma. 2) Trabalho de grupo apresentado e discutido em aula sobre artigo de opinião recentemente publicado nos media (30%). Alternativa: Exame final, com consulta, a distância (100% - 2ª época e época especial) Melhoria de nota: Os estudantes podem optar por uma de duas modalidades de avaliação. Podem realizar o exame final de 2ª época ou em época especial, ou, em alternativa, realizar um ensaio individual, de 8-10 páginas, a partir do teste/trabalho individual elaborado no âmbito da avaliação ao longo do semestre. As características específicas do ensaio deverão ser articuladas com o docente. Apenas podem realizar avaliação em época especial os estudantes finalistas ou que tenham algum tipo de Estatuto Especial, nomedamente, estatuto de trabalhador/estudante
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Treino de leitura crítica de textos científicos e não científicos, de modo a reconstruir as condições históricas da sua produção, os modos e objectivos de intervenção dos seus autores, bem como avaliar as formas como contribuem para a construção social da época em que foram produzidos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Capacidade de leitura crítica desenvolvida progressivamente: 1) pelo envolvimento em aulas teórico-práticas de discussão de textos; 2) pela exigência de leitura intensiva para preparação e realização do teste; 3) pela aplicação crítica e imaginativa, proveniente dos instrumentos de análise adquiridos, a situações, temas e questões sociais do debate público contemporâneo, no âmbito do segundo trabalho de avaliação.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
KANT, Immanuel (1974 [1783]), "Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung?", in AA.VV., Was ist Aufklärung?, Estugarda, Reclam; tradução portuguesa: "Resposta à pergunta: O que é o Iluminismo?". MARSHALL, T.H. (1950), “Cidadania e Classe Social”, in T.H. Marshall e Tom Bottomore, Citizenship and Social Class, Zahar Editores, pp. 57-114. HABERMAS, Jürgen, (1987 [1981]), "A Modernidade: Um projecto inacabado?", Crítica: Revista de Pensamento Contemporâneo, 2, pp. 5-23. Foucault, M. (1994), «¿Qué es la Ilustración? [Qu'est ce que les Lumières?]», Actual, 28. BECK, Ulrich (2000 [1994]), “A Reinvenção da Política – Rumo a teoria da modernização reflexiva”, in Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash, Modernização reflexiva: Política, tradição e estética no mundo moderno, Oeiras, Celta BAUMAN, Zygmunt (2001), “Emancipação”, in Zygmunt Bauman, Modernidade Líquida, Zahar Editores, APPADURAI, Arjun (2017), “O cansaço da democracia?” ZUBOFF, Shoshana (2021), “Lar ou exílio no futuro digital”
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
***APPADURAI, Arjun (2017), "O cansaço da democracia", in Heinrich Geiselberger (org.), O grande retrocesso: um debate internacional sobre as grandes questões do nosso tempo, Lisboa, Penguin Random House, pp. 17-31 [ISCTE S.198 Gre trad. port.]; publ. orig. APPADURAI, Arjun (2017), "Democracy Fatigue", in Heinrich Geiselberger (org.), The Great Regression, Chichester, Wiley, pp. 1-12 [ISCTE S.198 Gre]; trad. fr. APPADURAI, Arjun (2017), “Une fatigue de la démocratie?”, in Heinrich Geiselberger (org.), L’âge de la régression, Paris, Premier Parallèle, pp. 17-34. (ver http://www.thegreatregression.eu/the-project). ARENDT, Hannah (2001 [1958]), A Condição Humana, Lisboa, Relógio d'Água [ISCTE S.191 ARE*Con]. Baert, P. & Silva, F. C. D. (2014). Teoria social contemporânea. Mundos Sociais. BANDEIRA, Mário Leston (1996), Demografia e Modernidade: família e transição demográfica em Portugal, Lisboa, IN/CM [ISCTE S.151 BAN*DEM]. BAUDRILLARD, Jean (1995 [1992]), A ilusão do fim ou a greve dos acontecimentos, Lisboa: Terramar [ISCTE S.191 BAU*Ill trad. port.]; publ. orig. BAUDRILLARD, Jean (1992) L'illusion de la fin: ou la grève des événements, Paris: Galilée [ISCTE S.111 BAU*Ill]. BAUMAN, Zygmunt (1989), Modernity and the Holocaust, Cambridge, Polity Press [ISCTE S.111 BAU*Mod]. ***BAUMAN, Zygmunt (2000), Liquid Modernity, Cambridge, Polity Press. [ISCTE S.143 BAU*Mod]; trad. port. BAUMAN, Zygmunt (2001) Modernidade Líquida, Rio de Janeiro, Zahar. BAUMAN, Zygmunt (2005), “Seeking shelter in Pandora’s box?”, City - Analysis of Urban Trends, Culture, Theory, Policy, Action, nº 9, vol. 2, pp. 161-168 [Open Access]. BAUMAN, Zygmunt (2006), Confiança e Medo na Cidade, Lisboa, Relógio d'Água (ver também "Sobre a vocação da sociologia na modernidade líquida", publicado pelo boletim da ISA Global Dialogue 2015, nº 2, pp. 26-32 [Open Access]). BAUMAN, Zygmunt (2007), "Uncertainty and Other Liquid-Modern Fears", in Jiri Priban (org.), Liquid Society and its Law, Aldershot, Ashgate, pp. 17-37 [ISCTE D.113 Liq]. BECK, Ulrich (1992 [1986]), Risk Society: towards a new modernity, London, Sage [ISCTE S.143 BEC*Ris]. BECK, Ulrich (1999), World Risk Society, Cambridge, Polity Press [ISCTE S.143 BEC*Wor]. *** BECK, Ulrich, "A reinvenção da política", in Ulrich Beck, Anthony Giddens, Scott Lash (2000 [1994]), Modernização reflexiva: Política, tradição e estética no mundo moderno, Oeiras, Celta [ISCTE S.143 BEC*Mod] (este texto condensa argumentos que também se podem encontrar em BECK, Ulrich (1997), The Reinvention of Politics, Cambridge, Polity Press [ISCTE S.143 BEC*Rei]). BECK, Ulrich (2017) A metamorfose do mundo: como as alterações climáticas estão a transformar a sociedade, Lisboa, Ed. 70 [ISCTE S.143 BEC*Met]. BECK, Ulrich & BECK-GERNSHEIM, Elisabeth (1995 [1990]), The Normal Chaos of Love, Cambridge, Polity Press [ISCTE S.152 BEC*Nor]. BENJAMIN, Walter (1975), A modernidade e os modernos, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro [ISCTE S.131 BEN*Mod]. BOLTANSKI, Luc & CHIAPELLO, Ève (1999), Le Nouvel Esprit du Capitalisme, Paris, Gallimard [ISCTE S.171 BOL*Nov]; trd. eng. BOLTANSKI, Luc & CHIAPELLO, Ève (2005 [1999]), The New Spirit of Capitalism, Londres, Verso [ISCTE S.171 BOL*Nov trd. eng.]. BOLTANSKI, Luc (2001), "A moral da Rede? Críticas e justificações nas evoluções recentes do capitalismo", Fórum Sociológico, nº 5/6 (II série), pp. 13-36 [ISCTE cota 694]. CASTEL, Robert (1995), Les Metamorphoses de la Question Sociale, Paris, Fayard [ISCTE S.182 CAS*Met]; trd. eng. CASTEL, Robert (2003 [1995]), From Manual Workers to Wage Laborers: Transformation of the Social Question, Nova Jersey, Transaction Publishers. CHEVALIER, Louis (1978 [1958]), Classes Laborieuses et Classes Dangereuses, Paris, Librairie générale française. COSTA, António Firmino da & VIEGAS, José Manuel Leite (orgs.) (1998), Portugal, que Modernidade?, Oeiras, Celta [ISCTE S.143 POR]. EVANS, Richard J. (2016), The Pursuit of Power: Europe 1815-1914, Londres, Penguin [ISCTE H.123(4) EVA*Pur]. FERNANDES, António Teixeira (1993), "A sociologia e a modernidade", in AA.VV., Estruturas Sociais e Desenvolvimento (Actas do II Congresso Português de Sociologia), Vol. 1, Lisboa, Fragmentos, pp. 33-53 [ISCTE S.104 Con,1]. FERREIRA, António Casimiro (2012), Sociedade da Austeridade e Direito do Trabalho de Exceção, Porto, Vida Económica [ISCTE D.125 FER*Soc]. FOUCAULT, Michel (2018 [1975]), Vigiar e Punir: o nascimento da prisão, Lisboa, Ed. 70 [ISCTE D.113 FOU*Sur trd. por]; publ. orig. FOUCAULT, Michel (1975), Surveiller et Punir: naissance de la prison, Paris, Gallimard [ISCTE D.113 FOU*Sur]. FOUCAULT, Michel (2012 [1978]), "O que é a crítica? (Crítica e Aufklärung)", Imprópria - Política e Pensamento Crítico, nº 1, pp. 57-80. *** FOUCAULT, Michel (1994 [1984]), "Que es la Illustración?", Actual, nº 28, vol. IV, texto nº 339, pp. 562-578 (texto elaborado a partir de aulas proferidas no Collège de France em 5 de Janeiro de 1983, publicado originariamente em inglês em Paul Rabinow (ed.) (1984) The Foucault Reader, Nova Iorque, Pantheon Books; trd. fr. Paul Rabinow (ed.) (1994), Dits et Écrits, Paris, Gallimard [ISCTE S.101 FOU*Dit]. FRASER, Nancy & HONNETH, Axel (2003), Redistribution and Recognition, Londres, Verso. *** FRASER, Nancy (2020), “Neoliberalismo progressista versus populismo reacionário: a escolha de Hobson”in Heinrich Geiselberger (org.), A Grande Regressão: Um debate internacional sobre os novos populismos — e como enfrentá-los, Estação Liberdade; FRASER, Nancy (2017), “Progressive neoliberalism versus reactionary populism: a Hobson's choice”, in Heinrich Geiselberger (org.), The Great Regression, Polity. [ISCTE S.198 Gre] GIDDENS, Anthony (1992 [1990]), As Consequências da Modernidade, Oeiras, Celta [ISCTE S.111 GID*Con]. GUIBENTIF, Pierre (2005), "Avaliação e Reflexividade - A prática da Sociologia na terceira modernidade", Cidades - Comunidades e Territórios, nº 10, pp. 94-115 [ISCTE cota 1011]. GUIBENTIF, Pierre (2007), "The Liquidity and Solidity of Contemporary Social Reality: the example of social inclusion policies", in Jiri Pribán (org.), Liquid Society and its Law, Aldershot, Ashgate, pp. 173-197 [ISCTE D.113 Liq]. Habermas, Jürgen (1977 [1962]), "Natural Law and Revolution", in Theory and Practice, Londres, Heinemann, pp. 82-120 [ISCTE S.111 HAB*Teo trd. eng.]. *** HABERMAS, Jürgen (2017 [1980]), A Modernidade: um projecto inacabado?, Lisboa, Nova Vega, pp. 35-75; trd. eng. English: HABERMAS, Jürgen (1980/1997), “Modernity, An Unfinished Project?”, in Maurizio Passerin D'Entreves & Seyla Benhabib (eds.), Habermas and the Unfinished Project of Modernity, MIT Press, pp. 38-55 [ISCTE S.112 Hab,1]; trd. spa. HABERMAS, Jürgen (s.d. [1980]), “Modernidad: un proyecto incompleto?” (traducción producida para el Seminario de Análisis de Textos del Departamento de Literatura de la Universidad de Chile). HABERMAS, Jürgen (1990 [1985]), O Discurso Filosófico da Modernidade, Lisboa, Dom Quixote [ISCTE S.112 HAB*Dis]. HABERMAS, Jürgen (1986 [1984]), “Une flèche dans le c?ur du temps présent”, Critique, 1986, n.º 471-472, pp. 794-799 [ISCTE S.193 Mic]. HESPANHA, Pedro, CARAPINHEIRO, Graça (orgs.) (2002), Risco Social e Incerteza. Pode o Estado Social Recuar Mais? (Vol. 3 de A Sociedade Portuguesa Perante os Desafios da Globalização), Porto, Afrontamento [ISCTE S.143 SAN*Soc v.3]. HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor W. (1974 [1947]), La Dialectique de la Raison: fragments philosophiques, Paris, Gallimard, [ISCTE S.112 HOR*Dia]; trd. eng. HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor W. (2002 [1947]), Dialectic of Enlightenment: philosophical fragments, Stanford, Stanford University Press. *** KANT, Immanuel (1784), "Resposta à pergunta: o que é o Iluminismo?", disponível no site "Lusofonia" do Instituto de Filosofia Prática da Beira Interior; trd. ger. KANT, Immanuel (1974 [1784]),"Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung?", in AA.VV., Was ist Aufklärung?, Stuttgart, Reclam (publ. orig. na revista Berlinische Monatsschrift); trad. eng.: KANT, Immanuel (1991 [1784]), “An Answer to the question: What is enlightenment?”, in Immanuel Kant, Political Writings, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 54-60 [ISCTE S.191 KAN*Pol]; trad. fr. KANT, Immanuel (1991 [1784]), “Réponse à la question: qu?est-ce que les Lumières ?”, in Immanuel Kant, Vers la paix perpétuelle. Que signifie s’orienter dans la pensée?, Paris, Flammarion, pp. 43-51; trd. esp. KANT, Immanuel (s.d.), “Que és la ilustración?” (available online; no publisher mentioned; translation checked; of good quality). LIPOVETSKY, Gilles (1983), L'Ère du Vide: Essais sur l'individualisme contemporain, Paris: Gallimard [ISCTE S.131 LIP*Ere]; trad. port. LIPOVETSKY, Gilles (1988 [1983]), A Era do Vazio: Ensaios sobre o individualismo contemporâneo, Lisboa, Relógio d’Água [ISCTE S.131 LIP*Ere trd. por]. LUHMANN, Niklas (1998 [1992]), Observations on Modernity, Stanford, Stanford University Press [ISCTE S.111 LUH*Obs]. LYOTARD, Jean-François (1989 [1979]), A Condição Pós-Moderna, Lisboa, Gradiva [ISCTE S.112 LYO*Con]. MARTINS, Carla (2005), Espaço Público em Hannah Arendt: o político como relação e acção comunicativa, Coimbra, Minerva [ISCTE S.133 MAR*Esp]. MARTINS, Hermínio (1997/1998), “Risco, incerteza e escatologia - reflexões sobre o experimentum mundi em curso”, Episteme - Revista multidisciplinar da Universidade Técnica de Lisboa, I, n.º 1, pp. 99-121; Episteme -Revista multidisciplinar da Universidade Técnica de Lisboa, I, n.º 2, pp. 41-75. ***MARSHALL, T. H. (1992 [1950]), "Citizenship and Social Class", in T. H. Marshall & Tom Bottomore, Citizenship and Social Class, Londres, Pluto Press. Martuccelli, Danilo (1999), Sociologies de la modernité: L'itinéraire du XXe siècle, Paris, Gallimard [ISCTE S.111 MAR*Soc]; trd. esp. Martuccelli, Danilo (2013 [1999]), Sociologías de la modernidad: Itinerario del siglo XX, Santiago do Chile, LOM Ediciones. NISBET, Robert (1977 [1966]), “Las dos revoluciones”, in La Formación del Pensamiento Sociológico, Tomo I, Amorrortu Editores, Buenos Aires; publ. orig. NISBET, Robert (1966), “The Two Revolutions”, in Robert Nisbet, The Sociological Tradition, Nova Iorque, Basic Books, pp. 37-67 [ISCTE S.111 NIS*Tra vrs eng]; trd. fr. in Robert Nisbet (1984 [1966]), La tradition sociologique, Paris, PUF [ISCTE S.111 NIS*Tra]. PATRIARCA, Fátima (1995) A Questão Social no Salazarismo, Lisboa, IN/CM [ISCTE H.133 PAT*Que]. PEREIRA, Miriam Halpern (2012), Do Estado Liberal ao Estado-Providência: um século em Portugal, Bauru, Editora da Universidade do Sagrado Coração [ISCTE H.133 PER*Est]. PEREIRA, Miriam Halpern (2016), A Primeira República: na fronteira do liberalismo e da democracia, Lisboa, Gradiva [ISCTE H.133 PER*Pri]. PINTO, José Madureira (1993), "A sociologia e as dinâmicas da modernidade", in AA.VV., Estruturas sociais e desenvolvimento (Actas do II Congresso Português de Sociologia), Vol. 1, Lisboa, Fragmentos, pp. 54-61 [ISCTE S.104 Con,1]. PINTO, José Madureira & BORGES, Virgílio (orgs.) (2008), Desigualdades, Desregulação e Riscos nas Sociedades Contemporâneas, Porto, Edições Afrontamento [ISCTE S.191 Des]. REEMTSMA, Jan Philipp (2012 [2008]), Trust and Violence: An Essay on a Modern Relationship, Princeton, Princeton University Press [ISCTE S.191 REE*Tru]; publ. orig. REEMTSMA, Jan Philipp (2008), Vertrauen und Gewalt: Versuch über eine besondere Konstellation der Moderne, Hamburg, Hamburger Edition. REIS, José (org.) (2014), A Economia Política do Retrocesso: Crise, causas e objectivos, Coimbra, Almedina/Centro de Estudos Sociais [ISCTE E.122(469) Eco,3]. SENNETT, Richard (1998), The Corrosion of Character. The Personal Consequences of Work in the New Capitalism, New York, W.W. Norton and co. [ISCTE S.182 SEN*Cor]; vrs. port. SENNETT, Richard (2001 [1998]), A Corrosão do Carácter: As consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo, Lisboa, Terramar [ISCTE S.182 SEM*Cr trd. por]; SENNETT, Richard (2000 [1998]), Corrosión del Carácter: las consecuencias personales del trabajo en el nuevo capitalismo, Barcelona, Editorial Anagrama [ISCTE S.182 SEM*Cor trd esp]. SOROMENHO-MARQUES, Viriato (1998), Razão e progresso na filosofia de Kant, Lisboa, Colibri. SUPIOT, Alain (2015), “What International Social Justice in the Twenty-First Century?”, Keynote address to the XXI World Congress of the International Society for Labour and Social Security Law, Cape Town, September 15 to 18 [Open Access]. TOURAINE, Alain (1994 [1992]), Crítica da Modernidade, Lisboa, Instituto Piaget [ISCTE S.111 TOU*Cri]. TURNER, Bryan S. (ed.) (1990), Theories of Modernity and Postmodernity, Londres, Sage [ISCTE S.111 The]. TURNER, Jonathan H. (2013), "Theoretical Sociology", in Jonathan H. Turner, Theoretical Sociology. 1830 to the Present, Londres, Sage, pp. 1-6. WAGNER, Peter (2001), "Modernidade, capitalismo e crítica", Fórum Sociológico, n.º 5/6, pp. 41-70 [ISCTE, cota 694]. WALLERSTEIN, Immanuel, COLLINS, Randall, MANN, Michael, DERLUGUIAN, Georgi & CALHOUN, Craig (2013), Does Capitalism Have a Future?, Oxford, Oxford University Press. *** ZUBOFF, Shoshana (2021), A Era do Capitalismo de Vigilância – A Luta por um Futuro Humano na Fronteira do Poder, Intrínseca; ZUBOFF, Shoshana (2019), The Age of Surveillance Capitalism – The Fight for a Human Future at the New Frontier of PowerPublic Affairs.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16