Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2011/2012
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
1. As pressões e os constrangimentos que enfrentam as políticas sociais; 2. O modo como diferentes sub-áreas de política social respondem a essas pressões e o tipo de estratégias de ajustamento seguidas 3. A forma como diferentes países e/ou modelos reformam os seus Estados Providência.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Apresentar as principais características e debater os processos de mudança dos estados providência que estão em curso
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A evolução do Estado Providência: da estabilização do pós-guerra à flexibilização neoliberal e à estratégia de investimento social. 2. As pressões sobre os Estados Providência: 2.1. Fatores externos e fatores internos de mudança; 2.2. A performance dos diferentes Estados Providência e as trajetórias de reforma; 2.3. Trajetórias possíveis de ajustamento dos diferentes modelos; 2.4. A recalibragem do Estado Providência como ?aprendizagem social?. 3. O Estado Providência português no contexto da Europa do Sul. 3.1. Elementos Distintivos. 3.2. Ajustamentos do Estado Providência português: 3.2.1. Os constrangimentos externos: a Europeização das políticas sociais portuguesas; 3.2.2. Transformações recentes das políticas sociais em Portugal 4. As reformas das políticas sociais em perspetiva comparada: 4.1. O caso da regulação dos mercados de trabalho; 4.2. O caso da proteção social no desemprego; 4.3. O caso das prestações sociais contra a pobreza; 4.4. O caso das pensões. 5. A coordenação da política social europeia e o investimento social
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A unidade curricular Políticas Sociais Comparadas possui três grandes objectivos. O primeiro visa facilitar a aquisição de conhecimentos atualizados e aprofundados sobre as pressões e os constrangimentos que enfrentam as políticas sociais. Este objectivo será concretizado com recurso aos pontos do programa destinados à análise dos constrangimentos externos e internos inerentes às pressões sobre os Estados Providência e dos diferentes modelos de ajustamento derivados dos choques assimétricos. O segundo grande objectivo centra-se na discussão em torno do modo como diferentes subáreas de política social respondem às pressões e o tipo de estratégias de ajustamento seguidas. Neste caso, a correspondência com o programa é assegurado pela avaliação das mudanças verificadas em quatro domínios: regulação dos mercados de trabalho; proteção social no desemprego; prestações sociais contra a pobreza; pensões. O terceiro grande objectivo está vocacionado para a aquisição de conhecimentos sobre a forma como diferentes países e/ou modelos reformam os seus Estados Providência. Neste caso, o programa concretiza este objectivo através de várias análises relativas à evolução do Estado Providência da estabilização do pós-guerra à flexibilização neoliberal e a estratégia de investimento social, à recalibragem do Estado Providência como ?aprendizagem social?, bem como através do estudo da performance dos Estados Providência e da coordenação da política social Europeia.
Avaliação / Assessment
A avaliação visa (i) aferir em que medida o estudante atingiu os resultados de aprendizagem (conhecimentos e competências) previstos nos objetivos e (ii) constará de um ensaio individual com o máximo de 10 páginas cujo tema será previamente decidido com o docente
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Baseado no estudo individual da bibliografia recomendada, o processo de ensino/aprendizagem será orientado e apoiado pela realização de aulas teóricas. Os materiais de apoio incluem, para além das referências bibliográficas, documentos de trabalho a usar nas aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A avaliação desta unidade curricular é realizada ao longo do período lectivo, através de um trabalho individual sobre um tema que mereça a concordância do docente. Pretende-se, assim, que o aluno contacte diretamente com um aspecto concreto das políticas sociais de modo a enquadra-lo nas principais teorias de análise e transformação das políticas sociais e a identificar as variáveis que explicam a evolução dos fenómenos analisados.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16