Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Possibilitar a compreensão integrada da articulação e interdependência entre os conceitos de organização e de equipa, na ótica da eficácia e sustentabilidade organizacional. 2. Proporcionar, em contexto grupal, a vivência simulada de situações de cooperação, conflito e de negociação análogas às que podem surgir nas equipas de trabalho profissional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1. Conhecer e avaliar criticamente os fundamentos teóricos do trabalho em equipa. OA2. Conhecer os processos cognitivos, motivacionais, afetivos e de coordenação adequados que promovem a eficácia das equipas em contexto organizacional. OA3. Conhecer e utilizar instrumentos e técnica para promover o trabalho em equipa nas organizações
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O trabalho em equipa nas organizações 2. Aspetos estruturais no funcionamento das equipas 3. Processos cognitivos, motivacionais, afetivos e de coordenação de equipas eficazes 4. Gestão de grupos e equipas de trabalho em contexto organizacional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Objetivo de aprendizagem (OA) 1 - decorre dos pontos 1, 2 e 3 do programa. (OA) 2 - decorre do ponto 3 do programa. (OA) 3 - decorre dos pontos 3 e 4 do programa.
Avaliação / Assessment
Trabalho de grupo: 50% Trabalho individual: 50% O guião dos trabalhos será fornecido durante as aulas. O trabalho de grupo e o trabalho individual constituem critérios suficientes e únicos de avaliação, salvaguardando o regulamento de avaliação da Escola de Gestão.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para alcançar os objetivos definidos na presente UC, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas: discussão de casos. 3. Ativas: participação nas dinâmicas propostas e realização dos trabalhos de grupo. 4. Autoestudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
- Caracterização e análise, através de debate, de situações decorrentes do estudo de casos apresentados em aula. - Caracterização e análise, através de relatório escrito, de situações decorrentes das simulações experimentadas em dinâmica de equipas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Mathieu, J. E., Gallagher, P. T., Domingo, M. A., & Klock, E. A. (2019). Embracing Complexity: Reviewing the Past Decade of Team Effectiveness Research. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6(1), 17–46. doi:10.1146/annurev-orgpsych-012218-015106 - Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A Temporally Based Framework and Taxonomy of Team Processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. - Salas,E., Goodwin,G., & Burke,C. (2009). Team effectiveness in complex organizations. New York: Psychology Press. - Thompson, L. (2018).Making the team: A guide for managers. New Jersey: Pearson Education
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Marques-Quinteiro, P., Rico, R., Passos, A. M., & Curral, L. (2019). There is light and there is darkness: On the temporal dynamics of cohesion, coordination and performance in business teams. Frontiers in Psychology, 10. doi: 10.3389/fpsyg.2019.00847 - Marques-Quinteiro, P., Uitdewilligen, S., Costa, P., & Passos, A. M. (2022). Learning through time: The role of team reflexivity and virtuality in decision-making teams. The Learning Organization, 29(1), 69–82. https://doi.org/10.1108/tlo-09-2020-0157 - 3. Maynard, M. T., Kennedy, D. M., Sommer, S. A., & Passos, A. M. (2015). Team Cohesion: A Theoretical Consideration of Its Reciprocal Relationships within the Team Adaptation Nomological Network. In E. Salas, W. B. Vessey, & A. X. Estrada (Eds.), Research on Managing Groups and Teams, 17, 83–111. doi:10.1108/s1534-085620150000017005 - Santos, C., Uitdewilligen, S., Passos, A. M., Marques-Quinteiro, P., & Maynard, M. T. (2021). The effect of a concept mapping intervention on shared cognition and adaptive team performance over time. Group & Organization Management, 46(6), 984–1026. https://doi.org/10.1177/ 1059601120981623.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16