Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04248
Acrónimo :
LDM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A UC pretende introduzir os alunos às novas linguagens hipermédia nos seus contextos de atuação multiplataforma. Serão explorados âmbitos expressivos e narrativos desafiados pelas potencialidades dos meios digitais interativos. Pretende-se promover a operacionalização de linguagens multimédia aplicadas às experiências da mediação digital nas diferentes vertentes comunicacionais: jornalismo, entretenimento, participação cívica etc. Os alunos deverão explorar os novos campos de experimentação e trabalho na área dos novos média, utilizando novos formatos, linguagens e plataformas para contar e editar histórias. É também objetivo desenvolver nos alunos a capacidade de trabalho em equipa e a visão multidisciplinar da produção de conteúdos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | descrever o processo de criação de trabalhos multimédia e interativos OA2 | avaliar técnicas de webcopywriting e formas de estruturação de conteúdos OA3 | identificar formas de pesquisa e processos de organização de projetos OA4 | descrever processo e ferramentas de edição e publicação OA5 | comparar novos formatos de conteúdo, interatividade e interação OA6 | saber escrever para a web OA7 |saber editar som para rádio, web e TV OA8 | saber editar e publicar vídeos para web e TV OA9 | saber editar e publicar fotografias na web OA10|saber recorrer a recursos de IA para auxiliar a produção de conteúdos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. - Novas linguagens multiplataforma (corss e trans media) em vários domínios da mediação digital 1.1 Notícia 1.2. Opinião 1.3. Entrevista 1.4. Entretenimento 1.5. Reportagens 2. - Novas técnicas, tecnologias e ferramentas 2.1. Ao minuto 2.2. Hyperlinks 2.3. Notícias relacionadas 3. - Novos processos de trabalho nos novos média 4. - Contar histórias utilizando novos formatos, recursos e plataformas 4.1. A imagem e o texto 4.2. SEO: o jornalista/intermediario como difusor 4.3. Escrever para ser lido, para ser descoberto 4.4. A importância e dependência da informação de agência 5. - Trabalhar em equipa 6. - A visão multidisciplinar da produção de conteúdos 6.1. Técnicas de webcopywriting 6.2. escrita para as plataformas web 7. - Produção, edição e publicação de som para rádio, web e TV 8. - Produção, edição e publicação de vídeo para web e TV 9. - Produção, edição e publicação de fotografia para a web. 10. - Instrumentos de IA para a transversalidade dos conteúdos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP2 OA3 | CP3 OA4 | CP5 OA5 | CP4 OA6 | CP6 OA7 | CP7 OA8 | CP8 OA9 | CP9 OA10 | CP10

Avaliação / Assessment


A forma de avaliação é contínua e tem como base a cotação obtida, pelos alunos, nos seguintes elementos de avaliação: Projeto Prático (grupo) - 90% (Entrega “Dossiê de Produção” - 30% + Ensaio Audiovisual - 60%) Participação e Progressão (individual) - 10%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Apresentação de estudos teóricos e práticos sobre as relações entre evoluções tecnológicas, linguagens e narrativas mediáticas. Identificar os instrumentos técnicos para a produção e publicação de conteúdos digitais. Expor e partilhar experiências de edição e pós-edição digital. Trabalhos de grupos acompanhados pelo docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá a aplicação do conhecimento metodológico aos casos concretos. O facto de os estudantes terem que realizar trabalho de aplicação prática desde o inicio até o fim da UC permite um entendimento mais detalhado e mais realístico dos conceitos, técnicas e procedimentos ensinados em cada uma das componentes da unidade curricular. Mais do que um conhecimento meramente teórico, os alunos deverão ser capazes de produzir conteúdos diferenciados consoante a plataforma de publicação, e compreender as melhores formas de produzir uma determinada mensagem, reportagem, entrevista, sons, fotografias, publicidade etc., de acordo com o assunto, a abordagem, o meio e a plataforma de publicação.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fonseca, J. M. et al, Introdução ao design de interfaces, 2012, Lisboa: FCA, Josephson, S., Kelly, J., & Smith, K. (Eds.), Handbook of Visual Communication: Theory, Methods, and Media. routledge, 2020, Routledge, Vernallis, C., Rogers, H., & Perrott, L. (Eds.)., Transmedia Directors: Artistry, Industry and New Audiovisual Aesthetics., 2020, Bloomsbury Publishing USA., Alexander, Brya, The New Digital Storytelling: creating narratives with new media, 2011, USA, Praeger, Block, Bruce, The Visual Story: creating the visual structure of film, tv, and digital media, 2013, New York, Focal Press, Costello, Vic, Multimedia Foundations: core concepts for digital design, 2012, London: Focal Press., Friedman, Anthony, Writing for visual media, 2011, New York, Focal Press, Felder, Lynda, Writing for the web: creating compelling web content using words, pictures and sound., 2012, New Ryder: Berkeley, Califormia;, Lambert, Joe (2013), Digital Storytelling: capturing lives, creating communities, 2013, NY: Routledge, O’Connel, Roxanne M., Visualizing Culture: analyzing the cultural aesthetics of the web, 2015, New York, Peter Lang Publishing, Inc.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BROWN, B., Cinematography: Theory and Practice: Image Making for Cinematographers and Directors,., 2016, Routledge, Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; "EyeTrack 2007", Poynter Institute;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16