Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03910
Acrónimo :
LDMI
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
30.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os estudantes deverão estar na posse das suas credenciais (nome de utilizador e palavra-passe) de acesso aos serviços informáticos.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. adquirir conhecimentos e competências relativos ao uso de dispositivos digitais, criação e gestão de ficheiros (desktop e cloud - Office365); OG2. operar as principais funcionalidades de uma aplicação de processamento de texto; OG3. operar as principais funcionalidades de uma aplicação de folha de cálculo; OG4. operar as principais funcionalidades de uma aplicação de apresentações; OG5. desenvolver competências relativas à navegação na web e pesquisa básica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. adquirir conhecimentos gerais sobre a utilização de um computador OA2. operar aplicações e ferramentas em ambiente de trabalho no Sistema Operativo Windows OA3. acesso e introdução ao Office 365 ISCTE-IUL ? utilizar as principais aplicações de processamento de texto, cálculo e apresentação do Office 365 (Word, Excel, Powerpoint, Outlook) OA4. navegar e pesquisar na World Wide Web

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Componentes de um computador a) Tipos de computador b) Identificar componentes e periféricos de um computador c) Utilização do rato d) Utilização do teclado CP2. Introdução ao Ambiente de Trabalho e Criação de Documentos a) Elementos gráficos de navegação e interacção (ícones, janelas, botões, barras, menus) b) Acesso ao Office365 ISCTE-IUL c) Aplicações do Office365 ISCTE-IUL d) Criar, editar, guardar e imprimir um documento no processador de texto Word e) Criar, editar, guardar e imprimir um documento numa folha de cálculo Excel f) Criar, editar, guardar e imprimir um documento numa apresentação de slides Powerpoint. g) Acesso à OneDrive h) Gerir ficheiros e pastas na One Drive CP3. A Internet a) Introdução à Internet b) Aceder e utilizar o correio electrónico e webmail institucional c) Aceder e utilizar o Sistema de Ajuda do ISCTE-IUL d) Aceder, navegar e pesquisar na World Wide Web

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Em conformidade com o alinhamento entre objectivos gerais (GO) e objectivos de aprendizagem (LG), os conteúdos são transversais aos objetivos gerias e de aprendizagem, nomeadamente: OG1 - CP1 e CP2 OG2 - CP2 OG3 - CP2 OG4 - CP2 OG5 - CP3

Avaliação / Assessment


A metodologia a utilizar será essencialmente de carácter teórico-prático, centrada na introdução e explicação dos diversos tópicos a abordar, seguidas de exercícios nas aplicações e ferramentas a utilizar. | A avaliação está fundamentada em exercícios práticos, resolvidos individualmente ou em pares, em sala de aula, através da utilização de ferramentas digitais. Prevê-se três exercícios relacionados com os tópicos principais do programa, cuja realização está apoiada num guião, cada um com ponderação na avaliação final de 30%. A assiduidade às aulas tem um peso de 10%. Não se prevê avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia a utilizar será essencialmente de carácter teórico-prático, centrada na introdução e explicação dos diversos tópicos a abordar, seguidas de exercícios nas aplicações e ferramentas a utilizar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De acordo com a natureza teórico-prática da UC, as metodologias a desenvolver serão focadas na demonstração e posterior aplicação na resolução de problems concretos, tendo em conta dificuldades específicas de cada estudante. Desenvolve-se desta forma um percurso de aprendizagem centrado no estudante, em que o docente ocupa uma posição de orientador, tutor, valorizando-se a aquisição e aplicação de conhecimentos e competências em trabalhos práticos individuais e em grupo (de pares).

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sá, S. (2015) Manual de Microsoft Excel. Edição de autor: Lisboa. Disponível em http://www.ispa.pt/ficheiros/documentos/microsoft_excel.pdf Sá, S. (2013). Manual de Microsoft Word. Instituto Superior Técnico, Gabinete de Apoio ao Tutorado. Lisboa. Disponível em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/563568428715908/Manual%20Formativo%20Microsoft%20Word.pdf Sá, S. (2015). Microsoft Powerpoint. Manual Formativo. Instituto Superior Técnico, Gabinete de Apoio ao Tutorado. Lisboa. Disponível em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/563568428715910/Manual%20Formativo%20Microsoft%20PowerPoint.pdf

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vaz,I. /2010). Utilizar a Internet, Depressa & Bem. FCA: Lisboa Urbano, M. (2008). Google Guia de Consulta Rápida. FCA: Lisboa. Poupa, C. (2015). Como Apresentar em Público Teses, Relatórios. Edições Sílabo: Lisboa. Poupa, C. (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word. Edições Sílabo: Lisboa.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16