Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os estudantes deverão estar na posse das suas credenciais (nome de utilizador e palavra-passe) de acesso aos serviços informáticos.
Objetivos Gerais / Objectives
OG1. adquirir conhecimentos e competências relativos ao uso de dispositivos digitais, criação e gestão de ficheiros (desktop e cloud - Office365); OG2. operar as principais funcionalidades de uma aplicação de processamento de texto; OG3. operar as principais funcionalidades de uma aplicação de folha de cálculo; OG4. operar as principais funcionalidades de uma aplicação de apresentações; OG5. desenvolver competências relativas à navegação na web e pesquisa básica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. adquirir conhecimentos gerais sobre a utilização de um computador OA2. operar aplicações e ferramentas em ambiente de trabalho no Sistema Operativo Windows OA3. acesso e introdução ao Office 365 ISCTE-IUL ? utilizar as principais aplicações de processamento de texto, cálculo e apresentação do Office 365 (Word, Excel, Powerpoint, Outlook) OA4. navegar e pesquisar na World Wide Web
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Componentes de um computador a) Tipos de computador b) Identificar componentes e periféricos de um computador c) Utilização do rato d) Utilização do teclado CP2. Introdução ao Ambiente de Trabalho e Criação de Documentos a) Elementos gráficos de navegação e interacção (ícones, janelas, botões, barras, menus) b) Acesso ao Office365 ISCTE-IUL c) Aplicações do Office365 ISCTE-IUL d) Criar, editar, guardar e imprimir um documento no processador de texto Word e) Criar, editar, guardar e imprimir um documento numa folha de cálculo Excel f) Criar, editar, guardar e imprimir um documento numa apresentação de slides Powerpoint. g) Acesso à OneDrive h) Gerir ficheiros e pastas na One Drive CP3. A Internet a) Introdução à Internet b) Aceder e utilizar o correio electrónico e webmail institucional c) Aceder e utilizar o Sistema de Ajuda do ISCTE-IUL d) Aceder, navegar e pesquisar na World Wide Web
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Em conformidade com o alinhamento entre objectivos gerais (GO) e objectivos de aprendizagem (LG), os conteúdos são transversais aos objetivos gerias e de aprendizagem, nomeadamente: OG1 - CP1 e CP2 OG2 - CP2 OG3 - CP2 OG4 - CP2 OG5 - CP3
Avaliação / Assessment
A metodologia a utilizar será essencialmente de carácter teórico-prático, centrada na introdução e explicação dos diversos tópicos a abordar, seguidas de exercícios nas aplicações e ferramentas a utilizar. | A avaliação está fundamentada em exercícios práticos, resolvidos individualmente ou em pares, em sala de aula, através da utilização de ferramentas digitais. Prevê-se três exercícios relacionados com os tópicos principais do programa, cuja realização está apoiada num guião, cada um com ponderação na avaliação final de 30%. A assiduidade às aulas tem um peso de 10%. Não se prevê avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia a utilizar será essencialmente de carácter teórico-prático, centrada na introdução e explicação dos diversos tópicos a abordar, seguidas de exercícios nas aplicações e ferramentas a utilizar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
De acordo com a natureza teórico-prática da UC, as metodologias a desenvolver serão focadas na demonstração e posterior aplicação na resolução de problems concretos, tendo em conta dificuldades específicas de cada estudante. Desenvolve-se desta forma um percurso de aprendizagem centrado no estudante, em que o docente ocupa uma posição de orientador, tutor, valorizando-se a aquisição e aplicação de conhecimentos e competências em trabalhos práticos individuais e em grupo (de pares).
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sá, S. (2015) Manual de Microsoft Excel. Edição de autor: Lisboa. Disponível em http://www.ispa.pt/ficheiros/documentos/microsoft_excel.pdf Sá, S. (2013). Manual de Microsoft Word. Instituto Superior Técnico, Gabinete de Apoio ao Tutorado. Lisboa. Disponível em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/563568428715908/Manual%20Formativo%20Microsoft%20Word.pdf Sá, S. (2015). Microsoft Powerpoint. Manual Formativo. Instituto Superior Técnico, Gabinete de Apoio ao Tutorado. Lisboa. Disponível em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/563568428715910/Manual%20Formativo%20Microsoft%20PowerPoint.pdf
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vaz,I. /2010). Utilizar a Internet, Depressa & Bem. FCA: Lisboa Urbano, M. (2008). Google Guia de Consulta Rápida. FCA: Lisboa. Poupa, C. (2015). Como Apresentar em Público Teses, Relatórios. Edições Sílabo: Lisboa. Poupa, C. (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word. Edições Sílabo: Lisboa.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16