Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04050
Acrónimo :
LEAP
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta visa ajudar os alunos a desenvolver as competências necessárias para funcionar como membros de equipas eficazes. Esta UC foca-se na forma como a motivação, a comunicação, a tecnologia, a tomada de decisão, a criatividade, a liderança e gestão de conflitos podem melhorar a eficácia das equipas nas organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os alunos serão capazes de: 1. Descrever a relevância das equipas nas organizações. 2. Identificar e sistematizar os fatores ao nível da composição das equipas que contribuem para a sua eficácia 3. Compreender o papel de líderes e dos membros da equipa e de que forma os seus comportamentos apoiam a eficiência e a eficácia da equipa. 4. Compreender o papel dos processos cognitivos, afetivos e motivacionais na eficácia das equipas 5. Praticar atividades utilizadas pelos gestores e membros de equipas eficazes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - As equipas em contexto organizacional 2 - Composição das equipas 3 - Liderança de equipas 4 - Processos cognitivos, afetivos e motivacionais em equipas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP2, CP3, CP4

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação é o seguinte: - Exames individuais (45%): 3 exames (15% cada) - Trabalho em grupo e apresentação (35%) - Elaboração do caso (10%) - Participação e preparação das aulas (10%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino e aprendizagem será baseado em (a) aulas expositivas, (b) exercícios em sala de aula, (c) discussões em sala de aula e (d) análise de estudos de caso em pequenos grupos. Será utilizada um combinação de exercícios experienciais, discussão de casos e aulas expositivas para ensinar os alunos a gerir equipas de elevado desempenho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino compreende exposição teórica de sistematização dos conceitos, discussão em grupo e análise de casos práticos por parte dos alunos, o que lhes permite compreender os principais preditores das equipas altamente eficazes e refletir sobre o seu papel na promoção destas equipas em contexto organizacional.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, L. L. (2018). Making the Team: A Guide for Managers (6th Edition). New York: Pearson Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and practice. Thousand Oaks: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Morgeson, F. P., DeRue, D. S., & Karam, E. P. (2010). Leadership in Teams: A Functional Approach to Understanding Leadership Structures and Processes. Journal of Management, 36(1), 5 - 39. Maynard, M. T., Kennedy, D. M., Sommer, S. A., & Passos, A. M. (2015). Team Cohesion: A Theoretical Consideration of Its Reciprocal Relationships within the Team Adaptation Nomological Network. In E. Salas, W. B. Vessey, & A. X. Estrada (Eds.), Research on Managing Groups and Teams, 17, 83?111. doi:10.1108/s1534-085620150000017005 Mathieu, J., Maynard, M. T., Rapp, T., & Gilson, L. (2008). Team Effectiveness 1997-2007: A Review of Recent Advancements and a Glimpse Into the Future. Journal of Management, 34(3), 410?476. doi:10.1177/0149206308316061 Mathieu, J. E., Gallagher, P. T., Domingo, M. A., & Klock, E. A. (2019). Embracing complexity: Reviewing the past decade of team effectiveness research. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6(1), 17?46. doi:10.1146/annurev-orgpsych-012218-015106 Luciano, M. M., Bartels, A., D?Innocenzo, L., M. M., Maynard, M. T., & Mathieu, J.E. (2018).Shared team experiences and team effectiveness: Unpacking the contingent effects of entrained rhythms and task characteristics. Academy of Management Journal, 61, 1403-1430. Costa, P. L., Passos, A. M., & Bakker, A. (2014). Team work engagement: A model of emergence. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 87 (2), 414-436. DOI:10.1111/joop.12057 Burke, C. S., Stagl, K. C., Klein, C., Goodwin, G. F., Salas, E., & Halpin, S. M. (2006). What type of leadership behaviors are functional in teams? A meta-analysis. The Leadership Quarterly, 17(3), 288-307 Additional materials will be posted, or handed out in class.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16