Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa: 1. Facultar aos alunos conhecimento e aplicação sobre o funcionamento das organizações enquanto sistema social constituído por múltiplos grupos interdependentes e ancorados em processos de liderança, de comunicação eficaz, de negociação e de gestão de conflitos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final o estudante deverá ser capaz de: OA1-Descrever a composição e o funcionamento sistémico de uma organização OA2-Identificar as principais teorias sobre liderança, negociação e gestão de conflitos e sua adequação ao contexto organizacional. OA3- Identificar processos de comunicação eficaz OA4- Analisar contextos organizacionais de operacionalização e aplicação dos conceitos estudados na UC.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1- Organização: o quê, porquê e para quê. P2- Teorias funcionalistas sobre a liderança e abordagens recentes P3- Liderança e gestão: o caso português (estudo GLOBE) P4- O processo negocial: perspetiva distributiva e integrativa P5 ? Comunicação organizacional P6- Caracterização e resolução de conflitos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - P1 OA2 - P2, P3, P4, P6 OA3- P5 OA4 - P1, P2, P3, P4, P5, P6
Avaliação / Assessment
1) Avaliação periódica: - Trabalho de grupo com apresentação e texto (40%) - Teste escrito individual, incidindo sobre toda a matéria dada (60%). A aprovação é obtida com a média ponderada das 2 componentes igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. 2) Avaliação por exame (1.ª e 2.ª época): No exame de época especial, existirá apenas um instrumento de avaliação e será mantido o critério mínimo de 9,5 valores para aproveitamento.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências referidas recorrer-se-á as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Discussão de casos práticos 3. Resolução de exercícios
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A interligação entre os métodos de ensino e os objetivos de aprendizagem é a seguinte: Métodos de Ensino (ME) ME1 - Expositivos: presenciais OA1; OA2 ME2 - Participativos OA2; OA3, OA4 ME3 - Ativos: Trabalho de grupo OA2; OA3 ME4 - Auto-estudo Transversal a todos os OAs
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Yukl, G. (2012). Leadership in organizations. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. Ferreira, J. M. C., Neves, J. G. & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Escolar Editora, Lisboa. (cap. 14; 18) De Cremer, D. & Pillutla, M. M. (2012). Making negotiations predictable: what science tells us? New York: Palgrave Macmillan.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Whetten, D. & Cameron, K. (2005). Developing management skills, 6th Edition. New York: Pearson Prentice-Hall. Olekalns, M. & Adair, W. (Eds.) (2013). Handbook of research on negotiation. Cheltenham, UK: Edward Elgar. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2008), Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática - 2ª Ed. Lisboa: Editora Sílabo. (cap. 6; 7) Mintzberg, H. (1975). The manager's job: Folklore and fact. Harvard Business Review. July-August, 49-61. Lewicki, R. , Barry, B. & Saunders, D. (2010) Essentials of Negotiation ? 3rd Edition. New York: McGraw-Hill/Irwin. Jesuíno, J.C. (2007), Leadership and culture in Portugal, In J. S. Chhokar, F. C. Broadback & J. House, (Eds). Culture and leadership across the world, Psychology Press, Routledge, pp. 583-621. Hooijberg, R., Hunt, J. G. & Dodge, G. E. (1997). Leadership complexity and development of leaderplex model, Journal of Management, 23, 3. 375-408. Goldman, B. M, & Shapiro, D. (Eds.) (2012). The psychology of negotiations in the 21st century workplace: new challenges and new solutions. New York: Routledge. De Dreu, C.K.W & Gelfand, M. J. (2008). The psychology of conflict and conflict management in organizations. New York: Lawrence Erlbaum Associates. Daft, R. (2008). The leadership experience, 4ª ed, Thomson South-Western, USA. Conger, J. A. & Kanungo, R. (1987). Toward a behavioral theory of charismatic leadership in organizational settings. Academy of Management Review, 12, 637-647. Campbell, D. (2002). Campbell leadership descriptor, Participant workbook, Jossey-Bass/Pfeiffer, São Francisco. Cameron, K. S., Quinn, R. E., Degraff, J. & Thakor, A. V. (2006). Competing Values Leadership: creating value in organizations, Cheltenham, Edward Elgar Publishing.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16