Métodos de Ensino e Avaliações

Nesta unidade curricular, a avaliação visa fundamentalmente assegurar o desenvolvimento das competências práticas de investigação identificadas nos objectivos. Nesse sentido, os estudantes participarão num conjunto alargado e sistemático de exercícios referentes às diversas etapas de construção de um projecto de investigação. Serão estimulados a avaliar criticamente estudos já realizados e a discutir exemplos de pesquisa, e devem construir eles próprios um projecto de investigação, que será objecto de reflexão e revisão ao longo do semestre. O processo de avaliação compreende um trabalho individual escrito (projecto), a apresentação e debate do projecto em seminário em diversos momentos do seu desenvolvimento, assim como a participação nas aulas e a assiduidade. | A avaliação visa aferir em que medida o aluno atingiu os objectivos de aprendizagem previstos (conhecimentos e competências). Esta unidade curricular integra aulas de práticas laboratoriais, trabalho de campo exploratório, aulas em formato de seminário, orientação tutorial e trabalho pessoal dos alunos. Estes elementos de avaliação têm a seguinte ponderação na avaliação final: - Assiduidade e participação nas aulas: 10%; - Apresentação do desenvolvimento do projecto e discussão em grupo (4 apresentações – 7,5% cada): 30%; - Trabalho escrito (projecto de investigação, sujeito a discussão posterior com o docente): 60%.