Métodos de Ensino e Avaliações

Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, as aulas consistem sobretudo em actividades práticas, a realizar pelos estudantes, individualmente e em grupo, sob orientação do docente. Em cada semana há uma actividade principal a desenvolver. Essa actividade é proposta e enquadrada pelo docente no início do tempo lectivo semanal. Em seguida, os alunos formam grupos de trabalho (2 a 4 alunos) e, sob orientação do docente: i) preparam os instrumentos necessários; ii) realizam a actividade, envolvendo trabalho tanto em sala como noutros locais apropriados; iii) elaboram no final um relatório sintético da actividade desenvolvida, a incluir num dossiê de grupo; iv) o tempo lectivo semanal termina com um balanço da actividade. No final do semestre os trabalhos são apresentados pelos grupos e debatidos em seminário. | A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os objectivos de aprendizagem previstos (conhecimentos e competências). Os elementos em que se baseia a avaliação são: a participação nas aulas, o desenvolvimento das actividades nelas previstas, a elaboração progressiva do dossiê de grupo (com as respectivas fichas de trabalho semanais), a elaboração de um relatório individual sintético (com 5 a 6 páginas) acerca dos principais aspectos das actividades desenvolvidas e dos seus principais resultados e, ainda, a apresentação e discussão do dossiê nos seminários finais. A ponderação na classificação final desses elementos de avaliação é a seguinte: assiduidade e participação nas actividades das aulas: 15%; dossiê de grupo: 40%; relatório individual: 30%; apresentação e discussão do dossiê nos seminários finais: 15%.