Métodos de Ensino e Avaliações

Sendo o objectivo da unidade curricular o desenvolvimento de competências práticas na avaliação e utilização de fontes documentais, as aulas têm uma forte componente prática, baseadas no treino das referidas competências. Assim, as actividades em sala de aula decorrem numa perspectiva de aulas teórico-práticas e práticas. A partir da exposição, do material bibliográfico disponibilizado pelo docente e do recurso a fontes estatísticas e à respectiva meta informação, são desenvolvidas actividades individuais e em grupo que terminam com apresentações orais, permitindo, também, o treino desta competência.Para além dessas actividades, os alunos desenvolvem, no âmbito da elaboração do dossier temático, um trabalho de recolha bibliográfica e de pesquisa junto de instituições responsáveis pelo processo de construção de indicadores estatísticos.Todas estas actividades implicam tempos de orientação tutorial. | No caso dos alunos que sigam o regime de avaliação contínua, para além da participação e intervenção nas aulas, a avaliação nesta unidade curricular centrar-se-á na elaboração de um dossiê temático. Este possui uma componente individual e outra de grupo. Deste modo, os elementos da avaliação contínua e as respectivas ponderações são as seguintes: Participação e intervenção nas aulas ? 25% Elaboração de um Dossier temático (com 3 fases): 1ª fase ? Ficha de identificação temática (em grupo) ? 15% 2ª fase ? Plano de caracterização do indicador (individual) ? 30% 3ª fase ? Relatório Temático (grupo) ? 20% Em alternativa ou em caso de insucesso na avaliação contínua, existe a possibilidade de avaliação em exame final.