Métodos de Ensino e Avaliações
Dados os objectivos definidos, as sessões semanais de três tempos caracterizam-se essencialmente por uma prática de tipo laboratorial, se bem que sejam teoricamente orientadas a partir de exposições iniciais a cargo dos docentes e do material bibliográfico por estes disponibilizado. Os exercícios práticos a realizar serão muito diversificados, neles se incluindo a apresentação em grupo e o debate de textos pertinentes sobre temas relacionados com a sociedade portuguesa e as condições de produção de informação estatística, a execução de exercícios sobre indicadores ou de outros de análise e avaliação da informação estatística alicerçada num conjunto de áreas temáticas relevantes. Ainda no domínio prático, os alunos explorarão as páginas na internet de instituições nacionais, europeias e internacionais produtoras de estatísticas. | Tendo em consideração o carácter essencialmente prático de que esta unidade curricular se reveste, o regime de avaliação privilegiado é do tipo contínuo, pelo que a assiduidade e a participação activa nas sessões é uma componente imprescindível para o sucesso na aprendizagem. Os elementos da avaliação contínua e as respectivas ponderações são as seguintes: a) Presença e participação nas aulas ? 15,0% b) Trabalhos de grupo ? 50,0% c) Trabalho individual ? 35,0% Para os alunos que não tenham obtido aproveitamento em avaliação contínua ou que por ela não tenham optado, existe a possibilidade de recurso ao regime de avaliação por exame final a realizar nas épocas para tal previstas.