Métodos de Ensino e Avaliações

As aulas consistem sobretudo em trabalho de investigação orientado pelo docente (aulas laboratoriais) e em discussão e apresentação de trabalhos pelos alunos (seminários). Haverá também aulas de exposição da matéria pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas). Durante as aulas e o acompanhamento tutorial serão dadas orientações teóricas e metodológicas sobre como estruturar e desenvolver um projecto de investigação em política comparada (trabalho de campo). Nas aulas, há várias actividades a desenvolver, as quais são enquadradas pelo docente, requerendo-se dos alunos sobretudo leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, bem como participação activa nas discussões dos textos e na realização de outras das tarefas previamente acordadas com o docente. As orientações sobre como desenvolver um projecto de investigação deverão ser prosseguidas e concretizadas ao nível do trabalho de campo a realizar pelos estudantes, bem como nos exercícios a realizar na aula. | A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os resultados de aprendizagem previstos nos objectivos e tem 5 componentes. Primeiro, a assiduidade e participação nas aulas (10% da média final). Um mínimo de cerca de 66% de presenças é condição sine qua non. Segundo, uma exposição oral (15%) e um comentário (5%) de (diferentes) textos programados para as aulas práticas. Terceiro, elaboração das tarefas programadas para as diferentes aulas e relacionadas com a elaboração do trabalho de pesquisa (20%) ? ver componente 4. Quarto, organizados em grupos, os discentes terão de estruturar uma pesquisa empírica comparativa baseada em dados secundários (40%). Cinco, o projecto de investigação referente ao ponto anterior será apresentado nas aulas por cada grupo (10%). A pesquisa terá discussão obrigatória com o docente. Os alunos que não cumpram requisitos na avaliação contínua (aproveitamento ou presenças) poderão sempre recorrer ao exame escrito nas condições legais usuais.