Métodos de Ensino e Avaliações
Os alunos devem participar nos exercícios planeados para as diversas etapas de concretização do projecto de investigação, que será sujeito a análise e a eventuais reajustamentos ao longo do semestre. Com este propósito, os alunos serão estimulados a avaliar criticamente o desenvolvimento das suas pesquisas e as dos seus colegas e a discutir exemplos de outras pesquisas. O processo de avaliação compreende um trabalho individual escrito (relatório de projecto a ser desenvolvido durante o semestre), a apresentação e discussão do desenvolvimento das pesquisas em seminário, a participação nas aulas e a assiduidade Pretende-se que a aprendizagem contemple: (I) momentos de trabalho individual, quer no Laboratório quer em casa; (II) de trabalho de grupo, aquando da apresentação e discussão dos projectos e da apresentação de resultados; (III) de interacção do aluno com o docente, particularmente na fase de discussão dos trabalhos. | Esta é uma UC de trabalho laboratorial, neste sentido os alunos são claramente aconselhados a escolherem a avaliação contínua 1. Avaliação contínua Esta unidade curricular integra aulas de práticas laboratoriais, trabalho de campo, seminário, orientação tutorial e trabalho pessoal dos estudantes (individual e em grupo). Estes elementos de avaliação têm a seguinte ponderação na avaliação final: - Assiduidade e participação nas aulas: 10%; - Apresentação e discussão do desenvolvimento da investigação (3 momentos): 30%; - Relatório individual escrito: 60% (este relatório tem um número mínimo e máximo de páginas indicado pelo docente. 2. Avaliação não contínua A lei prevê a existência de um exame final, que se destina aos alunos que não podem frequentar as aulas. O exame pretende avaliar as competências dos alunos estabelecidas nos objectivos e programa da UC. Ficam aprovados os alunos que obtiverem a classificação de 10 ou mais valores na prova escrita do exame final.