Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
340 - Ciências empresariais
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre liderança e inovação em contexto da transformação digital das organizações como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos de liderança e de inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações. OA3 - Aplicar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
PC1. Abordagem introdutória aos conceitos de digitalização e plataformas digitais PC2. Os principais drivers das disrupções da digitalização nas organizações PC3. Inovação e mudança na dinâmica das organizações PC4. Liderança de equipas e da inovação nas organizações. PC5.Processos psicossociais na liderança e implementação de uma estratégia de transformação digital PC6.Transformação digital em vários sectores
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os estudantes irão ter oportunidade de descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e inovação organizacional. Para isso, será desenvolvida uma abordagem introdutória aos conceitos de digitalização e plataformas digitais. De igual forma, serão apresentados os principais drivers das disrupções da digitalização nas organizações e também aspetos relacionados com liderança das equipas e processos de inovação nas organizações. De forma a conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações serão fornecidos conteúdos relacionados com a liderança de equipas e da inovação nas organizações através de processos psicossociais usados na liderança e implementação de uma estratégia de transformação digital. Por último, ao compreenderem a transformação digital em vários sectores poderão utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital nas organizações.
Avaliação / Assessment
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados. - Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC Liderar a Transformação Digital e Inovação adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Projetos e em Estudos de Caso, combinada com Aprendizagem Baseada em Tarefas. O storytelling com a construção de narrativas baseadas em casos reais será utilizado como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. De igual forma, serão utilizadas metodologias imersivas com recurso a um simulador de gestão de Harvard. Estas abordagens pedagógicas estão articuladas com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes conheçam e avaliem criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a metodologias imersivas ao longo do semestre, como o uso de simulações de Harvard Business Publishing para criar experiências imersivas de aprendizagem, explorar ambientes virtuais e desenvolver experiências simuladas, permitindo uma aprendizagem mais interativa e contextualizada. Será também proposto um projeto online onde os estudantes poderão aplicar o conhecimento em contextos reais com recolha de dados empíricos e ambiente de tutoria entre pares no qual os estudantes colaboram entre si em modo síncrono ou assíncrono através de mensagens ou fóruns de discussão que estimulem a capacidade para utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações.
Observações / Observations
Assincrona: T=2; TP=14 Síncrona: TP=8; OT=1
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Westerman, G., Bonnet, D., McAffe, A. (2014). Leading digital: turning technology into business transformation. Boston: Harvard Business Review Press
Vuchkovski, D., Zalaznik, M., Mitręga, M., & Pfajfar, G.(2023). A look at the future of work: The digital transformation of teams from conventional to virtual. Journal of Business Research, 163.
Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.). (2009). Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches. NY: Psychology Press.
Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2005). Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant. Boston, MA: Harvard Business School
Cobb, A. T. (2012). Leading project teams: The basics of project management and team leadership. Thousand Oaks: SagePublications, Inc.
Bresciani, S., Ferraris, A., Romano, M., Santoro, G., (2021). Human Resource Management and Digitalisation, Digital Transformation Management for Agile Organizations. Emerald.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-07