Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta disciplina é o de promover o estudo da relação entre os processos de informação e comunicação e a vida cívica e política. Pretende-se analisar diferentes vertentes da comunicação e mediação via media na sua articulação com a política, a democracia e a cidadania. Procede-se a uma revisão crítica de aspectos relevantes da teoria e pesquisa, numa abordagem orientada para reforçar conhecimento teórico, elucidar questões contemporâneas, desenvolver competências de análise e reflexão próprias; que capacitem para realização de trabalho científico, promovam aptidão cidadã, habilitem oportunidades de intervenção social, cívica e política informada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Nesta UC os alunos obtêm uma compreensão aprofundada da natureza mutável da comunicação política na era digital, assim como das questões teóricas, práticas e éticas em torno do papel dos media na vida social e política.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O conteúdo desta disciplina combina planos de informação teórica, elucidação e sistematização conceptual e problematização de tendências contemporâneas dos domínios a que reporta, em torno dos seguintes planos. 1 - Delineamento conceptual e prospecção das questões que resultam da articulação entre modalidades da comunicação e da informação e entendimentos da política e da democracia. 2 - Aprofundamento de temáticas específicas dos pólos comunicação e política e da respectiva relação, de que se exemplificam, entre outras: épocas e tendências contemporâneas da comunicação política; comunicação, poder e política; media e conhecimento público; media, democracia e cidadania; política, emoção e razão; comunicação política, imagem e substância; informação, espectáculo e entretenimento; jornalismo e spin doctoring; comunicação em rede e deliberação política; internet, comunicações móveis e cidadania;
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A compreensão do lugar da comunicação política, estratégias, práticas e recursos de cidadãos, grupos organizados e partidos políticos no espaço público requer necessariamente o aumento de uma literacia teórica crítica dos paradigmas convocáveis, em particular em aspetos relacionados com a importância, efeitos e ação da comunicação política dos cidadãos enquadrada em novas formas de governamentalidade.
Avaliação / Assessment
A avaliação de conhecimentos baseia-se na apreciação da intervenção nas diferentes sessões e do trabalho a entregar no fim do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino combina exposição docente; intervenção discente, nomeadamente, através da apresentação de textos ou temáticas e respectivo debate; sessões com especialistas, académicos e profissionais, nos assuntos abordados. Espera-se dos estudantes trabalho próprio de apreensão e aprofundamento das temáticas trabalhadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alcance bem sucedido dos objectivos elencados requer necessariamente uma abordagem expositiva e problematizante. Requer ainda o desenvolvimento de trabalho autónomo por parte de discentes, não apenas no âmbito de uma revisão bibliográfica desenvolvida em linha com os conteúdos da UC mas o seu envolvimento no processo de discussão informada das teorias, paradigmas e exemplos oferecidos. Por essa razão, combinam-se problematização, análise e respectiva aplicação.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
STOCKWELL,S. (2005) Political Campaign Strategy, Australian Scholarly Publishing; CAMPBELL & KWAK (2010) ?Mobile Communication and Civic Life?, Journal of Communic., Vol 60:3 MARCUS,G. (2002) Emotion in democratic politics, Pennsylvania U Press LILLEKER,G. (2006) Key Concepts in Political Communication, Sage DAHLGREN,P. (2009) Media and political engagement, Cambridge U Press COLEMAN & BLUMLER (2009) The Internet and Democratic Citizenship, Cambridge U Press Cardoso, G., Santos, S. & Telo, D. (2016). Jornalismo em tempos de crise. Lisboa. Mundos Sociais. CASTELLS,M. (2009) Communication Power, Oxford U Press BLUMLER & KAVANAGH (1999)?The Third Age of Political Communication? Political Communication, 16:209?230 BENNETT & ENTMAN (Eds)(2001) Mediated Politics, Cambridge U Press BARREIROS, J.J. (2010) Públicos, Media e Vida Pública, Lisboa, ISCTE-IUL, tese de doutoramento
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Santos, S. & Bicho, C. (2016). Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes. Sociologia, Problemas e Práticas. 81, 189-210. NEGRINE & STANYER (Eds.) (2007)The Political Communication Reader, Rout McQuail, Denis (2000), Mass Communication theory, 4th edition, London, Thousand Oaks, New Delhi, Sage Publications. McQuail, Denis (1998), "Commercialization and beyond", em Denis McQuail and Karen Siune (eds), Media Policy. Convergence, concentration and commerce. Euromedia research group. London, Thousand Oaks, New Delhi, Sage Publications. HRDINOVÁ,Jana et al (2010) ?Designing social media policy for government? Center for Technology in Government, State University of New York Habermas, Jürgen (2006), "Political Communication in Media Society - Does Democracy still enjoy an epistemic dimension? The impact of normative theory on empirical research", Communication Theory, 16(4), pp. 411-426. Habermas, Jürgen (1989 [1962]), The Structural Transformation of the Public Sphere. An Inquiry into a Category of Bourgeois Society, Cambridge, Polity Press. Gingras, Anne-Marie e Jean Pierre Carrier (1996), "Public Opinion: Construction and Persuasion", Canadian Journal of Communication, 21 (4). Garcia, José Luís (2002), "O fogo e a cultura pan-mediática contemporânea", Media & Jornalismo, 1, pp.129-139 Esteves, João Pissarra (2005), O Espaço Público e os Media. Sobre a Comunicação entre Normatividade e Facticidade, Lisboa, Edições Colibri, FCSH-UNL. Correia, João Carlos (2004), Comunicação e cidadania - Os media e a fragmentação do espaço público nas sociedades pluralistas, Lisboa, Livros Horizonte. Calhoun, Craig (1992), Habermas and the public sphere, Cambridge, The MIT Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-17