Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
I. Compreender o papel dos media na reprodução de discursos hegemónicos no espaço público; II. Compreender o papel dos media na estruturação ideológica do espaço público; III. Compreender o papel dos media nos processos de formação de sentido no espaço público.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
I. Perceber os media como tendo um papel catalisador na força ilocutória dos argumentos que possam ser politicamente utilizados contra um qualquer grupo externo; II. Assinalar semelhanças entre os discursos político e jornalístico populistas, que se regem pela visão aglutinadora de contrários contra um inimigo comum, e os perfis padronizados de identidade nas redes sociais, que procuram encobrir possíveis contradições e ambiguidades; III. Entender a institucionalização dos 'problemas públicos' como resultado de enquadramentos mediáticos estratégicos que se traduzem em práticas de naturalização.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Enquadramentos e Análise do Discurso II - Análise Crítica do Discurso (Histórico-Discursiva) III - Análise Crítica do Discurso (Sociocognitiva) IV - Análise do Discurso Foucauldiana V - Abordagem Linguística de Corpus VI - Abordagem Linguística Sistémico-Funcional VII - Análise Discursivo-Mitológica VIII - Semiótica Social Visual IX - Abordagens Semióticas de Enquadramentos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A compreensão do lugar das estratégias, práticas e recursos discursivos no espaço público requer o domínio de uma literacia crítica dos múltiplos paradigmas convocáveis, em particular em aspetos relacionados com o papel dos media na produção e reprodução de sentidos.
Avaliação / Assessment
Pede-se ao aluno que submeta, na plataforma Moodle, do ISCTE, um trabalho final individual que verse sobre dois métodos distintos de análise de discurso lecionados nas aulas, aplicando-os a excertos de um discurso (político, jornalístico ou publicitário) à sua escolha. O trabalho deve ilustrar as diferenças e as semelhanças nos resultados da análise efetuada com cada um desses métodos. O trabalho contribui em 100% para a nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino combina exposição docente e participação discente (nomeadamente, discussão em torno de discursos conjuntamente analisados em aula). Espera-se dos estudantes trabalho próprio de apreensão e aprofundamento das temáticas trabalhadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alcance bem sucedido dos objetivos elencados requer uma abordagem expositiva e problematizante, para além do desenvolvimento de trabalho autónomo por parte de discentes, não apenas no âmbito de uma revisão bibliográfica desenvolvida em linha com os conteúdos da UC, como também o seu envolvimento no processo de discussão informada das teorias, paradigmas e exemplos oferecidos. Por essa razão, combinam-se problematização, análise e respetiva aplicação.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wodak, R. (2009) ´The Irrationality of Politics', in The Discourse of Politics in Action: Politics as Usual. Hampshire: Palgrave Macmillan, pp. 28-56. Van Dijk, T. A. (2017) Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso, trad. Z. Pinto-Coelho. Famalicão: Edições Húmus. Rose, G. (2008) ?Discourse Analysis I?, in Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: Sage, pp. 141-171. Entman, R. (1993) ?Framing: Toward Clarification of a Fractured Paradigm.' Journal of Communication 43(4): 51?58. Caldas-Coulthard, C. R., & Moon, R. (2010). ?Curvy, hunky, kinky?: Using corpora as tools for critical analysis. Discourse & Society, 21(2), 99?133. doi:10.1177/0957926509353843 Banks, D. (2002) ?Systemic Functional Linguistics as a model for text analysis.? ASp [Online]: 35-36: 1-14.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wodak, R. (2007) ?Pragmatics and Critical Discourse Analysis. A cross-disciplinary Analysis.? Pragmatics and Cognition, 15 (1): 203?225. Van Dijk, T. A. (1993) ?Principles of Critical Discourse Analysis.? Discourse & Society 4(2), 249?283. Tjondro, M. (2014) ?Culpability across borders: print media of the DSK affair from an SFL perspective.? Journal of World Languages 1(2): 99-134. Moore, S. (1997) ??Whom does this discourse serve?? Some requirements for communication suggested by Foucault?s analysis of power.? New Jersey Journal of Communication 5(2), 150?166. Moon, R. (2013). From gorgeous to grumpy: adjectives, age, and gender. Gender and Language, 8(1), 5?41. doi:10.1558/genl.v8i1.5 MacMillan, C. (2020) ?A profoundly discriminatory entity? A discourse mythological analysis of the AKP?s discourse on the EU.? Journal of Contemporary European Studies, 1?14. Kress, G. & van Leeuwen, T. (1996) Reading Images: The Grammar of Visual Design. Victoria: Deakin University. Kelsey, D. (2015) ?Defining the ?sick society?: Discourses of class and morality in British right-wing newspapers during the 2011 England riots.? Capital & Class 39(2): 243?264. Graham, L. (2005) ?Discourse Analysis and the Critical use of Foucault?. Paper presented at Australian Association for Research in Education. 2005 Annual Conference, Sydney, 27th November ? 1st December. Boomgaarden, H./De Vreese, C. (2003) ?Valenced news frames and public support for the EU?. In: Communications, Vol. 28, pp. 361?381.Goffman, E. (1986) Frame Analysis: An Essay on the Organisation of Experience. Boston, Massachusetts: Northeastern University Press. Alvares, C. (2017) ?Mediatising the Radical: The Implied Audience in Islamic State Propaganda Videos?. In: Digitale Medien und politischweltanschaulicher Extremismus im Jugendalter: Erkenntnisse aus Wissenschaft und Praxis, ed. Sally Hohnstein & Maruta Herding. Halle: Deutsches Jugendinstitut e.V.: pp. 39-58. Álvares, C. (2018) ?Book review: Darren Kelsey, Media, Myth and Terrorism: A Discourse-Mythological Analysis of the ?Blitz Spirit? in British Newspaper Responses to the July 7th Bombings?, Discourse & Society 29(2): 224-226.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16