Sumários

Acompanhamento de Trabalhos Finais dos Alunos

14 Dezembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Aula final de acompanhamento das propostas de trabalho final (tema + metodologias de análise de discurso) dos alunos.

Acompanhamento de Trabalhos Finais dos Alunos

12 Dezembro 2022, 16:00 Rita Sousa


Aula final de acompanhamento das propostas de trabalho final (tema + metodologias de análise de discurso) dos alunos.

Enquadramentos de Valência

7 Dezembro 2022, 18:00 Rita Sousa


- Revisão da metodologia dos 'enquadramentos', lecionada na primeira aula

- Enquadramentos de valência=enquadramentos indissociáveis de juízos de valor, indicando aos públicos como interpretar algo como 'certo' (enquadramento positivo) ou 'errado' (enquadramento negativo)

- Exemplo de Mosemghvdlhishvilio & Jansa (2012) sobre a representação de símbolos associados ao Islão (hijab, etc) como positivos ou negativos no Youtube, consoante a mensagem que se pretende passar

- O impacto das redes sociais nos enquadramentos discursivos: Youtube e outras redes sociais como oferecendo uma 'esfera pública' reviatalizada para comunidades marginalizadas dos media convencionais apresentarem a sua própria perspetiva

- Teor das mensagens transmitidas nas redes sociais altera-se em comparação com a sua transmissão nos media convencionais, tornando-se mais explícitas, diretas e emotivas

- Redes sociais são usadas para excerbar lado emotivo de um enquadramento

- Apropriação de acontecimentos e símbolos dentro de enquadramentos narrativos dominantes privilegiados pelos media (ex. conflito israelo-árabe), que servem para descontextualizar as particularidades desses acontecimentos 'menores'

- Enquadramentos narrativos dominantes como tendendo a ignorar as contradições, fazendo-as encaixar dentro de narrativas pré-formatadas

Bibliografia:

(A mesma bibiografia da primeira aula)

Alvares, C. (2017) 'Mediatising the Radical: The Implied Audience in Islamic State Propaganda Videos'. In: Digitale Medien und politischweltanschaulicher Extremismus im Jugendalter: Erkenntnisse aus Wissenschaft und Praxis, ed. Sally Hohnstein & Maruta Herding. Halle: Deutsches Jugendinstitut e.V.: pp. 39-58.

Boomgaarden, H./De Vreese, C. (2003) 'Valenced news frames and public support for the EU'. In: Communications, Vol. 28, pp. 361-381.

Entman, R. (1993) 'Framing: Toward Clarification of a Fractured Paradigm.' In: Journal of Communication 43(4): 51-58.

Enquadramentos de Valência

7 Dezembro 2022, 14:00 Rita Sousa


- Revisão da metodologia dos 'enquadramentos', lecionada na primeira aula

- Enquadramentos de valência=enquadramentos indissociáveis de juízos de valor, indicando aos públicos como interpretar algo como 'certo' (enquadramento positivo) ou 'errado' (enquadramento negativo)

- Exemplo de Mosemghvdlhishvilio & Jansa (2012) sobre a representação de símbolos associados ao Islão (hijab, etc) como positivos ou negativos no Youtube, consoante a mensagem que se pretende passar

- O impacto das redes sociais nos enquadramentos discursivos: Youtube e outras redes sociais como oferecendo uma 'esfera pública' reviatalizada para comunidades marginalizadas dos media convencionais apresentarem a sua própria perspetiva

- Teor das mensagens transmitidas nas redes sociais altera-se em comparação com a sua transmissão nos media convencionais, tornando-se mais explícitas, diretas e emotivas

- Redes sociais são usadas para excerbar lado emotivo de um enquadramento

- Apropriação de acontecimentos e símbolos dentro de enquadramentos narrativos dominantes privilegiados pelos media (ex. conflito israelo-árabe), que servem para descontextualizar as particularidades desses acontecimentos 'menores'

- Enquadramentos narrativos dominantes como tendendo a ignorar as contradições, fazendo-as encaixar dentro de narrativas pré-formatadas

Bibliografia:

(A mesma bibiografia da primeira aula)

Alvares, C. (2017) 'Mediatising the Radical: The Implied Audience in Islamic State Propaganda Videos'. In: Digitale Medien und politischweltanschaulicher Extremismus im Jugendalter: Erkenntnisse aus Wissenschaft und Praxis, ed. Sally Hohnstein & Maruta Herding. Halle: Deutsches Jugendinstitut e.V.: pp. 39-58.

Boomgaarden, H./De Vreese, C. (2003) 'Valenced news frames and public support for the EU'. In: Communications, Vol. 28, pp. 361-381.

Entman, R. (1993) 'Framing: Toward Clarification of a Fractured Paradigm.' In: Journal of Communication 43(4): 51-58.

Análise de Imagem: A Sócio-Semiótica Visual

30 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


- Objetivo da desconstrução da gramática visual das imagens

- Escolhas visuais específicas e ideologia

- Grmática visual: dimensões representacionais, interacionais e composicionais da imagem

Bibliografia:

Kress, G. & van Leeuwen, T. (1996) Reading Images: The Grammar of Visual Design. Victoria: Deakin University.