Sumários
Exercícios Práticos - ACD Ruth Wodak
15 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Exercícios Práticos realizados em sala de aula com base nos parâmetros da Análise Crítica do Discurso histórico-discursiva de Ruth Wodak, seguindo os seguintes parâmetros de análise:
Análise Crítica do Discurso (Wodak)
8 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
- ACD - Pressupostos Teóricos
- Questões inicias a abordar: género textual, intertextualidade, presdicados linguísticos, justificação/legitimação de inclusão/exclusão
- Estratégias discursivas (nominalização, predicação, argumentação (análise de falácias), perspetivação, intensificação/mitigação
Referências bibliográficas:
Wodak, R. (2009) ´The Irrationality of Politics', in The Discourse of Politics in Action: Politics as Usual. Hampshire: Palgrave Macmillan, pp. 28-56.
Wodak, R. (2007) 2007. 'Pragmatics and Critical Discourse Analysis. A cross-disciplinary Analysis.' Pragmatics and Cognition, 15 (1): 203-225.
Wodak, R. (1999) 'Critical Discourse Analysis at the End of the 20th Century.' Research on Language & Social Interaction 32(1-2): 185-193.
Aula de Apresentação: Enquadramentos Discursivos
1 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
1ª parte da aula: Aula de apresentação de conteúdos programáticos, bibliografia e métodos de avaliação da unidade curricular.
2ª parte da Aula: Enquadrametnos Discursivos
- Definição de 'Framing'
- Enquadramentos de Valência (i.e. Framing Negativo e Framing Positivo)
- Interpelação Dialógica e Enquadramentos
- Audiência Implícita ou Imaginária
Textos:
Alvares, C. (2017) 'Mediatising the Radical: The Implied Audience in Islamic State Propaganda Videos'. In: Digitale Medien und politischweltanschaulicher Extremismus im Jugendalter: Erkenntnisse aus Wissenschaft und Praxis, ed. Sally Hohnstein & Maruta Herding. Halle: Deutsches Jugendinstitut e.V.: pp. 39-58.
Boomgaarden, H./De Vreese, C. (2003) 'Valenced news frames and public support for the EU'. In: Communications, Vol. 28, pp. 361-381.
Entman, R. (1993) 'Framing: Toward Clarification of a Fractured Paradigm.' In: Journal of Communication 43(4): 51-58.