Programa

Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação

Programa

I - O conceito de acontecimento 1. Multidimensionalidade do conceito 2. Facto e acontecimento 3. A construção televisiva do acontecimento 4. Media events e telecerimónia II - Análise das práticas discursivas à luz da teoria da prática 1. Proposta de Bourdieu 2. Leituras discursivas: território de luta social 3. Efeitos de neutralização 4. Efeitos de universalização 5. Habitus linguístico 6. Retrato biográfico 7. Argumentação polifónica e argumentação de autoridade III. O discurso 1. a Teoria Social do Discurso: texto, contexto e ideologia 2. Semiótica e significação: estratégias discursivas textuais 3. Semiótica e significação: análise crítica de imagem e de som IV - O declínio da Sociedade de Comunicação de Massas? 1. Novas tecnologias e novos actores na produção de informação 2. Hiper segmentação dos conteúdos 3. Esferas de formação de sentido V - Práticas discursivas no mundo artístico 1. Discurso literário 2. Discurso crítico 3. Discurso curatorial