Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M0627
Acrónimo :
M0627
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


O curso requer um conhecimento sólido de matemática de nível de licenciatura, incluindo cálculo, otimização e álgebra matricial.

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC introduz os conceitos básicos de avaliação de ativos financeiros: teoria da escolha, teoria da carteira, modelos de equilíbrio e de arbitragem. Também se pretende abordar algum trabalho empírico e fazer aplicações com dados reais. Aprenderemos a usar o Matlab para isto (opcional). No final da UC, o aluno será capaz de ler um conjunto significativo de artigos de investigação em asset pricing e compreender os resultados principais desses artigos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Choice Theory, Utility Functions, and Risk Aversion 2. Bond Pricing in the Multi-Period Binomial Model 3. Portfolio Theory 4. Capital Asset Pricing Model 5. Arbitrage Pricing Theory and Factor Models 6. Pricing in Complete Markets

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular de Investimento tem como objetivo primordial a aquisição de competências de gestão e avaliação de de investimento. Para alcançar os objetivos , os conteúdos programáticos são estruturados em seis partes fundamentais. As duas primeiras introduzem os conceitos básicos de rendibilidade e risco e utilidade. O segundo bloco, faz a aplicação dos conceitos base, introduzindo os principais modelos de avaliação de ativos . O terceiro bloco complementa o bloco anterior, apresentando-se tópicos de índole mais avançada.

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua da UC é realizada da seguinte forma: (1) Quizzes, trabalhos de grupo e participação ativa nas aulas; (2) Frequência intermédia; (3) Teste final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo , o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa, de crítica e de autocrítica, de comunicação e de relação em conformidade com os objetivos acima definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, um conjunto de métodos de ensino (e.g., exposições teóricas; apresentação, técnicas e instrumentos de resolução de problemas; etc.) que permitam o domínio das competências acima assinaladas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Pretende-se com as metodologias de ensino o desenvolvimento das competências e atingir os objetivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular. A matéria de filosofias e modelos de investimento é objeto de componente expositiva do docente nas aulas, mas também é trabalhada através da análise de exemplos que solicitam as competências de reflexão e análise por parte dos alunos. A aprendizagem de modelos de avaliação de ativos é feita através de resolução de exercícios e estudos de casos. Estes métodos fazem uso de capacidades analíticas e de execução. A resolução de exercícios visa estimular a capacidade de análise e posterior execução. Os trabalhos de grupo permitem promover a interação entre alunos, por forma a estimular a reflexão coletiva e a partilha de opiniões. Os elementos de avaliação estão alinhados com os objetivos do curso e incidem quer na aquisição de conhecimentos teóricos quer nas competências de índole prática.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Danthine, J-P and J. Donaldson, 2005, Intermediate Financial Theory, 2nd edition, Elsevier Academic Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16