Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
O curso requer um conhecimento sólido de matemática de nível de licenciatura, incluindo cálculo, otimização e álgebra matricial.
Objetivos Gerais / Objectives
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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta UC introduz os conceitos básicos de avaliação de ativos financeiros: teoria da escolha, teoria da carteira, modelos de equilíbrio e de arbitragem. Também se pretende abordar algum trabalho empírico e fazer aplicações com dados reais. Aprenderemos a usar o Matlab para isto (opcional). No final da UC, o aluno será capaz de ler um conjunto significativo de artigos de investigação em asset pricing e compreender os resultados principais desses artigos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Choice Theory, Utility Functions, and Risk Aversion 2. Bond Pricing in the Multi-Period Binomial Model 3. Portfolio Theory 4. Capital Asset Pricing Model 5. Arbitrage Pricing Theory and Factor Models 6. Pricing in Complete Markets
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A unidade curricular de Investimento tem como objetivo primordial a aquisição de competências de gestão e avaliação de de investimento. Para alcançar os objetivos , os conteúdos programáticos são estruturados em seis partes fundamentais. As duas primeiras introduzem os conceitos básicos de rendibilidade e risco e utilidade. O segundo bloco, faz a aplicação dos conceitos base, introduzindo os principais modelos de avaliação de ativos . O terceiro bloco complementa o bloco anterior, apresentando-se tópicos de índole mais avançada.
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua da UC é realizada da seguinte forma: (1) Quizzes, trabalhos de grupo e participação ativa nas aulas; (2) Frequência intermédia; (3) Teste final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período letivo , o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa, de crítica e de autocrítica, de comunicação e de relação em conformidade com os objetivos acima definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, um conjunto de métodos de ensino (e.g., exposições teóricas; apresentação, técnicas e instrumentos de resolução de problemas; etc.) que permitam o domínio das competências acima assinaladas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Pretende-se com as metodologias de ensino o desenvolvimento das competências e atingir os objetivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular. A matéria de filosofias e modelos de investimento é objeto de componente expositiva do docente nas aulas, mas também é trabalhada através da análise de exemplos que solicitam as competências de reflexão e análise por parte dos alunos. A aprendizagem de modelos de avaliação de ativos é feita através de resolução de exercícios e estudos de casos. Estes métodos fazem uso de capacidades analíticas e de execução. A resolução de exercícios visa estimular a capacidade de análise e posterior execução. Os trabalhos de grupo permitem promover a interação entre alunos, por forma a estimular a reflexão coletiva e a partilha de opiniões. Os elementos de avaliação estão alinhados com os objetivos do curso e incidem quer na aquisição de conhecimentos teóricos quer nas competências de índole prática.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Danthine, J-P and J. Donaldson, 2005, Intermediate Financial Theory, 2nd edition, Elsevier Academic Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16