Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
O curso requer um conhecimento sólido de matemática de nível de licenciatura, incluindo cálculo, otimização e álgebra matricial.
Objetivos Gerais / Objectives
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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta UC introduz os conceitos básicos de avaliação de ativos financeiros: teoria da escolha, teoria da carteira, modelos de equilíbrio e de arbitragem. Também se pretende abordar algum trabalho empírico e fazer aplicações com dados reais. Aprenderemos a usar o Matlab para isto (opcional). No final da UC, o aluno será capaz de ler um conjunto significativo de artigos de investigação em asset pricing e compreender os resultados principais desses artigos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Choice Theory, Utility Functions, and Risk Aversion 2. Bond Pricing in the Multi-Period Binomial Model 3. Portfolio Theory 4. Capital Asset Pricing Model 5. Arbitrage Pricing Theory and Factor Models 6. Pricing in Complete Markets
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A unidade curricular de Investimento tem como objetivo primordial a aquisição de competências de gestão e avaliação de de investimento. Para alcançar os objetivos , os conteúdos programáticos são estruturados em seis partes fundamentais. As duas primeiras introduzem os conceitos básicos de rendibilidade e risco e utilidade. O segundo bloco, faz a aplicação dos conceitos base, introduzindo os principais modelos de avaliação de ativos . O terceiro bloco complementa o bloco anterior, apresentando-se tópicos de índole mais avançada.
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua da UC é realizada da seguinte forma: (1) Quizzes, trabalhos de grupo e participação ativa nas aulas; (2) Frequência intermédia; (3) Teste final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período letivo , o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa, de crítica e de autocrítica, de comunicação e de relação em conformidade com os objetivos acima definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, um conjunto de métodos de ensino (e.g., exposições teóricas; apresentação, técnicas e instrumentos de resolução de problemas; etc.) que permitam o domínio das competências acima assinaladas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Pretende-se com as metodologias de ensino o desenvolvimento das competências e atingir os objetivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular. A matéria de filosofias e modelos de investimento é objeto de componente expositiva do docente nas aulas, mas também é trabalhada através da análise de exemplos que solicitam as competências de reflexão e análise por parte dos alunos. A aprendizagem de modelos de avaliação de ativos é feita através de resolução de exercícios e estudos de casos. Estes métodos fazem uso de capacidades analíticas e de execução. A resolução de exercícios visa estimular a capacidade de análise e posterior execução. Os trabalhos de grupo permitem promover a interação entre alunos, por forma a estimular a reflexão coletiva e a partilha de opiniões. Os elementos de avaliação estão alinhados com os objetivos do curso e incidem quer na aquisição de conhecimentos teóricos quer nas competências de índole prática.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Danthine, J-P and J. Donaldson, 2005, Intermediate Financial Theory, 2nd edition, Elsevier Academic Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16