Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há
Objetivos Gerais / Objectives
Dotar os alunos dos conhecimentos base da gestão e da negociação com stakeholders.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender os conceitos de stakeholders, negociação e gestão de conflitos no contexto organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos negociais; 3. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 4. Saber gerir negociações com stakeholders numa perspetiva win-win
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Stakeholders, Negociação e gestão de conflitos: principais conceitos e questões 2. Elementos chave de uma negociação 3. Abordagem Estratégica para a gestão e negociação de stakeholders 4. Principais passos Negociais win-win.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 - 1 OA 2 - 2 OA 3 - 3 e 4 OA4 - 3 e 4
Avaliação / Assessment
Na Época Normal, os alunos que optem pela avaliação contínua, terão de ter uma assiduidade mínima de 80% das aulas e serão avaliados do seguinte modo: a) Participação individual nas aulas (assiduidade e participação nos exercícios e debates) - 10% (com nota mínima de 9.5 valores) b) trabalhos de grupo - 40% (com nota mínima de 9.5 valores) c) Um teste - 50% (com nota mínima de 8.5 valores) Obterão aprovação na UC os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores. O exame final representará 100% da nota final (com nota mínima de 9.5 valores para aprovação)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2. a OA4. 3. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Materiais a distribuir / Class materials - Falcão, P. F. (2018). Todos podemos negociar bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso (3ª edição). Texto Editores - Lewicki, Saunders & Barry (2020). Essentials of Negotiation (7th Ed). McGraw-Hill
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Thompson, L. (2020). The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition (7th Ed).. Pearson - Caputo, A., Borbély, A., & Dabic, M. (2019). Building theory on the negotiation capability of the firm: evidence from Ryanair. Journal of Knowledge Management.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16