Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há
Objetivos Gerais / Objectives
Dotar os alunos dos conhecimentos base da gestão e da negociação com stakeholders.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de 1. Compreender os conceitos de stakeholders, negociação e gestão de conflitos no contexto organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos negociais; 3. Compreender o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 4. Planear as fases de uma negociação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Stakeholders, Negociação e gestão de conflitos: principais conceitos e questões 2. Elementos chave de uma negociação 3. Abordagem Estratégica para a gestão e negociação de stakeholders 4. Principais passos Negociais win-win.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita. O CP 1 (Principais conceitos e elementos de stakeholders, Negociação e gestão de conflitos) está associado ao objetivo OA1 de aprendizagem que refere a compreensão desses conceitos e elementos-chave de uma negociação. O CP 2 (Elementos chave de uma negociação) está associado ao objetivo OA2 de aprendizagem que refere a compreensão desses elementos-chave de uma negociação. O CP3 (Planear as fases de uma negociação) está associado ao OA3 que refere que os alunos devem Compreender o dilema de conquista de valor versus criação de valor; O CP4 (Principais passos Negociais win-win) está associado ao OA4 de Planear as fases de uma negociação
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: 50% Trabalho de Grupo + 40% Teste + 10% Participação individual nas Aulas (assiduidade e realização de exercícios nas aulas). Para obtenção de aprovação final em avaliação ao longo do semestre, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação por exame: Teste - 100% .
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e aprendizagem foram definidas tendo em conta as características e especificidades da UC (nomeadamente, a natureza aplicada e comportamental da UC e as 36h00 horas de contacto), sendo usadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência, no início de cada conteúdo programático novo 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação, a seguir à exposição 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, incluindo leitura de documentação e materiais de estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objectivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2, OA3 e OA4. 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. O ODS 17 está associado à UC pois esta contribui para a negociação de parcerias Não é permitida a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na produção de conteúdos (como o ChatGPT), exceto se o docente o autorizar excecionalmente
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Lewicki, R. J., Barry, B., & Saunders, D. M. (2020). Essentials of negotiation. McGraw-Hill Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Falcão, P. F. (2018). Todos Podemos Negociar Bem!. Leya. - Brett, J., & Thompson, L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 136, 68-79. - Ury, W. (2015). Getting to yes with yourself: How to get what you truly want. Harper One - Thompson, L. L. (2021). The mind and heart of the negotiator (Global Edition). Pearson. - Caputo, A., Borbély, A., & Dabic, M. (2018a). Building theory on the negotiation capability of the firm: Evidence from Ryanair. Journal of Knowledge Management, 23(2), 240–262
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-18