Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M0633
Acrónimo :
M0633
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.5h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.5h/sem
Trabalho Autónomo :
59.5
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender os conceitos de stakeholders, negociação e gestão de conflitos no contexto organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos negociais; 3. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 4. Saber gerir negociações com stakeholders numa perspetiva win-win

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Dotar os alunos dos conhecimentos base da gestão e da negociação com stakeholders.

Programa / Syllabus


1. Stakeholders, Negociação e gestão de conflitos: principais conceitos e questões 2. Elementos chave de uma negociação 3. Abordagem Estratégica para a gestão e negociação de stakeholders 4. Principais passos Negociais win-win.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 - 1 OA 2 - 2 OA 3 - 3 e 4 OA4 - 3 e 4

Avaliação / Assessment


Na Época Normal, os alunos que optem pela avaliação contínua, terão de ter uma assiduidade mínima de 80% das aulas e serão avaliados do seguinte modo: a) Participação individual nas aulas (assiduidade e participação nos exercícios e debates) - 10% (com nota mínima de 9.5 valores) b) trabalhos de grupo - 40% (com nota mínima de 9.5 valores) c) Um teste - 50% (com nota mínima de 8.5 valores) Obterão aprovação na UC os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores. O exame final representará 100% da nota final (com nota mínima de 9.5 valores para aprovação)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2. a OA4. 3. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Materiais a distribuir / Class materials - Falcão, P. F. (2018). Todos podemos negociar bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso (3ª edição). Texto Editores - Lewicki, Saunders & Barry (2020). Essentials of Negotiation (7th Ed). McGraw-Hill

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Thompson, L. (2020). The Mind and Heart of the Negotiator, Global Edition (7th Ed).. Pearson - Caputo, A., Borbély, A., & Dabic, M. (2019). Building theory on the negotiation capability of the firm: evidence from Ryanair. Journal of Knowledge Management.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16