Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M0653
Acrónimo :
M0653
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os participantes às noções fundamentais do pensamento da qualidade e tem como objetivo principal a discussão e interpretação das bases teóricas dos fundadores da teoria de gestão da qualidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar e discutir o papel estratégico da qualidade na competitividade das empresas; OA2. Entender e discutir as principais correntes do movimento da qualidade; OA3. Conhecer e aplicar as ferramentas da qualidade em ambiente organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Noções gerais da Qualidade e da Gestão Total da Qualidade CP2. Os principais autores do movimento da Qualidade CP3. Ferramentas da Qualidade CP4. Qualidade nos Serviços CP5. Sistemas de Gestão da Qualidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 -> AO 1 CP2 -> OA 2 CP3 -> OA 2 CP4 -> OA 3 CP5 -> AO 3

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua inclui a realização de: a) Teste com ponderação de 70%. (OA 1, 2, 3). b) Trabalho de grupo com ponderação de 30%. (OA 1, 2, 3). A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas. Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 8,5 valores no teste individual e 10 valores no trabalho serão remetidos para exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm um carácter teórico-prático. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise de artigos científicos. ME3. Ativas, com realização de trabalho de grupo ME4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2, 3; ME2 -> OA 1, 2, 3; ME3 -> OA 1, 2, 3; ME4 -> OA 1, 2, 3.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Foster, S. (2013) Managing Quality: Integrating the Supply Chain 5th Edition, Pearson Pires, A. (2012) Sistemas de Gestão da Qualidade, Ed. Sílabo António, N, A. Teixeira e A. Rosa (2016). Gestão da Qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM, Ed. Sílabo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Imai, M. (2012) Gemba Kaizen, McGraw-Hill Zeithamal, V., A. Parasuraman & L. Berry (1990) Delivering Quality Service, Free Press Deming, E. (1986) Out of crisis, Cambridge University Press

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-17