Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M0751
Acrónimo :
M0751
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo geral desta UC é o de discutir algumas das principais questões que na actualidade se colocam ao pensamento histórico e à prática da História sobre as sociedades africanas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC tem três objectivos de aprendizagem (OA) fundamentais: OA1. construir uma perspectiva não eurocêntrica e africanizada dos objectos e das problemáticas OA2. compreender as necessidades e os desafios actuais da historiografia da História de África e do pensar historicamente sobre o passado africano, através de uma reflexão sobre o alargamento dos horizontes teóricos deste campo de estudo, recorrendo aos aparelhos conceptuais indispensáveis. OA3. Conhecer temas e métodos actuais da História de África

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Espaços e tempos dos mundos africanos: representações historiográficas …— Singularidades e diversidade na História de África; potencialidades e limites do comparativismo. A redefinição de regiões face à história digital. O presentismo e a necessidade da história “antiga” para a compreensão dos desafios africanos recentes. 2. As contradições da História de África enquanto disciplina na encruzilhada da interdisciplinaridade e face aos desafios dos estudos globais — A desconstrução dos conceitos herdados da antropologia colonial: identidades “étnicas” — um objecto na longa duração? Pensar para além das dicotomias: a perspectiva da complexidade dos processos; pensar a conexão para além da globalização. 3. Temas e metodologias candentes — A complementaridade entre as diferentes fontes disponíveis: as perspectivas e debates sobre as fontes orais e sobre o arquivo colonial. História das mulheres; história ambiental e império, história do desporto e do lazer.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todos os Conteúdos Programáticos (CP) 1 a 3 contribuem, progressivamente, para cumprir o OA1. Os CP1 e CP2 são complementares para atingir o OA2: O CP2 contextualiza criticamente as perpectivas historiográficas do campo de estudos; o CP2 salienta vertentes fundamentais de renovação da História de África. O CP3 assegura o cumprimento do OA3. A articulação entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os CP pode ser esquematizada desta forma: OA1. - CP1 a CP3 OA2 .- CP1 e CP2 OA3. - CP3

Avaliação / Assessment


.Avaliação contínua A avaliação consiste na média ponderada: a)Presença e participação activa nas aulas (mínimo de presença em 70% das aulas presenciais ou por videoconferência, esta em causas particulares devidamente autorizados)-30% b)Ensaio(5000 e 5500 palavras):70% Os ensaios poderão ser em português, inglês, francês ou espanhol entregues na data acordada na reunião do Conselho de Ano do 1º semestre (1ª).Os ensaios não contam para alunos que se submetam a exame final. 2.Exame final para alunos que não estão em avaliação contínua

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino privilegia a apresentação e discussão pelos alunos (com activa interlocução com o docente) dos textos previamente distribuídos, bem como a participação activa e permanente de toda a turma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A discussão resultante de uma reflexão prévia individual e de grupo parece ser um método adequado para que os alunos obtenham uma formação crítica e conceptualizada, na problemática e métodos da História de África; as exposições abertas ao debate são uma forma de articular essa reflexão com a construção do conhecimento, de que a elaboração de um trabalho é uma expressão mais aprofundada

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


AWENENGO, Séverine, BARTHÉLÉMY, Pascale e TSHIMANGA, Charles (eds.), Écrire l'Histoire de l'Afrique Autrement? Paris, L'Harmattan, 2004. FAUVELLE, François-Xavier (dir.), L?Afrique Ancienne. De l?Acacus au Zimbabwe : 20000 avant notre ère?XVIIe siècle, Paris, Éditions Belin/Humensis, 2018. FAUVELLE, François-Xavier e SURUN, Isabelle (dir.), Atlas Histórico de África ? Da Pré-História aos Nossos Dias, Lisboa, Guerra & Paz, 2020 (ed. original francesa, 2019) GREEN, Toby e ROSSI, Benedetta (eds.), Landscapes, Sources and Intellectual Projects of the West African Past. Essays in Honour of Paulo Fernando de Moraes Farias, Leiden/Boston, Brill, 2018. SPEAR, Thomas (ed.), Oxford Research Encyc. of African Hist., Oxford University Press, [em permanente actualização], https://oxfordre.com/africanhistory, acedido em 15 de Setembro de 2021 CANDIDO, Mariana e JONES, Adam (eds), African Women in the Atlantic World: Property, Vulnerability & Mobility, 1660–1880, 2019, CANDIDO, Mariana e JONES, Adam (eds.), African Women in the Atlantic World: Property, Vulnerability & Mobility, 1660–1880, London, James Currey, 2019.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


PHILIPS, John Edward (ed.), Writing African History, Rochester, N.Y., University of Rochester Press, 2005. AMSELLE, Jean-Loup, Mestizo Logics. Anthropology of Identity in Africa and Elsewhere, Standford, Standford University Press, 1998 AMSELLE, Jean-Loup e M?BOKOLO, Elikia (orgs.), No Centro da Etnia : Etnias, Tribalismo e Estado na África, Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2017 [ed. original francesa, Au Coeur de l'Ethnie. Ethnies, Tribalisme et État en Afrique, 2ª ed., Paris, Éditions La Découverte/Poche, 1999] [edição angolana, Pelos Meandros da Etnia?, Luanda, Ed. Mulemba, 2014 AUSTIN, Gareth, « Reciprocal comparison and African History : tackling conceptual eurocentrism in the study of Africa?s economic past », African Studies Review, 50 (3), 2007, pp. 1-28. AUSTIN, Gareth, « Resources techniques and strategies south of the Sahara : revisings the factors endowment perspective on African economic development, 1500-2000 », Economic History Review, 61 (3), 2008, pp. 587-624. BAH, Thierno Moctar, Historiographie Africaine. Afrique de l?Ouest. Afrique Centrale, Dakar, CODESRIA, 2015. BRIZUELA-GARCIA, Esperanza e GETZ, Trevor R., African Histories: New Sources and New Techniques for Studying African Pasts, Boston [etc.], Pearson, 2012. CASTRIYCK, Geert, STRICKRODT, Silke e WERTHMANN, Katia (eds.), Sources and Methods for African History and Culture. Essays in Honour of Adam Jones, Leipzig, Leipziger Universitätsverlag, 2016. CHOUIN, Gérard, ?Seen, Said or Deduced? Travel Accounts, Historical criticism, and Discourse Theory: Towards an ?Archeology? of Dialogue in Seventeenth-Century Guinea?, History in Africa, 28, 2001, pp. 53-70. CHRÉTIEN, Jean-Pierre, ?Combats pour l?Histoire de l?Afrique?, Afrique & Histoire. Revue Internationale, nº 7, mai 2009, pp. 9-11 COOPER, Frederick, Africa since 1940: the past of the present, Cambridge : University Press, 2006 [1ª ed. 2002]. COOPER, Frederik, Colonialism in question: theory, knowledge, history, Berkeley, University of California Press, 2005. COOPER, Frederick, ?What Is the Concept of Globalization Good for? An African Historian's Perspective?, African Affairs, 100 (399), Apr. 2001, pp. 189-213 DIAS, Jill R. Dias e SILVA, Rosa Cruz e (eds.), Construindo o Passado Angolano. As Fontes e a sua Interpretação. Actas do II Seminário Internacional sobre a História de Angola, Lisboa, Com. Nac. para as Comemorações dos Descobrimentos Port., 2000. DIAWARA, Mamadou, LATEGAN, Bernard, RÜSEN, Jörn (eds.), Historical memory in Africa: dealing with the past, reaching for the future in an intercultural context, New York, Berghahn Books, [2010]. European Sources for Sub-Saharan Africa before 1900: use and abuse, ed. by Adam Jones and Beatrix Heintze, Paideuma, [Wiesbaden],33, 1987. FALOLA, Toyin e JENNINGS, Christian, eds., Sources and Methods in African History: Spoken, Written, Unearthed, N.Y., University of Rochester Press, 2004. FARDON, Richard, ?Destins croisés: histoires des identités ethniques et nationales en Afrique de l?Ouest?, Politique Africaine, 61, Mars 1996, pp. 75-97, disponível em : http://www.politique-africaine.com/numeros/pdf/061075.pdf, acedido em 30 de Agosto de 2019 FARIAS, Paulo Fernando de Moraes, ?Afrocentrismo: entre uma narrativa história universalista e o relativismo cultural?, Afro-Ásia, 29/30, 2003, pp. 317-343. FERREIRA, Marieta de Moraes, AMADO, Janaína (orgs.), Usos & Abusos da História Oral, 4ª ed., Fundação Getúlio Vargas Editora, 2001. GAYIBOR, Théodore Nicoué, JUHÉ-BEAULATON, Dominique, GOMGNIMBOU, Moustapha (dir.), L?Écriture de l?Histoire en Afrique. L?Oralité Toujours en Question, Paris, Éditions Karthala, 2013.. HIRSCH, Bertrand, ?Pour une nouvelle histoire des mondes africains avant le XIXe siècle?, Afriques: Débats, Méthodes et Terrains d?Histoire, Centre d?Études des Mondes Africains (CEMAf), nº 1, 2010. History in Africa. A Journal of Method. Special 40th Anniversary Issue, 2014. HORTA, José da Silva, "?Nações?, marcadores identitários e complexidades da representação étnica nas escritas portuguesas de viagem: Guiné do Cabo Verde (séculos XVI e XVII)?, Varia Historia, revista do Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, vol. 29, nº 51, Set./Dez. 2013, pp. 649-675. HORTA, José da Silva e Carlos ALMEIDA, ?Historicity: The Primacy of Contexts, Connections, and Networks -The Case of the International Project ?African Ivories in the Atlantic World??, FENDLER, Ute, LÖHR, Doris (eds.): African Studies Centres Around the World ? A Network-Based Inventory. (Proceedings of an International Workshop held at the Institute of African Studies, University of Bayreuth, December 2017), Mu?nchen: AVM.edition, 2022, pp. 161-179. HORTA, José da Silva e MARK, Peter, ?A ?Racial? Approach to the History of Early Afro-Portuguese Relationships? The Case of Senegambia and Cabo Verde in the Late Sixteenth and Early Seventeenth Centuries?, Sina Rauschenbach e Jonathan Schorsch (eds.), The Sephardic Atlantic: Colonial Histories and Postcolonial Perspectives, New York, Palgrave Macmillan, copyright 2018, pp. 57-84. INSTITUTO PORTUGUÊS DE ARQUIVOS, Guia de Fontes Portuguesas para a História de África, 3 vols., Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses/Fundação Oriente/Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991-2000. JACOBS, Nancy e PEÑATE, Rolando, An Animated Atlas of African History, 1879-2002, Brown University, disponível em: http://www.brown.edu/Research/AAAH/map.htm, acedido em 18 de Setembro de 2019 [o Adobe Flash Player já não é suportado para abrir esta aplicação] JANSEN, Jan, « Masking Sunjata : A Hermeneutical Critique », History in Africa, vol. 27, 2000, pp. 131-141. JANSEN, Jan, « The Next Generation: Young Griots? Quest for Authority?, Landscapes, Sources and Intellectual Projects of the West African Past. Essays in Honour of Paulo Fernando de Moraes Farias, Leiden/Boston, Brill, 2018, pp. 297-311. JERVEN, Morten, Africa: Why Economists get it wrong, London, Zed Books in association with [the] International African Institute, Royal African Society, World Peace Foudation, 2015. JONES, Adam, ?The Dark Continent: A Preliminary Study of the Geographical Coverage in European Sources, 1400-1880?, Paideuma, vol. 33, 1987, pp. 19-26. LOVEJOY, Henry B., Paul E. LOVEJOY, Walter HAWTHORNE, Edward A. ALPERS, Mariana CANDIDO, Matthew S. HOPPER, Ghislaine LYDON, Colleen E. KRIGER e John THORNTON, ?Defining Regions of Pre-Colonial Africa: A Controlled Vocabulary for Linking Open-Source Data in Digital History Projects?, History in Africa, 00, 2021, pp. 1-26. M?BOKOLO, Elikia, África Negra. História e Civilizações, tomo I: Até ao Século XVIII, Lisboa, Editora Vulgata, 2003; tomo II: Do Século XIX aos Nossos Dias, Edições Colibri, 2007 [ed. francesa, 1995; tomo II, ed. revista]. MACGAFFEY, Wyatt, ?Changing Representations in Central African History?, Journal of African History, vo. 48, 2005, pp. 189-207. MARK, Peter e HORTA, José da Silva, The Forgotten Diaspora: Jewish Communities in West Africa and the Making of the Atlantic World, Cambridge [etc.], Cambridge University Press, 2011 [ed. paperback 2013]. MARK, Peter, ?Portuguese? Style and Luso-African Identity: Precolonial Senegambia, Sixteenth-Nineteenth Centuries, Bloomington & Indianapolis, 2002. MBEMBE, Achille, ?African Modes of Self-Writing?, Identity, Culture and Politics, 2 (1), Jan. 2001, pp. 1-39. MILLER, Joseph C. et al., ?Africa and World History: a Forum?, Historically Speaking, vol. VI, nº 2, Nov.-Dez. 2004, pp. 7-30. MILLER, Joseph (ed.), The African Past Speaks: Essays on Oral Tradition and History, Dawson and Sons and Archon Books, 1980. MILLER, Joseph C., ?Presidential Address : History and Africa/Africa and History?,The Americal Historical Review, vol. 104, number 1, February 1999, pp. 1-32. MUDIMBE, V. Y., The Invention of Africa: Gnosis, Philosophy, and the Order of Knowledge, London, James Currey, 1988. [Trad. port.: A Invenção de África. Gnose, Filosofia e a Ordem do Conhecimento, Luanda, Edições Mulemba, Mangualde, Edições Pedago, 2013]. NEWBURY, David, ?Contradictions at the heart of the Canon: Jan Vansina and the Debate over Oral Historiography in Africa, 1960-1985, History in Africa, 34, Jan. 2007, pp. 213-254. PHILIPS, John Edward (ed.), Writing African History, Rochester, N.Y., University of Rochester Press, 2005. REID, Richard, "Past and Presentism: the "Precolonial" and the Foreshortening of African History", Journal of African History, 52 (2), Jul. 2011, pp. 135-155. ROUFE, Gai e MILLER, ?African Voices Echoing in European Texts: The Muffled Meanings of the Madzimbabwe of the Mocaranga between the Sixteenth and the Nineteenth Centuries?, History in Africa, 47, 2020, pp. 5-36. SPEAR, Thomas, ?Neo-Traditionalism and the Limits of Invention in British Colonial Africa?, The Journal of African History, vol. 44, nº. 1, 2003, pp. 3-27. SPIES, Eva e SEESEMANN, Rüdiger, ?Pluralicity and Relationality: New Directions in African Studies?, Africa Today, 63 (2), 2016, pp. 132-139. VANSINA, Jan, How Societies are Born. Governance in West Central Africa before 1600, Charlottesville/London, University of Virginia Press, 2004. VANSINA, Jan, Oral Tradition as History, Madison, James Currey Ltd., 1985. WHITE, Luise, MIESCHER, Stephan F. e COHEN, David William, eds., African Words, African Voices. Critical Practices in Oral History, Bloomington e Indianapolis, Indiana University Press, 2001. WRIGHT, Donald R., ?What do You Mean There Were No Tribes in Africa?: Thoughts on Boundaries and Related Matters in Precolonial Africa?, History in Africa, 26, 1999, pp. 409-426.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16